quarta-feira, julho 03, 2013

Rafa

A propósito da transferência hoje formalizada por Feirense e Braga respeitante à ida de Rafa do clube de Vila da Feira para a cidade dos arcebispos vem-me à memória, com pena, uma história com alguns meses e ainda do tempo em que estava na direcção do Vitória.
Na pré temporada da corrente época e nos tradicionais jogos de preparação o Vitória foi jogar ao Feirense e no meio dos muitos jogadores utilizados por uma e outra equipa chamou-me a atenção um miúdo que jogava no clube da casa, com o número 26, e que pese embora a juventude (tinha 19 anos) já mostrava uma desenvoltura, um toque de bola, uma maturidade muito assinaláveis.
E depois era rápido, muito rápido a jogar e a pensar.
E tal como acontecera em Agosto do ano passado quando no Vitória B - Atlético fiquei encantado com Hernâni, que quis de imediato contratar mas não tendo sido possível na altura nunca mais deixei cair o assunto, também em Vila da Feira gostei tanto de Rafa que fiquei com ele debaixo de olho para uma possível contratação futura.
Em Outubro aquando do Vitória B - Feirense, em que Rafa apenas jogou a segunda parte, ainda mais a minha convicção que estava ali um jogador de largo futuro se acentuou porque era daqueles que não enganava.
Mas antes de avançar com algum contacto ainda tirei uma espécie de prova dos 9.
Num domingo logo a seguir em que o Vitória B não jogava (jogara no sábado) pedi ao então seu treinador Luiz Felipe para ir a Vila da Feira ver um jogo do Feirense e fazer uma avaliação técnica das qualidades do jogador.
Assim foi.
E na segunda feira seguinte Luiz Felipe fez-me um relatório francamente entusiasmado das qualidades de Rafa, considerando que era jogador de largo futuro e que seria uma excelente contratação para o Vitória com grandes possibilidades de rapidamente integrar a primeira equipa.
Face a isso foi contactado o empresário do jogador, António Araújo,  para saber do interesse do mesmo em vir para o Vitória em Janeiro deste ano
Há que dizer que acolheu muito bem a ideia e que a porta ficou aberta para a concretização da contratação.
Entretanto saí da direcção, como é sabido, mas deixei devidamente informado o presidente do clube sobre o ponto da situação das negociações com Rafa e com Hernâni que eram , para mim, as duas grandes prioridades para Janeiro.
Como é sabido Hernâni, e muito bem, foi contratado mas Rafa, e muito mal, não foi e o Vitória desinteressou-se dele abrindo assim a porta à sua contratação pelo Braga agora formalizada.
Devo dizer que a satisfação por um é equivalente à tristeza por outro.
Porque acredito que Hernáni e Rafa são  dois jovens muito talentosos e a caminho de fzerem carreiras de grande destaque nas quais o Vitória dificilmente será mais do que um ponto de passagem.
Mas quem está tem a legitimidade de fazer as opções que entende.
E se no caso de Hernâni foi boa no caso de Rafa foi má e acredito que o futuro ainda nos dará muitas razões para lamentarmos a sua não contratação.
Depois Falamos.

Sem comentários: