segunda-feira, maio 28, 2012

Laranja "Pisada"

Por razões diversas estou hoje afastado da politica activa.
Aquela que se faz todos os dias e exige uma dedicação e um empenho total dos seus intervenientes.
Ou quase.
Mas vou acompanhando o que se diz e escreve, quer sobre o governo quer sobre a politica partidária , e por isso não fiquei nada admirado com a polémica que envolve o ministro Miguel Relvas a propósito do caso das "secretas" que todos conhecem.
E não fiquei admirado porque se não fosse "isto" seria "aquilo" e se não fosse "aquilo" seria "aqueloutro".
Alguma pequena história haviam de arranjar para que depois as caixas de ressonância parlamentar e os jornalistas de piquete transformassem uma minhoca numa anaconda de forma a fragilizar um governo que pelas razões conjunturais conhecidas tem as dificuldades que se sabem.
Tem sido assim ao longo dos governos e dos anos, com diferentes protagonistas como é óbvio, sem que o "modus operandi" se altere no essencial.
Pelo que sei (que é o que li  e ouvi)até á data das relações entre Relvas e Silva Carvalho não parece existir nada de treanscendente ao ponto de se poder colocar a questão da confiança do PM no seu ministro adjunto.
Este "folclore" ,agora alimentado pelo conselho de redacção do "Público", também me parece que se esgotará na "espuma" de que é composto porque sempre houve e haverá telefonemas entre politicos e jornalistas.
Uns mais agradáveis do que outros mas as coisas são assim mesmo.
Disto tudo, pese embora os incómodos e alguns problemas de imagem, não me parece que venha grande dano para o governo ou para Miguel Relvas.
Onde de facto a "porca torce o rabo", e passa a imagem de uma "laranja pisada", é na tibieza com que o PSD reagiu a tudo isto.
Tinha de ser muito mais afirmativo e enérgico.
Não foi.
Passou até para a opinião pública uma imagem de algum incómodo.
E ,isso sim, é algo que deixa marcas para o futuro.
Depois Falamos

P.S. Conheço Miguel Relvas há muitos anos.
Acho-o absolutamente incapaz de ameaçar uma jornalista com a eventual divulgação de dados da sua vida privada.

6 comentários:

Pedro disse...

Caro Cirilo,
fica sempre bem defender os amigos, mas o Relvas é claramente um erro de casting deste governo. O Passos só ainda não o demitiu porque é uma "criação" do Relvas e do Ângelo Correia.

Já agora, se fosse aquele portento de Ministro do passado, o Santos Silva, envolvido numa trapalhada destas o que o Sr. diria.
Não tem de ser imparcial muito menos no seu blogue.

Abraço

Ricardo Campos disse...

socrates pressionou, relvas pressiona!
o sonho de qualquer um partido de poder é controlar a comunicação social.
tudo igual!!

Anónimo disse...

Se conhece Miguel Relvas à anos e seria incapaz de fazer o quer que fosse...bem então conhece-o muito mal...
Eu conheço-o muito bem, alias desde a estrutura local a que pertencemos...e só que o não conhece é que poderá ficar supreendido com estes ultimso desenvolvimentos...
Já deveria ter apresentado a sua demissão...

Miguel

Anónimo disse...

Sempre achei MR arrogante e convencido, mas concordo que estamos perante uma tempestade num copo de água. E oos famosos dados da vida privada resumiam-se à divulgação do facto semi publico de a jornalista viver com uma figura do PS

Anónimo disse...

É a laranja pisada ... é a rosa murcha. Triste sina a do ZÉ. Mudar de fruta e flor ? Mas quais ? O ideal seria o Feitor não ligar a frutas e flores e chamar pessoas independentes e competentes para gerir a quinta e deixar os políticos a fazer política e a ganhar o ordenado mínimo.

luis cirilo disse...

Caro Pedro.
Escrevo sempre o que penso. E estou longe da politica activa.
Caro RIcardo:
Nem tanto.
Caro Miguel:
È a sua opinião.
respeito.
Caro Anonimo:
São manobras de diversão.
Caro Anónimo:
não sei o que são pessoas independentes