segunda-feira, dezembro 10, 2012

Marcelo

Marcelo Rebelo de Sousa é provavelmente a personalidade mais fascinante do Portugal pós 25 de Abril.
Pelas qualidades e defeitos.
Genial professor de Direito, emérito criador de factos políticos, notável jornalista e director de jornais, politico talentoso Marcelo é talvez o português mais bem preparado da sua geração para exercer altos cargos de liderança politica.
Foi deputado constituinte, secretário de estado e ministro, líder do PSD nos anos difíceis do governo Guterres mas nunca chegou aquilo para que foi preparado desde a infância; ser primeiro ministro.
Muito por força, se calhar, da forma lúdica e atrevida como encara a politica e os políticos e se diverte irresistivelmente á custa deles.
Certo é que MRS é uma personalidade fascinante.
Que Vítor Matos retrata de forma exemplar numa biografia que se lê com enorme prazer.
Depois Falamos

7 comentários:

Anónimo disse...

Aí está um dos homens mais inteligentes do país.Nao deixa ninguem indeferente .Nunca escondeu a sua orientação politica,nem nunca deixou de criticar o governo do PSD. O homem que nunca dorme. Sinceramente gostaria que um dia se candidata-se à presidencia da Republica.

il disse...

Ainda não li, mas o 'tio' Marcelo é fenomenal. Mas como diz o Cirilo, a sua enorme inteligência, leva-o a rir do que os tontinhos levam a sério. Sobretudo os tontinhos que se levam a sério, ou seja, com «reduzidas capacidades mentais» -ups fui mesmo politicamente muito correcta ;)

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
COm MRS nunca se sabe...
Cara il:
Deve ser o politico mais divertido que conheci em toda a minha vida

Anonimus disse...

MRSousa está para Portugal,como Luís Cirilo está para o VSC...! E mais não digo.

luis cirilo disse...

Caro Silva:
Aí está um comentário que o próprio Marcelo não desdenharia fazer...

Luís Ferreira disse...

Caro Luís Cirilo,
Ao lê-lo, e tendo uma opinião bem diferente da sua, lembrei-me de um texto que escrevi há uns anos (reparará no anacronismo da metáfora)noutro blog, que para não usar o seu como veículo publicitário, não citrei, e que expressa, espero que de forma não muito dura, a minha opinião sobre Marcelo. Rezava assim: "Habituei-me a olhar para Marcelo Rebelo de Sousa como o Mantorras do comentário político: toda a gente o aplaude, há quem roce a histeria mas, para o essencial, ele pouco contribui! O joelho da sua vaidade não lhe permite arriscar comentários menos previsíveis que o possam comprometer. E assim, o potencial de brilhantismo esfuma-se num jogo excessivamente lateralizado. É que Marcelo, mais do que um comentador, é um sedutor; e como sedutor, mais do que dizer o que quer dizer, diz aquilo que o objecto da sua sedução quer ouvir – ainda que, por vezes, isso o tenha feito passar parte do seu programa a pedir desculpa pelos lapsos cometidos no programa anterior. A fúria sedutora de Marcelo Rebelo de Sousa, parece evidente, dirige-se a todo e qualquer um de nós, aqueles que ele gosta de chamar de Zé Povinho, uma massa de contornos pouco definidos que ele se esforça ao máximo para não decepcionar. E é por isso que, do banco onde se senta a ver o jogo correr, dificilmente “o Professor” sairá para professar outra coisa que não seguras banalidades, jogadas calculadas, tacticamente irrepreensíveis, mas que lhe renderão, quando muito, um ou dois golos por época. O mundo da política anda carecido de treinadores de ataque, de quem assuma o jogo, caso contrário a perda público não terá fim, os treinadores da bancada da cidadania abster-se-ão cada vez mais de votar. Marcelo tem tocado várias vezes no assunto, na questão da descredibilização da classe. Mas o seu futebol passivo, assente numa circulação de bola sem progressão, só tem contribuído para agravar o problema geral: a falta de profundidade!"

luis cirilo disse...

Caro Luis Ferreira:
Uma análise no minimo curiosa do professor MArcelo. E não deixo de lhe dar alguma raão sobre a inconsequência de algumas da suas atitudes. Mas isso não o impede de ser um personagem fascinante