terça-feira, dezembro 09, 2014

Racismo Não !

A luta contra o racismo deve ser uma causa de todos.
Porque o racismo fere a dignidade da pessoa e deixa vir ao de cima o que há de pior em termos de baixos instintos de quem o perfilha.
O futebol, dada a sua exposição mediática e a participação multiracial de que se reveste, tem sido nos últimos anos um veiculo privilegiado (dispensável privilégio...) de afirmação dos racistas e daqueles que usam o racismo como forma de afirmação pessoal ou politica,
Muitas das vezes por razões que nada tem a ver com o futebol.
Por isso, e muito bem, a UEFA e a FIFA tem nos ultimos anos  desenvolvido campanhas firmes contra o racismo a parte de severos castigos para aqueles que o utilizam como forma de expressão sejam jogadores, treinadores ou adeptos sendo que neste ultimo caso são os clubes e federações a serem punidos pelos desmandos dos seus teóricos apoiantes.
É assim que tem sido e é assim que deverá continuar a ser.
Em Portugal, talvez pela nossa tradição multisecular de integração de raças, o racismo no futebol nunca teve qualquer expressão nem se assumiu como fenómeno minimamente preocupante especialmente se comparado com o que sucede noutros paises.
Acontece que o que se passa lá fora é muito copiado cá dentro (e então se forem hábitos e práticas reprováveis tem sucesso garantido)e por isso nos ultimos anos o outrora menos que residual fenomeno do racismo começou a ganhar uma indesejável dimensão.
Quer nos cânticos dos adeptos quer em atitudes entre jogadores.
E a este reprovável fenómeno não escapa quase nenhum clube.
Recentemente, por causa de cânticos racistas da sua diminuta claque, o Nacional da Madeira foi castigado com a realização de um jogo à porta fechada pelo que é previsivel que clubes com muito mais adeptos venham a sofrer idênticos castigos se a Justiça desportiva for igual para todos nesta grave questão e não distinguir entre filhos e enteados como faz em questões de menor relevância.
E é preciso que se diga com clareza que nesse aspecto também há adeptos do Vitória que tem de mudar de comportamentos quanto aos jogadores adversários.
Mas este texto de hoje tem a ver com casos concretos acontecidos no passado fim de semana.
Em que jogadores do Vitória foram alvo de insultos racistas por parte de companheiros de profissão e de cânticos racistas por parte de alguns adeptos do Braga.
Audiveis e visiveis no estádio e na televisão.
E isso não pode passar em claro. 
Porque é muito mais grave do que as afirmações imbecis de um malcriado que não irá longe na profissão treinador e condutor de homens.
E por isso entendo que o Vitória devia apresentar uma queixa ás mais altas instâncias do futebol (FPF e LPFP) e ao Conselho Nacional contra a Violência no Desporto juntando provas documentais dessas agressões racistas contra os seus jogadores.
É o minimo que pode fazer na defesa da dignidade dos seus profissionais e na assumpção de uma luta contra o racismo que é obrigação de todos.
Depois Falamos.

P.S. Devo dizer com igual clareza que o papel dos dirigentes do Vitória (na minha concepção do que é ser dirigente do Vitória) não é responderem a afirmações de funcionários do adversário.
Dirigentes respondem a dirigentes e funcionários a funcionários.
Preferia ouvi-los falar dos prejuízos que as arbitragens nos causam, de questões graves como esta do racismo  ou da dualidade de critérios dos orgãos disciplinares do futebol sempre em nosso desfavor.
Porque aí sim é que os interesses do Vitória são claramente posto em causa.
O resto são "fait divers" que apenas servem para entreter.
E distrair....

6 comentários:

Francisco Guimarães disse...

Não me parece que a direcção do Clube e SAD Vitoriana vai fazer alguma coisa quanto a esta questão, muito menos agora que andam "de bem" com os vizinhos.
No entanto acho que bastará um dos jogadores visados falar no assunto para os jornais (como o fazem jogadores de outras ligas quando se sentem atingidos) para a UEFA arrebitar a orelha e perguntar para o lado de cá o que se passou.

luis cirilo disse...

Caro Francisco:
Quanto á SAD estamos de acordo.
Quanto aos jornais o "Público" referiu na crónica do jogo a questão dos cânticos racistas. Por isso ninguém pode alegar desconhecimento do assunto

Anónimo disse...

Sr. Luis Cirilo,

sou leitor do seu blog por diversos motivos, desde as suas opiniões políticas, passando pelas suas sugestões de livros bem como pelas imagens que por vezes coloca de bom gosto, e como é óbvio, também pelos seus comentários desportivos, sendo eu um sócio ferrenho do S.C. Braga, gosto de ler as suas crónicas, os seus comentários, e esta não é a primeira vez que coloco um comentário, já o fiz em alguns posts, nomeadamente naquele em que fez referências menos elegantes aos atletas juniores do S.C. Braga que se sagraram campeões nacionais, fazendo afirmações como esta: "O campeão, Sporting CB, teve ao longo da época DOZE jogadores estrangeiros no plantel alguns dos quais(africanos como é infelizmente habitual nalgumas paragens que não em Guimarães) com ar muito...maduro."

Estou totalmente de acordo que todas as posturas racistas devem ser eliminadas dos estádios de futebol, bem como da nossa sociedade, tal como dos discursos, de todo o tipo, que podem influenciar massas da sociedade, para atitudes menos correctas em relação ao racismo, ou outro tipo de actividade discriminatória e violenta.

Estive no estádio no passado Domingo a assistir ao jogo entre o Braga e o Vitória, tal como assisto a todos os jogos em casa, como, em alguns casos, em estádios de equipas adversárias, e não podemos confundir a árvore com a floresta, os adeptos do Braga não têm posturas nem comportamentos racistas, até porque isso seria totalmente descabido visto que temos no nosso plantel elementos de diversas origens, incluindo de origem africana, e como tal são tão, ou mais acarinhados, apreciados e valorizados do que qualquer outro elemento do plantel, sem nenhuma diferenciação. Se existem algumas árvores com comportamentos menos próprios, estas existem em todas as florestas e devem ser corrigidas, na "sua" floresta ainda há relativamente pouco tempo existiram casos de violência extrema, e apenas porque alguém vestia uma camisola de um clube visitante, da parte do Sr. Luis Cirilo, os únicos comentários que fez foi apenas em resposta a comentários colocados por leitores, e isso, não é a postura correcta de quem tem alguma influência sobre a sociedade Vitoriana, não é a não falar dos factos que os alteramos, com isso talvez consiga conquistar uma parte dos Vitorianos, mas não a maioria, pois, como já referi em comentários anteriores, tenho muitos amigos Vitorianos, e a todos eles reconheço muitas caracteristicas, mas uma das mais importantes, é a inteligência.

Relativamente a atletas do S.C. Braga terem tido atitudes e comportamentos racistas, é outro aspecto que não me parece muito razoável, se existiram, devem ser punidos, no entanto não julgo que tenha sido possível, como referi temos no nosso plantel Homens de diversas origens, e como tal, seria incompreensível que tais comportamentos fossem possíveis e permitidos no seio da equipa, já para não referir que a instituição S.C. Braga lhes merece todo o respeito para que este tipo de atitudes menos correctas possam ocorrer.

Resumindo, e tal como Barack Obama referiu há uns dias, o racismo existe e tem que ser eliminado progressivamente, infelizmente não é algo que se possa eliminar com um simples desligar de um botão, e para que isso aconteça, a sociedade tem que estar preparada, da melhor forma possível, para corrigir este tipo de comportamentos, mas não é com discursos parciais, clubisticos ou de outra génese que isso se irá conseguir, muito menos vindo de alguém com relevância na sociedade Vitoriana, como o Sr. Luis Cirilo, que apenas referiu que alguns adeptos do Vitória também tem comportamentos menos próprios, mas apenas o fez agora como nota de introdução ao seu objectivo principal e tenho a certeza que não é de agora que essas árvores existentes na sua floresta têm comportamentos menos próprios.

O racismo deve ser punido seja qual for a sua origem.

António R.C.

Luis Costa disse...

Caro Cirilio

Todos sabemos que a direçao não vai fazer nada, nem dizer nada quer relativamente às arbitragens, ao racismo ou a outro assunto qualquer. Defender publicamente o nosso clube, os nossos adeptos, ou mesmo os nossos atletas nunca vai acontecer.
Só tivemos voz (se é que se pode chamar isso) quando cheirou a tacho na presidencia da LC para o nosso presidente da SAD.

Já agora, e uma vez que o clube não vai fazer nada, não pode um cidadão denunciar estes casos à LC, FPF, UEFA e FIFA ?

luis cirilo disse...

Caro António R.C.
Agradeço o seu comentário que acrescenta valor ao que escrevi e propicia uma boa troca de ideias.
Quanto ao racismo repito que o condeno de forma absolutamente veemente. Os comentários que fiz quanto aos juniores do SCB , num post anterior, tinham apenas a ver com as idades reais e não com a cor da pele como é óbvio. Não é fenómeno recente este de aparecerem nas camadas de formação dos principais clubes( e dos outros também) jovens africanos que tem uma idade superior á que que consta dos seus documentos de identificação. Alguns até brilham nesses escalões mas quando chegam a seniores desaparecem por razões óbvias.
Quanto a incidentes e manifestações racistas tenho escrito frequentemente neste blogue,e noutros espaços,que não há bandidos bons(os nossos) e bandidos maus(os outros)porque bandidos são bandidos e nada mais.
E sei bem que em todas as massas associativas existem pessoas que andam lá a mais. Porque da sua acção apenas resultam prejuízos para os clubes e incómodos para os restantes adeptos.
Duas notas:
A primeira para lhe asseverar que nas imagens de televisão são perfeitamente audiveis os cânticos racistas dos adeptos e os insultos dos jogadores do Braga para os seus colegas do Vitória.
A outra para lhe dizer que não podemos acreditar em tudo que a CS, especialmente a lisboeta, diz. HOuve incidentes no final do jogo entre Vitória e Sporting do qual resultaram dois feridos fruto de actos que tem de ser condenados sem reservas. Mas importa esclarecer que a história é diferente daquilo que televisões e jornais de Lisboa quiseram mostrar. E os dois esfaqueados,inocentes em tudo o que aconteceu, acabaram por ser a vítima de fenómenos de violência iniciados por adeptos do SCP não identificados com adereços do clube.
Os tristemente célebres "Casuals". Que escolheram mal o sitio e as pessoas com quem se foram meter.

luis cirilo disse...

Caro Luis Costa.
Creio que qualquer cidadão pode fazer essa denúncia. Não terá nunca é o peso e o mediatismo de uma queixa formal feita pelos ofendidos ou por quem tem por missão defendê-los sejam adeptos ou jogadores.