sexta-feira, dezembro 26, 2014

Sugestão de Leitura

Aproveitei o dia de Natal para ler tranquilamente este livro de Rui Vitória.
Que como se sabe tem como actividade profissional o ser treinador de futebol mas revela neste livro talento para a escrita pelo que nem me admirará que no futuro volte a escrever sobre temas desportivos ou de outro género.
É um livro interessante, bem escrito, numa linguagem acessiva e escorreita no qual o autor adapta alguns dos princípios da "Arte daGuerra" de Sun Tzu à profissão de treinador e à preparação de uma equipa em todas as vertentes que isso implica.
Que são muitas, e muito mais complexas, do que ás vezes se pensa.
A escolha dos jogadores, a importância de uma equipa técnica coesa (os seus "oficiais" chama-lhes RV), a análise dos adversários, a envolvência do clube desde os adeptos ao meio em que está inserido, as conferências de imprensa, a arte de "enganar" o colega que treina a equipa adversária, a importância dos líderes de balneário, os sistemas tácticos, a formação da equipa e a importância da pré temporada na sua coesão, o valor dos dados estatísticos, as mensagens que são importantes passar no curto intervalo dos jogos, enfim todo uma gama de ideias e conceitos que tornam a leitura fascinante para quem gosta do futebol para lá dos 90 minutos de cada jogo.
Muito gira também a forma como Rui Vitória explica a preparação, com detalhes curiosos, da final do Jamor em que o Vitória começou a ganhar o jogo no timing da chegada ao estádio.
Li, gostei imenso, recomendo vivamente.
Depois Falamos. 

2 comentários:

luso disse...

se calhar falou de mais, o homem...

luis cirilo disse...

Caro luso:
Acho que abriu o "jogo" até onde lhe foi possível e conveniente. E há coisas que disse que são feitas mas não como são feitas.