quarta-feira, maio 16, 2012

Pedro Mendes

Escolher os melhores encerra sempre uma tremenda dose de subjectividade dada a necessária aplicação de critérios a uma escolha desse género.
Mas creio que não errarei muito se considerar que Pedro Mendes, Fernando Meira e Abreu foram provavelmente os melhores “produtos” de sempre da formação vitoriana.
Pelo menos dos que vi jogar nos últimos 45 anos foram de certeza!
Foi por isso que como a generalidade dos vitorianos fiquei muito satisfeito quando o vi regressar ao Vitória depois de um périplo bem sucedido por Portugal, Inglaterra e Escócia que lhe valeram a conquista de troféus em que seria impossivel não destacar a “Champions” pelo Porto, a taça de Inglaterra pelo Portsmouth e o titulo escocês pelo Rangers.
Infelizmente a época de regresso não correu como todos esperávamos a começar pelo próprio.
Lesões e problemas vários no clube que são sobejamente conhecidos impediram que o Vitória fizesse a época com que certamente todos sonhariam ,a começar pelo próprio Pedro Mendes,
e por isso só a espaços tivemos possibilidade de ver lampejos da sua enorme classe.
Quis o destino que fosse como responsável pelo futebol profissional uma das pessoas que acertou com o Pedro a sua desvinculação com o Vitória e provável fim de uma bem sucedida carreira como futebolista profissional.
E se é sempre um momento de tristeza ver um grande jogador deixar o nosso clube essa tristeza ainda é maior quando se trata de um dos “nossos”, de alguém que sempre e em todo o lado se assumiu como vitoriano.
Pedro Mendes já não é jogador do Vitória.
Mas será sempre, e bem o demonstrou nesta ultimas semanas e na própria rescisão do contrato, um vitoriano.
Que terá sempre as portas do clube abertas.
Neste caso não é um adeus.
Apenas um”até já”.
Depois Falamos

11 comentários:

Miguel.VSC disse...

O Pedro Mendes é um dos melhores de sempre no nosso VITÓRIA e um grande Vitoriano. Nunca se esqueceu de nós nas suas grandes conquistas. Tudo de bom para ele.
Para quando um processo crime contra os membros da anterior direção? Matéria para isso não deve faltar.
Cumprimentos

Anónimo disse...

estive com o pedro mendes e ele está bem fulo com o vsc, palavras dele "nunca mais volto ao vitoria". Eu penso que o senhor fez bem em rescindir com o pedro, pois ja não tem "GAZ" para jogar devido a varios problemas fisicos e ganhava muito guito. tb concordo com a recisao dos outros atletas bem como dar carta branca ao nilson e nuno assis para sairem do vitoria. Vamos apostar mais um bocadinho nos nossos miudos, lembro-lhe o dinis, Paulo Oliveira(Grande craque mesmo TOP), Tiago Costa “Rafa”(fantastico jogador TOP), Bruno Alves,Diogo Lamelas(é um nº10 e nao ala),Daniel Indi “Dany”(é um batalhador carregador de piano), Tiago Rodrigues(bom jogador, marca bem livre). miudos que eu conheço que pertencem ao vsc :) força vitoria.
ps: o pessoal da formaçao esta desesperado pelo seu salario
ps2:este post nao carece de publicaçao, so escrevi no intuito de ajudar o clube do meu coraçao, de uma oportunidade aos jogadores q referi :)

Anónimo disse...

Boa noite,

O Pedro Mendes foi um grande jogador e teve uma carreira muito boa. No entanto, neste ano de rei ao peito não teve o rendimento que era esperado, muito por culpa das sucessivas lesões.

A minha opinião é que devem ser mantidos jogadores como Nilson, que podem ser muito importantes nesta futura aposta em jovens da nossa formação.

No entanto, acho que há muito jogador que não apresenta capacidades melhores de que muitos jovens do vitória e que deveriam sair do plantel (Ex: Freire, N'Diaye, João Alves, Faouzi, Targino, Paulo Sérgio).

E para substituir estes jogadores há excelentes jogadores que o Vitória tem nos seus quadros e não os aproveita (Ex: Vítor Basto, Paulo Oliveira, Dinis, Bamba, João Ribeiro, Diogo Lamelas, Amorim e etc.)

Esta é a minha opinião...e acho que todo aquele que não tenha vontade em baixar o seu ordenado então deve procurar um clube que lhes dê o dinheiro que pedem, pois o Vitória este ano teve um orçamento de 15 milhões e não se viu jogadores que no final tenham saído valorizados no mercado.

Quanto a aquisições, acho que há lacunas por preencher, e era importante aproveitar jogadores como Artur (Beira-Mar), Diogo Valente (Académica), Roberto Sousa (Marítimo), Hugo Vieira (Gil) - Todos estes estão em fim de contracto.

E apenas deixo o nome de um jogador que nos últimos tempos me impressionou - Chama-se Fofana e é do Covilhã que desceu de divisão, por isso deve ser muito fácil a sua contratação. É muito rápido, e muito bom tecnicamente.

Para finalizar, referir obviamente que não faz sentido contratar todos estes jogadores, porque depois não haveria espaço para os nossos jovens, mas acho que alguns deles era de aproveitar.

Força no trabalho
Vitória
HC

Pedro disse...

Boa tarde,

Tenho pena que o a página do Vitória não tenha dado o devido destaque à carreira e ligação do Pedro Mendes ao clube. A notícia foi igual à saída de qualquer outro jogador sem qualquer relevância para clube....assim vai o Vitória.

Abraço

Rui disse...

Sr. Cirilo,

Aquilo que o Nilson andou a fazer aquela menina da CEnatex devia dar despedimento por justa causa. Um jogador, enquanto ídolo, mormente das crianças (a rapariga é uma criança), deve ter uma conduta exemplar e pautada pela decência.

Cumprimentos

José Duarte disse...

Não olhava com muita confiança esta nóvel direcção do nosso Vitória, apesar de nela estar incluído o senhor Luís Cirilo, justamente apreciado por muitos adeptos.

Cada dia que passa reformulo as minhas impressões no sentido positivo. Não sei o que Júlio Mendes e seus pares podem obter do nosso clube, na situação financeira em que se encontra.

Uma coisa me parece segura: só verdadeiros homens, como vitorianos e não só, seriam capazes de tomar as medidas de saneamento financeiro que vejo, diariamente, nos jornais e blogues.

A história destes homens que arriscam tanto e sofrem ao ponto de colocarem na prateleira vultos importantes do plantel vitoriano durante muito tempo - e com direito, também, a um lugar na história - fará esquecer a passagem pela direcção de figurões que lançaram na lama o Vitória Sport Clube; enquanto, o vulto de almas generosas como Júlio Mendes e seus pares marcarão, talvez, com letras de ouro, uma das páginas mais honrosas do nosso clube (ultrapassando o Pimenta que teve aqui um "filho" mas largou às aves de rapina).

Gente da direcção actual merece ser ajudada.

Vou liquidar as quotas do meu filho, ausente no estrangeiro, que estão bastante atrasadas; ao mesmo tempo, vou tornar-me sócio, de novo, apesar de não poder frequentar o estádio as vezes que desejaria por motivos de ordem pessoal.

Para a frente, vitorianos!

Anonimus disse...

Meu caro Dr. Luís Cirilo.
Porque considero haver demasiado silêncio à volta dos ex-directores Vitorianos e considerando,que os actuais não imaginavam o que iam encontrar,pensei perguntar e quem para responder sem rodeios e habilidades circenses, senão V.Exa.;ora lá vai: Considerando de "ruinosa" a gestão do VSC por parte do executivo liderado pelo Snr. Emílio Macedo,não se justificaria a intervenção da polícia judiciária, para apurar se houve ou não "crime"?
É que estou muito preocupado,por ouvir o que ouço do lado de fora!
Silva

druyda disse...

Caro LC, a nova direcção ainda não deu uma prenda aos sócios desde que entrou... Será que vamos continuar com a LAcatoni?

MariMari disse...

Eu tinha dito que o P. Mendes estava todo estourado, só nao via quem nao queria... estou a gostar das mudanças que esta direcção está a efectuar,mas tenham cuidado,nao queremos ficar com um plantel só de miúdos. houve aqui um comentario anonimo a referir varios jogadores de "TOP" e se isso fosse verdade esses jogadores nao estavam no Vitória,vamos com calma...

Anónimo disse...

O Custódio também é um GRANDE produto da formação. Têm brilhado em BRAGA!!!

luis cirilo disse...

Caro Miguel VSC:
Não misturemos o bom com o mau.
O Pedro é um grande vitoriano que merece a nossa consideração.
Caro Anónimo:
Precisamente para dar oportunidades aos miudos desta e de futuras formações vamos criar a equipa B.
Caro HC:
A prioridade, na A e na B, serão o que já temos. Claro que nos vamos reforçar criteriosamente.
Caro Pedro:
Tem razão.
Caro Rui:
Os jogadores do vitória tem de ser exemplares dentro e fora do relvado. Será um critério fundamental para o futuro.
Caro José Duarte:
Obrigado pelas suas palavras.
Apenas nos move o interesse do Vitória. E apesar das dificuldades conhecidas vamos repor o clube no bom caminho.
Caro Silva:
Tudo que tem de ser feito em defesa do clube será feito.
Caro Druyda:
Já deu a maior das prendas.
Impediu que o clube fechasse.
Caro Mari Mari:
Do pedro mendes só posso dizer bem.
E o deixar o Vitória foi um acto de vitorianismo e não uma cedência a um estado fisico que ainda lhe dará para jogar se quiser.
Caro Anónimo:
Inteiramente de acordo. E só está em braga porque não o quiseram cá.