segunda-feira, fevereiro 20, 2012

Memórias...


Foto: http://gloriasdopassado.blogspot.com
Comecei a ir ao futebol, regularmente, em meados dos anos 60.
Ainda miúdo ,mas com uma memória muito viva desses tempos, desses jogos que via com o deslumbramento de já ir ao futebol especialmente quando a Guimarães vinham os clubes mais fortes de Portugal.
Nesse tempo o clube mais poderoso era de longe o Benfica.
O Benfica das finais europeias (5 finais na década de 60) ,da constelação de estrelas com Eusébio e Coluna como figuras maiores, da base da selecção nacional que tanto brilhara no mundial de Inglaterra.
Nesse tempo os jogos eram todos ao domingo às três da tarde.
E em domingo de jogo com o Benfica a cidade animava-se de forma muito especial.
Eram os vendedores de bandeiras e cachecóis que invadiam as imediações do estádio e algumas ruas do centro da cidade,era o movimento desusado por força dos benfiquistas que vinham a Guimarães oriundos de Braga, Felgueiras,Fafe,Famalicão, Lixa e outras localidades dos arredores como era fácil constatar pelos autocarros,era o frenesim na sede da rua D.João I com os associados a colocarem as suas cotas em dia.
E depois o jogo propriamente dito.
Em que jogando em casa o Vitória não deixava os seus créditos por pés alheios e impunha derrotas ao visitante com alguma naturalidade mesmo que este,antes como agora,se "agarrasse" ás arbitragens para justificar insucessos.
De lá para cá muita coisa mudou.
Para melhor o estádio.
Para pior a supremacia que o Benfica foi conquistando e os disparates que a televisão impôs como este de jogar a uma segunda à noite.
Igual só mesmo as romagens oriundas dos arrebaldes de Guimarães em que devotos benfiquistas se encarregam de ,ano após ano ,confirmarem que em termos culturais continuamos no terceiro mundo.
Depois Falamos

17 comentários:

Ricardo Gomes disse...

Se calhar as romarias já nem são tanto dos "arrebaldes" de Guimarães, e cada vez mais são da própria cidade de guimarães para irem ver o seu club, o de lisboa.

Sinais dos tempos...ou não!

luis cirilo disse...

Caro-Ricardo:
Voce,nestes assuntos,fala por-falar e diz sempre a mesma coisa.
O que não admira.
Porque voce de Guimarães e do Vitória não sabe mesmo nada!

Anónimo disse...

Boas caro Dr.
Eu até já nem tenho feito comentários no seu blog já que o tenho acompanhado mais pelo "Face", muito embora continue um visitante assíduo. No entanto quando nos aproximamos de jogos deste calibre há sempre quem goste de fazer a sua "provocaçãozinha" e mande uns bitaites despropositados. Tal como o Dr. habituei-me a ver o Vitória desde pequenino, ou seja, não em meados dos anos 60 mas no início dos 70 pois nasci em 67. Ontem como hoje não vi os adeptos do Vitória diminuírem quer na cidade ou nas periferias. Pelo contrário vejo-os a aumentar, quer em número de sócios quer em número de simpatizantes. Ao contrário tenho visto claramente os simpatizantes dos três estarolas a diminuírem drasticamente nos limites da nossa cidade, isto é, se já eram poucos nos últimos anos são menos ainda, falando em lampiões então a redução é notória. Não consigo entender porque insistem em recrutar adeptos onde não os têm e como bem diz podem resumir-se a cidades como Braga, Felgueiras, Famalicão, etc e mesmo por muitas dessas estão longe de dominarem. Resumindo, não insistam em tentar arranjar adeptos na nossa cidade pois "cá no burgo" manda o Vitória e as excepções até são bem-vindas pois limitam-se, apenas, a confirmar a regra. Por mim comentários como o do Sr. Ricardo Gomes, preocupado que anda com o lugar ocupado pela sua equipa, bem podem ser empurrados por "arrebaldes" de água ou então deitar-lhe mesmo pela cabeça abaixo meia dúzia de "arrebaldes" de água fria para ver se lhe iluminam o caminho para Braga já que gosta tanto de lampiões e de falar neles.
Eu acredito que vamos depenar o milhafre logo à noite.

Viva o Vitória e só o Vitória.

Abraço Grande.
Jorge Nuno Folhadela

Afonso disse...

Sr. Luis Cirilo, para aturar um gajo como o Ricardo Gomes, só mesmo se for um grande amigo, porque se fosse de outra maneira já o tinha mandado ir ter com a Grande .... que o .....!

Anónimo disse...

Ricardo Gomes, andas muito fora da realidade. Mas muito mesmo.
Deves ser de Braga e pensas que nós vivemos esse eterno dilema avermelhado e que saímos de casa com duas bandeiras. Estás redondamente enganado. Guimarães, uma cidade, um clube. Se soubesses o orgulho que temos nisso não dizias tanta bacorada.

Anónimo disse...

Caro Ricardo Gomes, ou o senhor é de uma terrinha qualquer sem identificação própria, e nao possui gosto por nada do que é belo, verdadeiro e único neste país (GUIMARAES), ou entao é daqueles mouros cmpletamente alheados da realidade. sendo uma ou outra fico com a mesma sensaçao: pena de si!
Porque Guimarães não é grande, é enorme, porque somos unicos na forma de receber quem nos quer bem, e imperdoaveis na forma como recebemos quem nos quer mal! Miguel Oliveira

José Duarte disse...

Muito, muito, muito Ricardo Gomes...! E ainda nenhum de nós reparou que ele goza como um preto. Se Luis Cirilo não pode exluir o homenzinho deste blogue, então, nós somos mesmo uns parvos do caralho em dar-lhe tanta importância.

Ricardo Gomes disse...

Julgo que a minha participação neste blogue nunca foi insultuosa nem ofensiva para ninguém, bem pelo contrário. Sempre fui sensato e educado para com todos.

Gosto de cá passar e de quando em vez, comentar, pois como já mencionei inúmeras vezes, admiro o conteúdo geral assim como gosto de ler a maioria dos textos do caro sr. Luís Cirilo.

Como tal, não vejo e nem compreendo a necessidade de tanta hostilidade nos vossos comentários, com as devidas excepções é certo.

Um abraço a todos, e que hoje conseguiam bater o tal club de lisboa!

Anónimo disse...

José duarte, eu próprio não diria melhor.

Sr. Jorge Folhadela, se é filho de quem penso que é, saiba que fui muito amigo do seu pai, grande Homem, e o senhor tem a educação dele (desculpe se me enganei na pessoa)

Sr. Luis Cirilo, eu tembem sou da epoca dos anos 70, mesmo nessa altura havia bastantes benfiquistas do norte, hoje em dia noto cada vez menos, mas na ultima decada a valorização da marca VITORIA tem-se desvanecido muito por culpa dos resultados e da situação economica, a mistica VSC nota-se que precisa de um bocado de pimenta, para fazer com que esta juventude, volte a ser tudo aquilo que nós eramos no nosso tempo.

PS; Constou-me hoje que o Vitoria gastou 400 mil euros em euromilhões quando o seu Jackpot estava em 100 milhores de euros, era bom elucidar os socios caso seja verdade.

VIVA O VITORIA
APL

Rui Rodrigues disse...

Luis Cirilo com todo o respeito, e na certeza que o apoiarei sempre, penso que devia considerar a possibilidade de unir forças com o Pedro Xavier,o Júlio Mendes e o Fernando Meira para uma grande candidatura vitoriana às eleições de 31 de Março.
Os dias estão a passar e não vejo o passo em frente da sua parte que a maioria dos vitorianos anseia. Pelo que tenho lido sei que tem programa e equipa prontos para avançar. Mas compreendo que a dimensão do passivo e as necessidades de curto prazo poderão estar a condicioná-lo. Penso que uma união de esforços neste momento dificilimo uniria o Vitória e teria grande possibilidades de sucesso.
Porque a alternativa é o vazio ou o Pinto brasil que é a mesma coisa.

Ricardo Campos disse...

o castelo está sem líder...

Anónimo disse...

Caro APL, muito obrigado pela sua consideração e pelas suas palavras, quer as que me dirige a mim quer as que dirigiu ao meu falecido pai.

Abraço grande.

Jorge Nuno Folhadela.

obs. A esta hora já Afonso Henrique e os seus discípulos tinham acabado de desossar e comer o maldito milhafre vermelho.

Viiiiiiiitóóóóóriiiiiaaaaaaaa.

Marco Ribeiro disse...

"Julgo que a minha participação neste blogue nunca foi insultuosa nem ofensiva para ninguém, bem pelo contrário. Sempre fui sensato e educado para com todos."

Isto é a anedota do século! Que obviamente só poderia ir deste palhaço ressabiado, Ricardo Gomes.

Este "senhor" que passa a vida a vir aqui provocar e insultar os vimaranenses e vitorianos e tem a distinta lata de dizer isto??? É só ver o histórico do blog para constatar que além parvo este tipo é mentiroso.

Aguila D'ouro disse...

Vitória dedicada a toda a "parolândia" de vermelhos oriundos dos arrebaldes-
Foram bem "inraibados"

Ricardo Campos disse...

Parabens Vitoria!!
finalmente honraram o Minho!
finalmente honraram o norte!

Parabens!

Anónimo disse...

Honraram a tua tia, ó Ervas!
Vai dar banho ao cão.
O teu corrupto clube não espera pela demora!

luis cirilo disse...

CAro Jorge:
Acertou em tudo. E que gosto nos deu depená-los!
Caro Afonso:
Estou tentadissimo a dar-lhe razão.
Caro Anonimo:
Deixe-o falar...
Caro Anonimo:
O ricardo bem sabe que o que diz não tem pés nem cabeça.
Caro jose duarte:
Um destes dias ele emenda-se!
Caro APL:
O Jorge é mesmo filho do sr Jorge FOlhadela.
Quanto a essa história do euroilhões nunca a ouvi nem acredito que seja possivel.
CAro RUi:
Sensato conselho esse.
Espero que a convergência de esforços seja possivel.
Caro Ricardo:
Acha?
Caro Marco:
deixe-o falar.
Caro aguila d'oiro:
Levaram que contar.
Caro Ricardo:
~Tenha juizo que até para a asneida tem de haver limites.
Caro ANonmo:
Percebo-o