segunda-feira, março 02, 2015

Conservadorismo Socialista

O PS de Guimarães é a força politica mais conservadores do quadro politico municipal e aquela que por razões que só os próprios compreenderão (embora não sejam particularmente difíceis de imaginar...) mais resiste à inovação e à mudança.
Caso exemplar disso é a força como os conservadores/socialistas vimaranenses vem impedindo, fruto da maioria que lá detém, que as sessões da Assembleia Municipal sejam transmitidas em directo na Internet (via You Tube) para que cada cidadão possa tranquilamente em sua casa acompanhar as sessões do "seu" parlamento municipal.
Quando o PSD fez a proposta(numa assembleia municipal meses atrás), votada favoravelmente por todos os outros partidos, o PS votou contra com o argumento nada democrático,diga-se de passagem, que se opunham porque não tinham sido consultados previamente sobre o assunto!
Um conceito de democracia tutelada importado da Venezuela dos amigos Chavez e Maduro que também gostavam( e gostam) de ter a oposição debaixo de olho.
Na penúltima sessão da Assembleia Municipal o PSD voltou à carga com a mesmíssima proposta e o PS voltou a chumbá-la com o mesmíssimo argumento.
Não tinham sido consultados previamente!
Na passada sexta feira, e porque ao PSD importa mais que os vimaranenses tenham acesso ás transmissões da sua Assembleia do que a "paternidade" da proposta, voltou o grupo parlamentar da coligação "Juntos por Guimarães" (PSD+CDS+MPT) a apresentar uma moção sobre o assunto.
Só que desta vez em termos diferentes.
Propondo que fosse criada uma comissão com membros de todos os partidos representados na Assembleia Municipal (PSD,CDS,MPT,PS,PCP,Verdes e Bloco de Esquerda) para debaterem o assunto em todas as suas vertentes.
Em suma o tal diálogo prévio em cuja ausência o PS se baseava para impedir a alteração regimental que permitisse a transmissão das sessões.
Pois querem saber como votou o PS esta proposta que vinha ao encontro do que exigiam?
Votou contra!
Sem diálogo prévio votavam contra.
Com diálogo prévio...continuam a votar contra!
Com a diferença de desta vez nem o voto terem justificado.
O que até se compreende pela dificuldade de justificarem o injustificável.
Tive oportunidade de dizer na Assembleia, ao fazer a declaração de voto em nome do PSD, que em Guimarães (e noutros lados...) a "coerência" do PS deixa qualquer um com os olhos em bico!
Uma coisa é certa e já não é remediável para os conservadores/socialistas de Guimarães.
Ficou provado que não querem que os vimaranenses possam seguir as sessões da Assembleia Municipal através da internet.
As razões sabe-las-ão eles.
O PSD, porque não tem receio do escrutínio dos vimaranenses e faz absoluta questão em ser avaliado pela forma como os seus eleitos cumprem os mandatos de que foram investidos, continuará a lutar pela transmissão das sessões da Assembleia Municipal.
Em 2017 certamente que os eleitores saberão avaliar a diferença de atitudes.
Depois Falamos.

P.S Cabe aqui recordar para acentuar o conservadorismo dos socialistas de Guimarães que outros municípios socialistas do distrito,como Barcelos e Cabeceiras de Basto, já permitem aos seus munícipes aquilo que o PS de Guimarães recusa aos vimaranenses.

2 comentários:

cards disse...

caro Luis Cirilo,

Realmente a posição do PS vimaranense é má. Como sabe sou de Vila real e moro em Setúbal e rara é a assembleia de vila que real que eu não assisto pela net.

Estamos no sec XXI

luis cirilo disse...

Caro cards:
Obrigado pelo testemunho.
Que acrescenta razão à razão que o PSD de Guimarães já tem.
E curiosamente Vila Real também é um município liderado pelo PS