terça-feira, dezembro 04, 2012

Francisco Sá Carneiro


"Primeiro Portugal, depois a Democracia, depois a Social Democracia"
Francisco Sá Carneiro

Completam-se hoje 32 anos desde que Francisco Sá Carneiro foi assassinado em Camarate.
Mandantes e autores do crime continuam por punir e creio que neste país de brandos costumes nunca o serão.
Mas o que importa recordar hoje, e sempre, é o homem que fundou o PPD e o soube conduzir até ao poder nos tempos conturbadissimos que se seguiram ao 25 de Abril e ao PREC.
O politico que soube afirmar convicções, lutar pelas suas ideias e enfrentar tudo e todos naquilo que entendia como certo.
O estadista que soube sempre por os interesses de Portugal à frente dos do seu partido, que iniciou reformas fundamentais para o Portugal democrático, que lutou como ninguém por um Estado de direito liberto de tutelas militares.
Francisco Sá Carneiro é o único politico que conheci que admiro sem qualquer reserva e cujo percurso acompanhei com total entusiasmo e convicção.
Acredito que se não tem morrido Portugal seria hoje um país bem melhor do que aquele que "encontramos" todos os dias num estado cada vez pior.
Fica a memória de um grande Homem e um grande Português que apesar de uma vida meteórica tornou melhor a vida daqueles que tiveram o privilégio de viver no seu tempo.
Depois Falamos


P.S. Se FSC voltasse a este mundo teria vergonha do PSD que iria encontrar.
Mas ,como ao longo da sua vida, estaria em sintonia com a esmagadora maioria das bases do partido que sempre o apoiaram!

5 comentários:

il disse...

O seu ps é o que eu penso. Já sabe que por aqui na Mouraria agora que só fizeram m****, querem o Pedro SL para os fazer ganhar uns votitos e continuarem a ser presidentes de junta.

Sem projectos e sem nada feito, vão ser corridos e o PSD ficará infamado por muito tempo. Em algumas já foi corrido!

Em alguns concelhos limítrofes há 'pancadaria de meia noite' e listas de "independentes", quando, por incompetência e má figura alguns figurões, não parecem estar na lista dos actuais detentores do poder. O 'melhor' foi quando um conhecido mafioso, vice de uma CM, disse que o actual PSD-Lisboa é um bando.

Realmente há quem não tenha espelho lá por casa.

Fátima Fernandes disse...

Que saudades tenho do PSD deste tempo e, naturalmente, deste Homem!

Anónimo disse...

Caro Sr. Luis Cirilo

Já no ano passado a propósito da passagem de mais um aniversário do seu assassinato, (tese que eu partilho sem qualquer reserva) afirmei convicto que dificilmente haveria no pós 25/4 algum político capaz de levar o país ao desenvolvimento e democracia plena.
A Ala Liberal à qual pertencia, foram poucos mas bons que lutaram no terreno do anterior regime, não tomaram a atitude mais fácil, fugir para o estrangeiro como alguns fizeram, e cuja estratégia seria como aconteceu, regressarem triunfantes, com o colapso do regime.
Homem íntegro e inteligente, tinha uma capacidade invulgar para tomar decisôes por mais difíceis que se apresentassem. A sua morte, e as investigaçôes posteriores, assim como as várias Comissões de Inquérito relativas ao "acidente" na douta opinião de gente sem um pingo de vergonha, é a mais nojenta página que se escreveu após o advento desta "democracia" parida por gente que apenas pensou na sua carreira- Sargentos e Oficiais do Quadro- que esteve na génese do 25/4.
Cps
S. Guimarães

Francisco Guise disse...

Caro Cirilo,

Que tristeza invadia a sede do PPD no Toural, nesse longinquo e fatidacamente triste dia 04/12/1980.
Chorei nesse dia, como choro tantas vezes ao pensar no que dizes abaixo:
"Acredito que se não tem morrido Portugal seria hoje um país bem melhor do que aquele que "encontramos" todos os dias num estado cada vez pior."
Eu tenho a certeza disto, assim como tinham os milhares que acorreram para saudar o cortejo fúnebre daquele que foi e será, nas próximas gerações pelo menos, o maior e melhor politico e estadista que Portugal alguma vez conheceu.

Francisco Guise

luis cirilo disse...

cara il:
De facto o PSD Lisboa é uma grande confusão. Que vai acabar muito mal.
Cara Fátima:
Temos todos.
Caro S. Guimarães:
Assino por baixo o seu comentário.
Caro Francisco:
Lembro-me bem dessa noite no Toural. E do autocarro em que fui para Lisboa (estava convencido que também tinhas ido)com militantes da JSD e do PSD para participar no funeral. Nunca esquecerei esses dias.