quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Regeneração


Com o processo eleitoral em curso no Vitória são muitas as opiniões que se vão lendo e ouvindo sobre o que é necessário fazer para devolver o clube ao trilho dos sucessos e recuperar o seu lugar de quarto clube português episodicamente perdido para o braga em termos desportivos e apenas desportivos.
E uma das palavras que mais ouço é regeneração.
Regeneração do clube, das práticas administrativas e de gestão, regeneração de pessoas que o dirigem.
E aqui, na regeneração de pessoas, é que me parece que é necessário alguma cautela.
É óbvio e evidente que o Vitória tem sido mal, muito mal mesmo, dirigido em períodos vários da sua história recente.
Se outras provas não existissem bastaria atentar na sua catastrófica situação financeira.
Sendo pois claro que do futuro não podem fazer parte os responsáveis directos de termos chegado ao que chegamos.
Creio que até os próprios terão noção disso.
Mas daí ao sectarismo com que se quer meter toda a gente no mesmo saco vai uma grande distância que gera injustiça e cria fracturas desnecessárias na família vitoriana.
Falo com o á vontade de quem nos últimos dez anos não teve qualquer responsabilidade directiva no clube e por isso sem qualquer problema em admitir que com Pimenta Machado, Vítor Magalhães e Emílio Macedo trabalharam pessoas competentes que deram de si o melhor á instituição.
E que não podem, nem merecem, ser ostracizadas em função de terem participado de órgãos sociais em que foram cometidos erros graves e atentatórios do futuro do clube mas nos quais não tiveram qualquer responsabilidade.
Regenerar?
Sem dúvida.
Mas não esquecendo nunca que o futuro não se constrói sem respeito pelo passado e que nesse passado há quem tenha servido nobremente o Vitória.
Há excepções?
Há.
Os que geriram mal e por isso não podem voltar a funções que não desempenharam a contento.
Mas ter sido dirigente do Vitória não pode, em regra, ser estigma para nenhum vitoriano.
Deve ser, isso sim, motivo de honra e orgulho.
Depois Falamos

13 comentários:

jOSÉfERNANDES disse...

Basicamente concordo com o sr. Luis Cirilo,
Mas é muito diferente alguém demitir-se de uma
Diecção por motivos profissionai ou pessoais, de
quem se demite por discordar do rumo e atrocidades
que estavam a cometer ao Vitória.
Não conheço ninguém das duas listas que se preparam
ao escrutínio. Mas aquelas que directa ou indirectamente
colaboraram com a demissionária direcção, que me recorde
nunca observei, nunca li, nunca ouvi um simples reparo
ou uma pequena critica à mesma durante a sua vigência.
O que move essas pessoas ?
Primeiramente não será a instituição que tantos amamos
certamente

Anónimo disse...

A vossa lista para já não me convence. Pessoas que estiveram na última direcção e outros que pactuara com ela... Júlio Mendes e Isidro Lobo... devem ser os tais notáveis... têm que apresentar muito boas soluções para convencer pessoas como eu e mesmo assim... não quero contribuir para "a continuidade"...

JPO disse...

A actual direcção fez muita asneira.
Muita mesmo.
Agora devemos reconhecer, que também tiveram algumas decisões, muito acertadas, e em alguns casos, contribuiram para o engrandecimento do Vitória.
Poderia aqui citar algumas, mas entendo que não seria elegante faze-lo.
Por isso, nem tudo foi mau.
A nova direcção, certamente também fará asneiras, faltando apenas saber,se serão maiores ou menores...

Anónimo disse...

Anda a tentar lavar a imagem de alguém?
Mesmo dando o benefício da duvida se é ou não responsável directo, essa pessoa não se escapa de ser um dos responsáveis indirectos ou será que agora só se fica com os louros do que aconteceu de bom e a culpa do que aconteceu de mal é dos restantes!!????
Cumplicidade com o que aconteceu é suficiente para se constatar o tipo de pessoa que é e ao que vem...
Muita retórica vai ter de usar Sr. Cirilo...

Anónimo disse...

De certa forma, concordo consigo. Há claramente pessoas de algum valor no clube sendo necessárias manter essa qualidade humana dentro do clube. Mas um departamento absolutamente prioritario para uma mudança radical é o departamento de formação, segue uma linha totalmente oposta à que deve seguir um clube que quer apostar na formação e quer formar talentos. Li um artigo do senhor sobre o centenário do Vitória(2022), artigo esse com ideias claras e que eu, pessoalmente, apoio na totalidade. Desse artigo realço claramente o de achar que obrigatoriamente o VITÓRIA tem que ser um clube formador ( a exemplo do grande barcelona ),claramente que sim, o problema é que na formação do VITÓRIA actualmente, aplica se uma filosofia de jogo e de jogador totalmente oposta à que se aplica no barcelona, aqui infelizmente nao se valoriza o talento, preferindo se em 1º lugar valorizar outros itens como a capacidade fisíca/atletica!!! Nao se valoriza e nao se dá espaço ao miudos com talento para crescerem, optando se sempre por miudos com outras capacidades ( que na formação até ganham jogos mas que na transição para seniores falta lhes o essencial - TALENTO!!! ) Arrisco me dizer Sr Cirilo, conhecendo a formação do VITÓRIA e a sua política, que os génios MESSI, XAVI, INIESTA, ETC ( todos de estatura baixa!!! mas com o essencial = TALENTO ) nao teriam sido jogadores!!! se alguma vez tivessem o azar de caírem na formação do nosso clube porque teriam sido preteridos por jogadores com outras características.É essa a política que impera na nossa formação, assim nao vamos formar jogadores com talento e capazes de jogar na equipa principal e consequentemente realizar encaixes financeiros sempre necessários num clube como nosso. Desculpe este grande texto... Mas este clube tem que de uma vez por todas ser bem gerido com ideias claras e com pessoas competentes a pratica las, coisa que infelizmeente nao acontece. Saudaçoes vitorianas VITÓRIA SEMPRE

luis cirilo disse...

Caro José Fernandes:
Eu não defendo que os responsáveis pela á gestão devam ser branqueados. Apenas entendo que se cometem exageros que não aproveitam ao Vitória. Uma coisa é liderar o clube e/ou mandar nas finanças e no futebol. Outra bem diferente é estar noutras funções ou orgãos.
Caro Anonimo:
Isso da continuidade é apenas um chavão.Esta lista não é de continuidade e as pessoas que refere não são responsáveis pelo estado a que chegou o clube.
Caro JPO:
Quem toma decisões acerta e erra. Esperemos que no futuro os acertos esmaguem os erros.
Caro Anónimo:
Está enganado. Não vou usar retórica nenhuma porque não é preciso. MNas sessões de esclarecimento toda a gente que quiser colocar questões será esclarecida.
Caro Anonimo:
Subscrevo o comentário. E pode ter a certeza que se formos eleitos será na formação a área da "revolução" mais profunda. Temos de ser um clube essencialmente formador/utilizador/vendedor. E a formação será essencial nesse objectivo.

Anónimo disse...

Esqueci me de referir que qualquer política de formação tem que ter o suporte e sensibilidade do treinador principal porque senao vai tudo por agua a baixo, a escolha do treinador principal tem que se basear nesse sentido: uma clara aposta na formação e no seu modelo. É preciso pensar a médio prazo, nao temos condiçoes, infelizmente, para pensar a curto prazo no que ao aspecto desportivo se refere.

Pedro

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
Tem toda a razão. E por isso a organica que vamos implementar,se ganharmos as eleições,passa pela uniformização de todo o futebol. Um vice presidente para o futebol desde as escolas ás duas equipas profissionais. Um director desportivo que vai,em termos tecnico,tutelar todo esses futebol. Uma ligação consistente entre formação e equipas profissionais A e B.

Ricardo Pinto disse...

Como Vitoriano tenho pena que ainda assim se pense.
Sobre o tema de dirigentes da atual direção serem fracos e responsaveis pela deficiente situação do clube ,tenho a certeza que não são todos iguais , falo com conhecimento de causa e por isso reafirmo ainda lá está um que veste e dorme com a nossa camisola ,não teve foi tempo , e quando vejo as listas que conhecemos a não constar o nome dele fico triste e penso, uma vez mais fica o Vitória a perder. No entanto após verificar o elenco das duas listas a sufragio tenho uma certeza voto em Julio Mendes/Luis Cirilo

Anónimo disse...

Concordo com esse tipo de organigrama para o clube, uma clara uniformalização do clube, ou seja, que as pessoas dentro do clube sigam todas uma linha, um rumo, um modelo. Claro que sem as pessoas certas no lugar certo, isto nao funciona!!! Um director desportivo que acima de tudo saiba a realidade do clube e as suas características, que tenha competencia técnica para escolher os seus colaboradores e aí destaco o papel do coordenador técnico para formaçao( Importantissímo!!! )
Outra coisa essencial é a criação de um departamento de prospeçaõ forte, composto preferencialmente por ex jogadores ( a exemplo que acontece nos grandes clubes europeus e em alguns nacionais ) em que a "caça" ao talento seja eficaz. Claro que isto envolve alguns custos, mas um bom departamento de prospeção é o departamento mais rentável que o clube pode ter e que mais proveitos dará, tantos em termos desportivos como no futuro em termos financeiros.
Eu acredito neste clube...
Eu acredito que com uma estrura bem montada, com as pessoas certas nos lugares de decisão técnica capazes, seremos um clube fortissímo a médio/longo prazo. SEREMOS UM CLUBE GANHADOR!
ACREDITO CONVICTAMENTE QUE SIM!

VITÓRIA SEMPRE!


PEDRO

Unknown disse...

JPO, gostava de ouvir algumas. Não me lembro de nenhuma!!!



Caro Luis Cirilo, peço desculpa se já respondeu a esta questão. Mas tenho que saber:


E se ganhar as eleições e depois os Vitorianos rejeitarem a SAD? Demitem-se?


A minha sugestão, porque afinal de contas o que todos queremos é um Vitória melhor e maior, é que apresentem uma alternativa à SAD também. Não estou a dizer para deixarem de lado a ideia de SAD, mas para apresentarem as duas.

Quanto mais não seja para assegurar que não abandonam o navio um mês depois das eleições.


Respeitosamente,
J.S.

Ricardo VSC disse...

Caro Luís Cirilo,

Quero em primeiro lugar defender a minha tese que o VSC não poderá de maneira alguma deixar se ser ambicioso. Defendo que apenas com uma equipa de futebol profissional competitiva e forte poderemos recuperar financeira e desportivamente, ao contrário de alguns que andam para aí a afirmar que não podemos almejar mais do que a luta pela manutenção. Isso seria na minha opinião o fim do VSC como grande clube. Temos de encontrar soluções que nos permitam pelo menos lutar pelos 4 primeiros lugares, sem entrar em loucuras naturalmente.
Gostaria de saber a sua opinião sobre aquilo que pretende também a curto prazo para o VSC, ou seja, na próxima época, porque já sabemos que na sua lista a médio prazo querem um Vitória Campeão.

Felicidades para a sua candidatura

luis cirilo disse...

Caro Ricardo Pinto:
Obrigado pelo apoio. Há sempre forma de os vitorianos,desde que queiram,servirem o Vitória.
~Caro Pedro:
Vamos ter um clube mais organizado, mais forte e mais ambicioso. No futebol e nas modalidades. Mas é preciso que os associados tenham a paciência necessária à construção dessas equipas.
Caro José Silva:
Os vitorianos sabem que se votarem na nossa lista estão a eleger uns orgãos sociais que vão optar por uma SAD para gerir o futebol.
Não me passa pela cabeça que nos elejam e passados uns dias chumbem a SAD. Não faria sentido nenhum.
Caro Ricardo VSC:
A ambição faz parte do ADN vitoriano. Creio que na próxima época isso estará reflectido nas equipas que vão representar o clube. Faremos certamente o maior esforço possivel para que o Vitória lute por posições condizentes com o seu estatuto