quarta-feira, fevereiro 08, 2012

O Pirata do Papagaio

Um destes dias reli, apressadamente mas com gosto, "A Ilha do Tesouro" de Robert Louis Stevenson.
Um dos livros da minha juventude que li com mais interesse e do qual guardei uma memória muito actual.
Nele recordei especialmente a figura(também imortalizada no cinema)do grande John Silver o chefe dos piratas que apesar disso acaba por ter um papel simpático no desenrolar da história e dela sai razoavelmente bem.
Figura típica dos piratas e como tal grande apreciador de rum, participante em grandes "comezainas", utilizador de uma linguagem pitoresca e sempre com o indispensável papagaio empoleirado no ombro.
O verdadeiro pirata.
E tive saudades.
Do tempo em que piratas eram piratas e papagaios eram apenas papagaios.
Em que a voz do pirata se sobrepunha á do papagaio e em que o papagaio não falava em nome do pirata.
De um tempo, sobretudo, em que o papagaio não era mais pirata que o próprio pirata...
Haja paciência.
Depois Falamos

14 comentários:

il disse...

Nestes tempos conturbados já nada é o que era -como essa dos papagaios falarem em nome dos piratas. E porque é que não se calam? Ou então deem-se-lhes um pouco de salsa -não há papagaiada que resista...

Anónimo disse...

Boa noite Luís Cirilo
Gostaria de comunicar consigo via e-mail. Pode ser? Não se importa de o deixar aqui?

Obrigado

Luís Ribeiro

Vistobranco disse...

Pois meu caro amigo o melhor será de uma vez por todas correr com os piratas e com os papagaios.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Ah! Grande imagem essa dos piratas e dos papagaios! Eu também li e ainda tenho esse livro, edição dos Clássicos Juvenis da Verbo (também tenho os 3 Mosqueteiros de Alexandre Dumas. Estou a vê-los ali na estante.
Quantos aos papagaios contemporâneos, como diria o João da Ega ("Os Maias"), só à bengalada!

P.S. Tem ainda mais piada usares a metáfora dos papagaios se nos lembrarmos que foi primeiro utilizada pelo Luís Filipe Vieira, na altura Director Desportivo do Benfica, hoje Presidente...

luis cirilo disse...

Cara il:
Está tudo do avesso.
Mas estes papagaios não é com salsa que se calam.
É mais com umas bengaladas como diria Eça de Queiroz.
Caro Luis Ribeiro:
lcirilo2@gmail.com
Caro vistobranco:
Também acho.
Caro Rui Miguel:
Concordo com a tese das bengaladas.
Ainda por cima "Os Maias" é um dos meus livros favoritos.
Ao ponto de achar que este papagaio em especial é uma espécie de "Palma Cavalão" dos tempos modernos.
Quanto ao LFV creio que quando fala de papagaios tem perfeito conhecimento de causa...

Rita Oliveira disse...

muito me ri ao ler isto.
e até desconfio quem é o pirata e o papagaio.
mas vamos ver se alguém adivinha

Rui Rodrigues disse...

deduzo que este post se refira ao Vitória e a alguns dos protagonistas.Provavelmente aqueles que só aparecem nestas alturas a dar opiniões. Mas não sei a que dupla se refere. Posso supor apenas...

luis cirilo disse...

Cara Rita:
Quem sabe...fica o desafio.
Caro Rui:
Acho que você tem algum jeito para supor

João Nuno disse...

Força Dr.Cirilo e atento há escolha dos seus pares ! Viu o que deu a má escolha destes ratos e piratas do Concelho fiscal ? Ainda assim naquela direção de Benfiquistas tem elementos com perfil para servir os interesses do Vitória, não teve foi tempo.!Escolha bem, conte com o meu voto.

Jota disse...

Fácil :) almeida e xavier.

luis cirilo disse...

Caro João Nuno:
Obrigado pelo apoio.
Creio que o Vitória precisa mesmo de uma enorme renovação.
Caro Jota:
Errado.

Anónimo disse...

seu texto não me ajudou com o que e queria, eu gostaria de saber o porque que os piratas utilizavam papagaios no obro.

Anónimo disse...

seu texto não me ajudou com o que e queria, eu gostaria de saber o porque que os piratas utilizavam papagaios

luis cirilo disse...

Caro Anonimo:
Não faço ideia