sexta-feira, maio 18, 2012

Um Mês

"
Publiquei este artigo no site "Top Futebol"

A actual direcção do Vitória tomou posse há um mês.
Apenas um mês.
E encontrou problemas que em condições normais precisaria bem de um ano para resolver.
Não é minha intenção vir para a praça pública expor a realidade vitoriana por duas razões :
Por um lado porque não me parece minimamente adequado usar este espaço para divulgar assuntos que encerram evidente gravidade.
Por outro, essencial, porque brevemente será realizada uma Assembleia Geral na qual em primeira mão os associados terão toda a informação sobre o estado em que o clube estava a 10 de Abril data em que os actuais orgãos sociais tomaram posse.
Ainda assim parece-me interessante reflectir sobre alguns aspectos.
O Vitória atravessava (e ainda não saiu dela nem dos perigos que ela encerra é bom que todos entendamos isso) a maior crise de 90 anos de História.
Uma situação financeira critica.
Um passivo que não cessava de aumentar.
Património totalmente hipotecado.
Salários em divida a funcionários, atletas, técnicos e departamentos médicos.
Dívidas vultuosas ao Estado quer fiscais quer relativas a segurança social.
Fornecedores do clube com os pagamentos atrasadíssimos (e alguns com verbas significativas) que nalguns casos ultrapassavam um ano!
Queixas na FIFA (caso Soudani) pelo não cumprimento dos pagamentos.
PEC recusado pelo IAPMEI dado estar mal elaborado.
Ameaça real de exclusão das competições europeias e da inscrição na liga para a próxima época.
Necessidade de manter os níveis de motivação a atletas e técnicos face aos compromissos desportivos e num cenário de incumprimento pelo clube dos compromissos remuneratórios.
Entre muitos outros problemas que seria fastidioso estar a enumerar.
Neste mês de trabalho do nova direcção já se conseguiram liquidar três meses de salários ao futebol profissional e um mês aos funcionários do clube.
Para além de se terem atendido algumas situações mais urgentes, dramáticas mesmo, de atletas das modalidades.
Pagaram-se verbas significativas ao Estado como condição essencial à futura aprovação do PEC.
Deu-se início a uma profunda reestruturação interna que se vai prolongar durante os próximos tempos e que terá como consequência a racionalização de serviços, aproveitamento de espaços e contenção de custos.
Em termos desportivos deu-se já inicio á preparação da próxima época, no futebol e nas modalidades, com toda a delicadeza que essa situação encerra em ermos de entradas e saídas.
Está em curso a preparação da equipa B, no futebol, processo também ele complexo face às implicações desportivas, financeiras e logísticas em termos de espaços, transportes e tudo o mais que implica ter outra equipa profissional de futebol.
Paralelamente a tudo isto renegoceiam-se dívidas, acordam-se prazos de pagamento, procura-se restabelecer a confiança de Estado e fornecedores na instituição Vitória Sport Clube.
A área comercial e de marketing negoceia esforçadamente patrocínios para a próxima época, quer para o futebol quer para as modalidades, num esforço consequente de convencer marcas de que publicitar no clube é bom investimento e que os problemas que nos trouxeram tristemente para as páginas dos jornais não se voltarão a repetir.
É que marca alguma gosta de ser associada, como é óbvio, a clubes com problemas financeiros ou de permanente instabilidade associativa.
Prepara-se toda a informação necessária para que em próxima Assembleia Geral possa ser dada cabal informação aos associados sobre o clube.
Passou apenas um mês.
No qual a direcção tem consciência que tem feito todos os possíveis para cumprir o mandato que recebeu dos associados e recuperar o clube a todos os níveis.
Há ainda imenso por fazer.
Nomeadamente resolver problemas muito complexos, que podem por em causa a sobrevivência do clube, e que estão longe de dependerem apenas da nossa vontade.
O Vitória tem recursos humanos, a todos os níveis, que nos permitem ter esperança no futuro e que não tem regateado esforços nas respectivas áreas para resolverem os problemas financeiros, administrativos e desportivos.
Acredito que com muito trabalho, muita racionalidade, muito espirito de sacrifício vamos todos conseguir resolver os problemas e devolver o Vitória ao seu destino de grande e respeitado clube do desporto português.
Mas temos de ser mesmo todos !


P.S: Por isso se lamenta que alguns persistam em manter uma conflitualidade artificial, em passar uma imagem de falsa instabilidade associativa, em criticarem a direcção sem motivo absolutamente nenhum apenas no intuito de afectarem a imagem do clube.
Bastará ler os jornais dos últimos dias para ver o que esses “vitorianos”, alguns com uma baixíssima taxa de cumprimento dos seus deveres associativos,andam a “semear” avulso.
Mentiras, calúnias, deturpações de factos e conversas.
E é apenas a face visível.
Porque sabemos bem o quanto a imprensa lhes tem recusado outras “sementes” que insistentemente tentam plantar a eito.
Paciência.
Pelo Vitória e no interesse do Vitória suporta-se tudo.
Ou quase…

6 comentários:

Socio VSC 4402 disse...

Caro Cirilo,
Deixo este link em resposta ao seu post:

https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc7/s720x720/385574_402411033115583_100000400680545_1250220_1968799439_n.jpg

Reconhecendo a figura da esquerda penso que fica tudo dito..há imagens que valem por mil palavras..

Anónimo disse...

Ganda Milo! Nunca nos enganaste.

Anónimo disse...

Simplesmente vergonhoso.
Como Vitoriano sinto-me profundamente triste com tudo isto.
E porquê ? Não há responsáveis ?
Vai-se pôr uma pedra sobre esta situação miserável ?

Não pode ser. Arrumar a casa e depois vamos procurar saber quem são os responsáveis. A Nação Vitoriana tem o direito de saber quem são os autores deste descalabro.
Da Costa.

Anónimo disse...

Sinceramente não percebo a sua fixaçao com os "criticos". Quem são os criticos? Essa sua fixação é na minha opinião o maior entrave à paz social que se pretende neste momento. Prometer uma coisa concreta (salarios) e não cumprir acho que dá no minimo o direito a outras pessoas de referir isso, potr exemplo. Reconheço que a tarefa esta é herculea, mas por favor não continue com esse tipo de discurso que ja chateia e o Vitoria não ganha nada com isso.
Eu acredito que vão conseguir salvar, e o termo é mesmo salvar, o Vitoria. Força...

BDe

Anónimo disse...

Vê críticos em todo o lado! Até na comunicação social

luis cirilo disse...

Caro VSC 4402:
Se valem...
Caro Anónimo:
Duvido.
Caro Da Costa:
A culpa não morrerá solteira.
Caro BD:
Dia 2 de Junho apareça na Ag e será esclarecido.
Porque o que chatei realmente é a injustiça de alguns comentários e declarações que se vão ouvindo.
Caro Anónimo:
Exactamente