sexta-feira, dezembro 26, 2014

Excelente Programa

Fujo cada vez mais dos programas de debate politico e desportivo que as nossas televisões transmitem diariamente.
Pela simples razão de já não ter a mínima paciência para os comentadores que por lá param e pelo facciosismo da maioria dos comentários.
No caso dos desportivos, e pese embora ser amigo de alguns comentadores (Rui Gomes da Silva, Manuel Serrão ou Fernando Seara a titulo de exemplo), não vejo programas em que uma parte do país desportivo é ostensivamente ignorado em detrimento dos três clubes do regime.
No caso politico prefiro ver programas de comentário como os de Marcelo Rebelo de Sousa (vejo quase sempre), Nuno Morais Sarmento, Francisco Louçã ou Marques Mendes do que debates propriamente ditos porque a forma como eles decorrem é na maior parte das vezes insuportável pela falta de respeito com que os presentes se interrompem de forma constante sem deixarem acabar uma frase ou raciocínio.
Para além do referido facciosismo.
Mas de há semanas a esta parte há na Sic-N um programa verdadeiramente exemplar e que vejo sempre que posso.
Moderado por Ana Lourenço tem frente a frente Pedro Santana Lopes e António Vitorino.
E está para os outros debates televisivos como um jogo da Liga dos Campeões para um da nossa II liga!
Dois políticos inteligentes, cultos, com fair play democrático e excelente sentido de humor, fazem do debate uma conversa de alto nível em que defendem as suas posições com elegância, divergem sem acinte e convergem sem problemas quando disso é caso.
Um excelente programa.
E um belo exemplo do que é debater em democracia.
Depois Falamos

Sem comentários: