segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Aprender com os Erros

Creio que uma vez ultrapassada esta fase conturbadíssima da vida do clube, que se quisermos ser rigorosos dura há quase dez anos sem grandes interrupções, será tempo de os vitorianos reflectirem seriamente sobre a sua relação com o Vitória.
Porque não é normal, e a responsabilidade está muito longe de ser apenas e só dos adeptos, que os últimos três presidentes do clube se tenham visto empurrados pela porta fora ao invés de saírem num tempo por eles programado e desejado.
António Pimenta Machado teve vinte anos de glória a que se seguiram quatro de autêntico calvário.
Por responsabilidade própria, pela natural saturação que tantos anos de presidência provocaram nos adeptos (em especial nos mais jovens que não tinham memória do “antes” de Pimenta Machado) e por uma trama urdida por alguns “grandes” vitorianos que para o derrubarem a qualquer preço não tiverem pejo em colocar em risco o próprio clube.
Não deixa de ser curioso procurar hoje por esses “vitorianos”.
Que escreviam cartas abertas, que faziam queixas na Policia Judiciária, que incendiavam assembleias com violentas diatribes contra Pimenta Machado, que se afligiam perante um passivo de três ou quatro milhões mas que ninguém vê preocupados com o actual que é quatro ou cinco vezes maior.
A seguir apareceu Vítor Magalhães.
Habilmente “vendido” como a solução para todos os males, incensado até ao ridículo por alguns jornalistas e órgãos de comunicação locais, exaltado por ser muito “sério” como se isso fosse mérito e não obrigação de cada cidadão.
De vitoriano é que se não lhe conhecia nada.
Provavelmente por não existir.
A verdade é que a memória que dele existia era a forma exuberante como festejou as eliminações do Vitória aos pés do Moreirense (a que então como agora presidia) em sucessivas eliminatórias da taça de Portugal.
Como se algum dia pudesse ser um bom presidente do Vitória quem tivesse festejado derrotas do clube!
E se manda o rigor reconhecer que a sua chegada ao clube galvanizou os adeptos, fez disparar número de associados e médias de assistência, logrou imediato apuramento europeu depressa se constatou que nunca entendera a realidade do Vitória e a grandeza intrínseca do clube.
Do Coliseu à rocha Tarpeia foi apenas um passo e da Liga Europa passamos á então chamada Vitalis.
Contestadíssimo por muitos dos que anteriormente o aclamavam, viu-se constrangido a abandonar o barco sem honra nem glória deixando a equipa de futebol em 11º lugar na divisão de honra.
E chegou Emílio Macedo.
Que subiu de divisão quando já poucos o acreditavam possível (excepto um senhor chamado Manuel Cajuda e os sempre fieis adeptos!) e na época seguinte conseguiu um inédito apuramento para a pré eliminatória da champions.
Tudo isto sem nunca conseguir cair nas boas graças da maioria dos associados.
Como se constatava nas Assembleias Gerais.
De lá para cá, da eliminação incompetente e absurda aos pés de um Basileia perfeitamente ao nosso alcance até aos dias de hoje, foi um permanente degradar da imagem e credibilidade de Emílio Macedo.
Com a originalidade de mesmo assim ter sido reeleito em Março de 2010 (pese embora a lista concorrente se ter fartado de avisar os vitorianos para o que aí vinha se reelegessem os órgãos sociais), com 61% dos votos, por muitos dos que hoje o contestam abertamente.
Tal como com Pimenta Machado e Vítor Magalhães foi da sua base social de apoio que saíram os maiores contestatários.
Três presidentes, três histórias de sucesso (muito maior o de Pimenta Machado como é óbvio porque desportivo mas também patrimonial) que acabaram em saídas pela porta pequena em conflito aberto com os sócios.
Naquilo que é um claro aviso ao próximo presidente.
Mas também aos sócios.
Ao presidente porque não pode cometer os erros dos seus antecessores.
Aos sócios porque os dois últimos presidentes foram a demonstração clara que não pode ser eleito quem não for de puro ADN vitoriano e capaz de compreender o clube em toda a sua plenitude.
Se os sócios se compenetrarem disso e o eleito for capaz de interpretar essa vontade associativa de catapultar o clube para os seus verdadeiros patamares, creio que com uma gestão rigorosa, o apoio dos adeptos e o compromisso dos eleitos em dizerem sempre a verdade à família vitoriana estarão reunidas as condições para devolver a paz ao clube.
Tornando muito mais importante o estender a mão do que o apontar o dedo que tem caracterizado os nossos últimos anos!
Depois Falamos

30 comentários:

Afonso disse...

Só existe uma maneira de um "Presidente" de um clube poder vingar.
O Presidente da Mesa da Assembleia e seus pares, o Presidente do Conselho Fiscal e seus pares serem totalmente independentes do Presidente da Direção.
O Rigor pelo Estatutos e a Fiscalização do atos do Presidente da Direção têm de partir de dentro das estruturas do clube.
Porque se assim não for, sujeitamos nos de o Presidente da Direção não ter o "Contraditório" dentro da Sede, mas sim a solidariedade institucional.

Anónimo disse...

Puro ADN vitoriano? entao ta excluido meu caro luis, pois alguns componentes azuis do seu ADN nao o permitem preencher os requisitos..

José Pinto -SM Conde disse...

Falar é fácil.

Anónimo disse...

Já foram!! Vamos Vitória!! Vamos Cirilo. Eu vou a Aveiro!!!

Anónimo disse...

19 milhoes!!!

Anónimo disse...

Dos 3 últimos presidentes a postura que mais apreciei foi a de V.Magalhães.

Nenhum dos 3 era vitoriano, por isso, discordo das criticas que faz ao homem de Moreira, que teve a arrumar o caos administrativo, contabilistico, estrutural em que o seu ex-amigo PM deixou o VITÓRIA.
A falha de VM foi não estar preparado para a grandeza do clube (quem dos 3 esteve?; não esquecer que a média classificativa de PM em 24 anos é o honroso 7º lugar...), com titulos (zero). A supertaça como finalista vencido é um troféu menor. Assim tipo Taça da Liga, pouco menos...

Quanto à forma como foi derrubado PM, dado o estado ditatorial e a teimosia (algumas semelhanças com EMS) como é que saiamos daquele "autêntico calvário"?

Quanto a si, sr. Luis Cirilo, saiba levar à prática as palavras que tem proferido.

Apresente sem demora o seu projecto e promova, por favor, o debate de ideias para o nosso clube.

Espero que ainda possamos vamos voltar a sorrir e a gritar "Vitória, Vitória, Vitória"

Amadeu

luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luis cirilo disse...

Caro Afonso:
Uma profunda reforma estatutária,nomeadamente prevendo a "democratização" do conselho vitoriano,é urgente e inadiável.
Não acho que o contraditório deva vir dos orgãos sociais mas entendo que a Mesa da AG deve ser totalmente independente do executivo.
Caro Anónimo:
Sem comentários.
Há palermices que nem resposta merecem.
Caro José Pinto:
Mais fácil é ficar calado.
Não se desagrada a ninguém e podem-se navegar todas as marés.
Caro Anónimo:
Aveiro deve ser a priemira etapa de um longo percurso vitoriano.
Caro Anónimo:
Infelizmente deve ser mais.
Caro Amadeu:
Não sou ex amigo de Pimenta Machado nem sequer entendo que ele deva ser avaliado pelos ultimos anos de mandato.
Porque há toda uma obra que ficou e que nos dá uma dimensão que de outra forma nunca teriamos.
Quanto ás classificações é verdade que podiam ter sido melhores mas ainda assim fomos muitas vezes ás competições europeias.
E não esqueça que Pimenta Machado teve pela frente um Boavista no auge dos seu poder de bastidores.
Mas agora o que importa é o futuro.
E devolvermos a alegria a um clube que anda triste à demasiado tempo

Vitória até morrer!!!!!!!!!!!!!!!! disse...

Boa noite, caro Luís Círilo.Quero fazer-lhe uma pergunta muita clara e direta.Agora que , graças a Deus, nos vimos livres dos lampiões, quando é que vai apresentar a sua equipa e o seu projeto.Acho que está na hora de teclar menos e agir mais.Cumprimentos vitorianos.Vitória até morrer!!!!!!!!!!!!!!!!

Vitória até morrer!!!!!!!!!!!!!!!! disse...

Boa noite, caro Luís Círilo.Quero fazer-lhe uma pergunta muita clara e direta.Agora que , graças a Deus, nos vimos livres dos lampiões, quando é que vai apresentar a sua equipa e o seu projeto.Acho que está na hora de teclar menos e agir mais.Cumprimentos vitorianos.Vitória até morrer!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Palermices corroboradas por um seu colega de escola...mas pronto...felizmente sao palermices partilhadas por muitos outros vitorianos atentos

Anónimo disse...

Pressinto que será uma noite longa a de hoje; a incerteza e a esperança invadem lado a lado a nossa cidade.
O que mais me motiva na sua candidatura é a coragem que demonstra ao encarar o Vitória tal como Ele é: Grande!
Espero sinceramente que o senhor consiga projecta esta grandeza além-vitorianos.
Não podemos ter medo de dar o salto!

MD

Ricardo Campos disse...

o milo fugiu!!
força sr Cirilo, o Vitoria precisa de si.

Anónimo disse...

Caro Presidente, não permita que "anónimos" escrevam comentários na sua página.

Da-lhes liberdade para soltarem a sua estupidez.

Força Vitória! Vamos a eles! força Presidente!

1128

Unknown disse...

Caro Luís Cirilo, venho por este meio desejar-lhe as maiores felicidades na árdua caminhada que se avizinha. Tive a oportunidade de partilhar o transporte consigo para o Jamor e sei que partilha uma das qualidades fundamentais para ser bem sucedido no VSC, ser Vitoriano. No entanto, convém não perder de vista, numa altura em que se fala de um passivo na ordem dos 20 milhões e com a iminência do não cumprimento de requisitos para a inscrição na liga para o próximo ano, que o Vitorianismo não é suficiente, é preciso alguém com arcaboiço financeiro que possa, junto da banca, desbloquear a curto prazo a situação dramática que, aparentemente, o VSC vive. A SAD pode ser um caminho futuro embora considere que nestas condições económicas, que afectam Portugal, a Europa e o Mundo, não haveria pior altura para tal mas se não houver alternativa, lá terá que ser... Mas, como disse, isso não resolve os graves e imediatos problemas do VSC... De qualquer forma permito-me dar-lhe um conselho: peça ajuda aos Vitorianos, fundamentalmente os jovens que ainda não estão tolhidos pela desesperança motivada por anos de corrupção neste nosso triste futebol, pois eles possuem o valor mais importante para a "ressurreição" do clube, a esperança e muitos existirão que a isso aliam a competência e estão dispostos a tudo pelo clube. Um abraço e boa sorte pois o seu sucesso é o sucesso de todos nós.

Jorge Machado disse...

Bom dia,
depois de ontem se saber que o clube vai efectivamente de novo a eleições urge aparecer rapidamente os projectos para que os Vitorianos desta vez possa de facto escolher uma direcção com base em ideias e não em pessoas, "figuras" há muitas mas ideias pouco se vê e nesta altura delicada é o que mais se precisa, fico à espera para ver se o Sr. Cirilo avança ou não e com que projecto, Um Abraço.

Rui Cordeiro da Silva disse...

"Aos sócios porque os dois últimos presidentes foram a demonstração clara que não pode ser eleito quem não for de puro ADN vitoriano e capaz de compreender o clube em toda a sua plenitude."

Esperemos que quem venha a ganhar as eleições se lembre disso...e de não querer uma SAD no Vitória!

O Vitória é e tem de ser dos sócios! E só deles!!!

Paulo Pinto disse...

Boas tardes Sr. Cirilo. Está pronto a avançar? Em caso afirmativo; alargue a direcção a todos os verdadeiros vitorianos. Não apenas aos de Guimarães. Também aos de Fafe, aos de Felgueiras, aos de Celorico, aos de S. Tirso, etc.
Ass: Sócio N.º 8 677

o grande disse...

Boa noite.
Foi verdadeiramente um alívio ver a direcção de EMS afastada. Aparte de serem boas pessoas e bem intencionadas, facto que não duvido, não se mostraram competentes na função para a qual foram eleitas e, por isso, é com regozijo que os vejo fora dela.

Agora, resta colocar no poder alguém com capacidade para tal.

Lembro que, para ser um bom gestor, não é necessário ser pessoalmente uma sumidade em todas as vertentes do 'negócio', mas sim ter a capacidade de escolher quem o seja para o rodear e formar, assim, uma equipa de topo.

Como já foi aqui dito, é necessário "curar a ferida", tanto no orgulho como no bolso do nosso VSC.

Tenho muito para dizer, mas vou cingir-me ao essencial, que é o assunto mesmo muito importante: A SAD
- embora não seja perito em contabilidade ou qualquer ciência aproximada, a minha experiência mostra-me que todas as SADs estão falidas e algumas fizeram mesmo desaparecer a instituição que representavam pouco depois da sua implementação.
É certo que a sua implementação no Vitória seria uma injecção instantânea de capital extremamente apetecível para a sanidade financeira do clube, como que uma cura milagreira. No papel, o seu mentor pareceria um herói. Mas, no fundo, trata-se de banha da cobra e esse herói traria a ruína ao clube. Extinto o capital injectado nesse momento inicial, o resultado seria terrivelmente ruinoso.

Deixo ainda aqui 2 perguntas de quem nada percebe de finanças:
- nenhuma SAD melhorou, por si, a situação da instituição a longo prazo. Quando o modelo se prova falhado por toda a gente, vamos nós implementá-lo?
- se todos os abutres desportivos pressionam o VSC para a formação de uma SAD, como se viu nas "conferências vitorianas" é porque lhes interessa esse caminho, logo, para o clube, não sairá nada de bom.

Anonimus disse...

Caríssimo Luís Cirilo. Chegou a "Hora" de passar das palavras aos actos.Creio mesmo que será a única oportunidade de V.Exa. "MOSTRAR" o tal "VITORIANO" que existe dentro de si. Acredite que embora não concorde consigo em algumas "grandes" coisas,espero para o ver PRESIDENTE do VSC.Quero ver, do discurso à realidade, quantos "metros" vão.
Quando falar de Vitor Magalhães,diga a verdade ou pensa que eu não a sei? Era bom que todos os VITORIANOS a soubessem para que seja feita justiça"!
E mais não digo... depois falamos.

WhiteShadow disse...

Caro Luís Cirilo. Com toda a frontalidade e honestidade gostava de lhe perguntar duas coisas:

- Já começam a existir alguns rumores de que não formará uma lista com o caro Luís como candidato a presidente. Esses rumores são falsos? Assume aqui claramente que irá ser candidato como presidente e irá formar uma lista?

- Numa crónica neste mesmo blog sobre a formação ou não de SAD, o caro Luís assumiu-se frontalmente contra SAD e argumentou de forma dura contra este modelo (basta ler os últimos 4 parágrafos). Noto que nesta altura já se tinha assumido como candidato. Hoje já admite uma candidatura com SAD, apesar de ter passado menos de um mês e de até ter dito que os 19 milhões de passivo não o supreendem. Em que ficamos? Ninguém o obrigou a ser tão incisivo na defesa da opção "Não à SAD" e nem sequer estou a defender ou não a sua criação. Mas desagrada-me esta inflexão tão grande no seu discurso em tão pouco tempo.

Amadeu disse...

Sr. Luis Cirilo, não estou a gostar do que estou a ouvir: http://www.guimaraesdigital.com/index.php?a=noticias&id=47241

Não é que parece o demissionário EMS em ação?

Então ainda há meia duzia de dias (19.Jan) dizia "Caro Anónimo: Tem razão. Uma SAD seria (será?) admissivel num cenário totalmente diferente. Com um clube reabilitado desportiva e financeiramente." (http://depoisfalamos.blogspot.com/2012/01/sad-ou-nao-sad.html)

O que justifica a SUBITA mudança de opinião?

Assim, fica dificil de lhe confiar os destinos do Vitória.

E não terá também mudado de opinião quantos à composição da sua lista, como sendo exclusivamente composta por Vitorianos de "longa data" e de ADN puro?

E quanto a esta visão (http://www.vitoriagrande.org/index.php?option=com_content&view=article&id=1107:cronica-passou-a-doenca-aguentamos-a-cura&catid=27:cronicas) da atual situação? Há algum fundo de verdade?

Podemos mesmo estar descansados? Estou ainda mais preocupado!

Amadeu

luis cirilo disse...

Caro Vitória até morrer:
Projecto e candidatos serão apresentados a tempo de os vitorianos os poderem avaliar ponderadamente. Há coisas importantes para fazer antes.
Caro Anónimo:
São palermices e calunias.
E fazer afirmações destas,anonimamente e citando obscuros e inexistentes colegas de escola,visam apenas caluniar.
Caro MD:
Acredito que com bom senso e sentido da responsabilidade podemos levar este grande clube a bom porto.
Caro Ricardo:
O Vitória precisa de todos os vitorianos.
Caro Anónimo:
Obrigado pelo incentivo. Desde que não sejam ultrapassados os limites vou publicando alguns comentários de anónimos.

luis cirilo disse...

Caro João Meireles:
Agradeço as suas palavras e os conselhos muito sensatos que deixou no comentário. É minha intenção contribuir para um Vitória diferente para bem melhor. E certamente que apostar em jovens dirigentes é um passo essencial dessa mudança.
Quanto á SAD reitero que não é o meu modelo preferido de gestão. MAs a realidade financeira do clube é arrepiante.
Caro Jorge Machado:
É claro que daqui até 1 de Março é o tempo de aparecerem candidatos e projectos.
Vai ver que a espera vale a pena.
Caro Rui:
Creio que a questão do ADN é essencial para que os vitorianos se sintam representados por um deles.
Quanto à SAD o futuro dirá.
Caro Paulo Pinto:
Uma sugestão a levar em conta sem duvida.
Caro o grande:
É evidente que os perfis presidencialistas no Vitória estão condenados. O próximopresidente terá de ser um lider para fora e um corrodenador de tarefas para dentro.
Quanto à SAD entendo que só deverá ser criada face à inexistência de alternativas.
Sendo certo que o Vitória ,se decidir por essa via, pode ter condições muito interessantes para o fazer.
É que o nosso "barco" não é tão grande coo uns nem tão pequeno como outros.

luis cirilo disse...

Caro silva.
Não sei a que verdade se refere quando fala de Vítor Magalhães. Mas tem este espaço à sua disposição se entender revelá-la.
Quanto ao mostrar o vitoriano que sou desiluda-se. Se for para o Vitória não é para provar nada a ninguém. Será para com uma boa equipa de gestão financeira e desportiva fazer deste clube aquilo que ele já podia ser à muito tempo.
Caro White Shadow:
Rumores e boatos não vou perder tempo com eles.
É minha intenção levar a cabo aquilo que disse na AG de 28 de Outubro.
Candidatar-me a presidente num projecto que não é contra ninguém mas pelo Vitória.
Quanto à SAD não estou arrependido do que escrevi.
Continuo a preferir a gestão tradicional do clube mas com a necessária profissionalização de alguns dirigentes.
Acontece que desde que escrevi esse artigo sucederam três coisas:
1)os clubes por força de lei a aprovar no parlamento até fianl deste mês vão ter de optar entre SAD e SDUQ. A gestão tradicional está posta de lado.
2) Tenho aprofundado (e de que maneira...) o meu conhecimento sobre a realidade económico-financeira do clube que é simplesmente arrepiante.
3)Existe a efectiva possibilidade de um investidor estrangeiro poder fazer uma aposta fortissima no Vitória que nos projecte para patamares competitvos que de outra forma poderemos levar vários anos a chegar lá.
E tudo isso me faz reflectir.
Porque mais importante do que as minhas convicções sobre modelos de gestão é o superior interesse do Vitória.
Atempadamente,para quem tiver de votar,direi claramente qual o caminho que me parece melhor.
Caro Amadeu:
Quanto á SAD creio que está tudo dito na resposta ao White Shadow.
Quanto á listanão mudo uma virgula.
Creio que pode estar tão descansado quanto a actual situação do clube o permite

WhiteShadow disse...

Agradeço a resposta pronta, mesmo que não concorde completamente com todo o seu conteúdo. Aguardarei agora com ansiedade pelas "cenas dos próximos capítulos" (não me refiro apenas à sua candidatura mas a toda a envolvência social e humana do Vitória, com as "novidades" e verdades que vão surgindo à superfícies.

Cumprimentos vitorianos e uma boa noite.

Paulo disse...

Infelizmente caminhamos para entregar o clube aos tubarões, e até o Sr. Cirilo ja virou a cassete para a música da SAD. Muito má esta inflexão Sr. Cirilo, desilusão completa.
Na minha opinião, ou aparece um peso pesado vimaranense que seja respeitado pelos sócios e tenha disponibilidade para dar 3 ou 4 anos ao clube e o endireite, ou então o próximo passo em frente e para o abismo.

Rui disse...

Caro Cirilo, desejo-te as maiores felicidades na candidatura que vais abraçar.
O Norte precisa de um Vitória forte.
Sempre ao dispor.

Miguel Sampaio disse...

o que me parece é que ha pessoas que sao contra a SAD so porque sim. Eu pessoalmente PREFERIA nao ter-mos de criar uma SAD, mas pelo que vejo e pelo que entendi do que o Sr Cirilo Explicou é que pode nao haver outra alternativa. Se por lei, tivermos que optar por SAD ou SDUQ, e se a que der mais garantias ao Vitoria for a SAD entao deixem de ser casmurros e comecem a pensar no bem do Vitoria e nao sejam (citando o nosso ilustre PM) piegas. Eu quero um vitoria de titulos de conquistas, de gloras. Nao quero so dizer SOMOS UNICOS, e o Vitoria é um clube especial e o Vitoria é tudo, mas quando me perguntarem quantos titulos temos eu fico sem resposta.


Força Luis Cirilo

Por um Vitoria de conquistas...Assim nos fez o D. Afonso Henriques...

luis cirilo disse...

Caro White Shadow:
Espero estar a seguir o melhor caminho para o Vitória. Mas não sou dogmático nem tenho a presunção da infalibilidade. Por isso tenho ouvi muita gente na tentativa de perceber o melhor possivel o que pensam e desejam os adeptos.
E esta questão da SAD apenas surge face ao descalabro financeiro.
Caro Paulo:
Espero provar-lhe que está enganado.
è que há pesos pesados que rapidamente se transformam em lastro.
Caro Rui:
Muito obrigado.
Vamos ver o que se pode fazer neste cenário tão dificil.
Caro Miguel:
Exactamente.
Precisamos de ganhar para podermos crescer a todos os niveis.
E uma SAD bem feita pode ser um instrumento para isso.
Acredite que já tenho saudades de um Vitória a quem todos tinham respeito