terça-feira, dezembro 18, 2012

Imperdível!

Ás vezes o destino, neste caso os sorteios, marcam-nos encontro com a História.
São momentos tão únicos quanto imperdíveis.
Nos últimos dez anos, por razões sobejamente conhecidas, inverteu-se o que tinha sido a lógica dos 80 anos anteriores no que concerne a Vitória e Braga com a equipa bracarense a superiorizar-se em termos classificativos ao clube vimaranense de forma quase ininterrupta.
A par disso enquanto o Braga fez percursos europeus de relevo o Vitória quase desapareceu desses palcos após a tremenda desilusão de Basileia.
Hoje cada um dos clubes vive dentro do seus contexto financeiro (o Vitória de certeza absoluta) o que leva a que o Braga possa apostar em jogadores feitos e com nome enquanto o (Rui) Vitória tem de apostar em jovens talentosos mas que não tem a experiência nem o saber feito da maioria dos jogadores do seu rival minhoto.
Bastará atentar que na Mata Real seis titulares tem 23 anos ou menos e o ataque apresentado é o mais jovem da Liga com os 19 anos de Ricardo, os 21 de Baldé e os 23 de Marco Matias.
As coisas são o que são.
Mas aquilo que faz a diferença no final de um campeonato de 30 jogos tem muitíssimo menos importância num derbi em que os factores emotivos tem uma importância quantas vezes decisiva e capaz de proporcionar os resultados menos esperados.
Quis o tal destino que em três semanas Vitória e Braga se defrontem duas vezes em jogos decisivos.
Amanhã para a taça da liga e a 16 de Janeiro nos 1/4 de final da taça de Portugal.
Ambos os jogos, sorteio feliz, no nosso estádio.
E este pode ser o nosso reencontro com uma História de sucesso.
Porque vencendo o velho rival nos dois jogos não só abrimos um caminho excelente para a final das duas provas (menos difícil na taça de Portugal do que na taça da liga em boa verdade) como teremos certamente aquele "clique" psicológico que está a faltar para o pleno reencontro da equipa com os adeptos e a realização de uma segunda metade de temporada "á Vitória".
Já sabemos que não será fácil face ao valor do adversário.
Mas cada um que faça o seu papel.
Tenho a certeza que a equipa dará tudo que está ao seu alcance para vencer os jogos e seguir em frente nas duas provas.
A nós adeptos compete o resto; encher o estádio e fazer do D.Afonso Henriques o "inferno" que todos os adversários temiam independentemente da sua categoria.
Evidentemente que se ao esforço da equipa e ao apoio dos adeptos se juntar um discurso mobilizador e ambicioso, o único com que os vitorianos se identificam, tudo se tornará ainda menos difícil.
Eu acredito que não falharemos este reencontro com a História.
Depois Falamos

14 comentários:

Manuel Abreu disse...

Os sócios, a cidade, a Capital Europeia da Cultura e do Desporto, o comercio local, a restauração, o centro historico, mereciam um Vitoria muuuiiito maior e melhor...
Ha muita coisa para explicar, e os socios aguardam por explicações... se é que algum dia as vão ter !!!

Anónimo disse...

Vai sonhando Luis Cirilo e o teu sonho já dura há 10 anos de supremacia do SCBraga. As palavras são bonitas mas a realidade será outra. A VOSSA SINA É SOFRER COM OS NOSSOS SUCESSOS. CONTRA FACTOS NÃO HÁ ARGUMENTOS!

Gabriela Gomes disse...

gostei muito do seu texto. há contudo um aspecto que me permito realçar: falta ao Vitória o tal discurso mobilizador e ambicioso de que todos os vitorianos gostam.
Como sabe os dois ultimos presidentes especialmente o sr Milo não tinham discurso nenhum.
E isso contribuiu para os adeptos se afastarem cada vez mais do clube. Do actual esperava francamente mais. Só o ouço falar de problemas e dificuldades, do pec e do pere e sinceramente ás vezes lembra-me o ministro Vitor Gaspar. Um discurso que em vez de mobilizar só deprime.
Está certo que o clube vive cheio de dificuldades mas nós adeptos já sabemos isso. Queremos é palavras de esperança no futuro e continuas manifestações de vitorianismo por parte de quem nos dirige. E em boa verdade o Luís era o unico que sabia falar aos adeptos a linguagem que eles gostam de ouvir. Com a sua saída voltamos ao tempo em que da direcção só podemos esperar um silêncio desanimador e desesperante. Merecemos mais. Desculpe o tamanho do comentário mas ás vezes desabafar faz bem

Alberto Pires disse...

até que enfim um discurso de confiança no Vitória. É incrivel o manto de silêncio que há anos se estende sobre o clube

luis cirilo disse...

Caro Manuel Abreu:
Isso é tarefa de todos.
Caro Anónimo:
Com os "enormes sucessos" do braga posso eu bem. Estivesse o Vitória noutra situação financeira e esta questão nem se punha.
Cara Gabriela:
Uma das razões porque sempre mantive este blogue e a página no facebook é porque acho importante os dirigentes(no meu caso já ex dirigente) manterem canais directos de comunicação com os adeptos. É a tal afectividade que supre outras lacunas de todos conhecidas. Os vitorianos querem ser ouvidos,querem dar opinião,querem por as suas duvidas.Sempre entendi isso como fundamental. Mas respeito imenso quem pense de outra forma. Acredito que a comunicação do clube pode melhorar bastante.
Caro Alberto:
Também não será tanto assim. Mas reconheço que nos ultimos anos o clube tem um déficit de comunicação com os associados

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo
O maior déficit de comunicação com os associados está a ser protagonizado por si...
Mais uma vez: FALA CIRILO...

Ricardo disse...

Lá está o caro Cirilo com a história de vamos encher o estádio e vamos fazer do Afonso Henriques um Inferno. 4 mil adeptos num derby? É este o encher o estádio?É este o tal inferno?

Como já cansa a história dos 80 anos de supremacia do vitoria em relação ao Braga....quando os resultados globais de todos os campeonatos nada demonstram uma supremacia dos tais 80 anos.

E mesmo que a houvesse, digamos que o ScBraga fez mais numa década que o Vitória em toda a sua história. Não sou eu que digo, SÃO FACTOS!

Anónimo disse...

Ontem a maioria dos sócios do vitória ficou em casa a ver na TVI o segundo clube de coração, como afirmou o Pimenta Machado em entrevista. Os sócios do vitória têm vergonha e medo de voltar a ser humilhados com o grande rival SCBraga, como no jogo da 1ª volta em que perderam 0-2 e levaram banho de bola. O Luis Cirilo podia aqui comentar a entrevista do Pimenta Machado, mas como também não responde aos sócios o porquê da sua demissão, também não vai comentar a respetiva entrevista. Em vez de DEPOIS FALAMOS, devia ser DEPOIS HIBERNAMOS!

Anónimo disse...

Força Luis Cirilo, no fim da época espero que contes o que te vai na alma.

Anónimo disse...

Caro Cirilo, o que me diz disto?

http://f.cl.ly/items/1a1m2x0q1W2O1I0l0820/Braga%20vs%20Vitória.png

Anónimo disse...

O melhor vitoria da época, a jogar em casa (se bem que o apoio que se fazia ouvir nas bancadas era dirigido ao clube da capital do Minho), não chegou para vencer uma sombra do que é o SC Braga, ainda para mais reduzido a 10. Este jogo serviu para abrir os olhos dos jogadores, que foram para o campo a pensar que com as facilidades do jogo do campeonato, isto se decidia com maior ou menor facilidade, na Taça de Portugal será diferente, muito diferente...

Anónimo disse...

Caro Cirilo, o que tem a dizer sobre isto?

https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/380693_4128997662659_1956143376_n.jpg

Anónimo disse...

Levaram semelhante banho de bola que já se sentem incomodados.
O vosso curto reinado está a acabar, benfiquistas de 2ª do lado de Braga. Fostes, sois e sereis anões à nossa beira !

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Sempre mantive veiculos de comunicação com os associados. Não há nenhum déficit de comunicação.
Caro Ricardo:
Consulte as estatisticas e terá a resposta.
Quanto aos 4.000 adeptos é de facto preocupante.
Caro Anónimo:
Já comentei essas declarações de Pimenta Machado na entrevista á rádio fundação.
Caro Anónimo:
o futuro a Deus pertence.
Caro Anónimo:
Que quer que lhe diga?
Caro Anónimo:
Na taça claro que será diferente. O Vitória vai vencer.
Caro Anónimo:
Não digo nada.
Caro Anónimo:
O caminho existe mas não é curto...