segunda-feira, setembro 19, 2011

O Velho Derby

Joga-se hoje o mais antigo derby do futebol português.
Aquele que já o era antes de o ser.
De facto a ancestral rivalidade entre Guimarães e Braga manifestou-se ao longo dos séculos de muitas formas sendo que tem actualmente como face mais visível os jogos entre Vitória Sport Clube e Sporting Clube de Braga.
Espera-se um jogo à altura da história e do passado de cada um dos clubes.
Intenso,rijo,bem disputado,bem arbitrado e em que o Vitória saia vencedor como é normalíssimo nas visitas dos bracarenses aos estádio que o Vitória foi utilizando ao longo destes anos.
É inegável que o balanço desta ultima década é mais favorável a visitantes que a visitados.
Seria um acto de pura cegueira negá-lo.
Tal como é certo que a vantagem vitoriana no conjunto de quase 90 anos de jogos entre ambos é inequívoca.
Mas isso é História.
A realidade de hoje mostra-nos um Braga em boa forma,dotado de bons jogadores,com um treinador da nova vaga que se vem impondo pela forma como coloca as suas equipas com posturas de ataque.
E um Vitória sedento de recuperar tempo perdido (uma década diria),bem treinado por um homem que também ele gosta de jogar ao ataque,com um plantel de boa qualidade (em Dezembro precisa de dois retoquezinhos)e uns adeptos que ao longo de 90 anos foram sempre mais e melhores que os do adversário.
É que por cá actualizam-se os números de sócio e não se pratica a "pesca de arrasto" junto de infantários e escolas.
Acredito que hoje,uma vez mais,o Vitória vai ser melhor e vai ganhar o jogo.
Depois Falamos

18 comentários:

Ricardo Campos disse...

como Nortenho tenho que desejar boa sorte ás duas equipas, e no fim que ganhe a melhor.

Anónimo disse...

Boas Dr.

De fato os números dizem tudo e segundo o que li será assim:
37 Vitórias
13 Empates
7 Derrotas

Não será preciso ser especialista em matemática para notar a diferença esmagadora de vitórias do Vitória. E os números pecarão por escassos porque estes senhores que recebemos hoje em casa andaram muitos anos pela segunda divisão e apenas podiam acompanhar os nossos jogos pelos jornais de então e posteriormente pela televisão. A diferença de presenças na primeira liga é também significativa a nosso favor. Outros items há, tal como os que referiu, mas todos com superioridade nossa. A única verdadeira exceção são os resultados das últimas três épocas mais a época em que descemos. Em todo o resto comparar o Braga com o Vitória será, como diria o meu falecido pai, querer "comparar o olho do traseiro com as férias de Agosto". É que não tem nada a ver.
Logo não espero mais nada que uma vitória de preferência expressiva, tipo 3-0.

Abraço

Jorge Nuno Folhadela

...E ó Vitória vamos a eles...

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
E que o Vitória seja melhor,digo eu!
Caro Jorge Folhadela:
Assim é.
São histórias incomparáveis.Espero que hoje(acredito que sim)o Vitória alargue a diferença a seu favôr nestes derbys.

Anónimo disse...

Claro, Folhadela, falta saber os números dos jogos em casa do SCBraga. Falta saber que títulos tem o VSC e os que o Braga têm.
De facto, olho do traseiro e Agosto nada têm a ver...

Pesca de arrasto e escolas?? Olha para dentro antes de falar dos outros, Dr. Cirilo. A memória, quando convém, é curta...

Anónimo disse...

Por amor de Deus, toda a gente sabe que entre adeptos Vimaranenses e Bracarenses não pode existir comparação. Quando temos um Vitória que quando está mal tem assistências em média de 10 000 a 13 000 pessoas e o Sporting de Braga na mesma situação tem entre 5 000 a 7 000 nota-se uma diferença bastante visível. Já para não falar dos bons tempos do Vitória em que a média ronda os 25 000 a 30 000 pessoas. Bem diferente do rival da Sé.

Quanto à última década, penso que está errado. Acho que se podia alargar às duas últimas décadas em que o vitória tinha muito mais a ganhar e desperdiçou esse tempo.

Aproveitou a última década o Sporting de Braga. Infelizmente foi o primeiro mas ainda bem que foi um dos dois pois acredito numa luta pelo título no Minho entre estas duas equipas para deixar os "mesmos de sempre" a olhar de uma forma diferente para estas duas equipas.

Logo Força Vitória, Manter a tradição.

Nuno Francisco de Sousa

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
De facto é preciso olhar para os números.
Total de jogos entre ambos: 104.
Vitórias do Vitoria:45
Vitórias do Braga: 37
Empates:22
Golos marcados VSC:145
Golos marcados SCB: 126.
Triunfos do Vitoria em Braga: 10
Triunfos do Braga em Guimarães: 5
Contra factos não há argumentos.
Caro Nuno Sousa:
Quanto a adeptos é como diz.
Acreescento que nós na II Liga tinhamos o dobro da assistência média do SCB a jogar para a Europa.

Anónimo disse...

contra factos não há argumentos??...esses dados demonstram apenas equilíbrio, e nenhuma vantagem esmagadora...

Anónimo disse...

não olhe a estatísticas, que por acaso não são nada de especial, quem lê o que diz e depois vê essas estatísticas só se pode rir da realidade distorcida em que vive! olhe para troféus conquistados, estatuto nacional e internacional, qualidade demonstrada,etc...e faça as contas realisticamente falando

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Equilibrio?
Do meu ponto de vista a vantagem do Vitória é clara.
A que acresce,já agora, o facto de ter mais onze presenças na I liga do que o Braga.
Fazer contas a troféus do Braga é fácil.
Tem uma taça de Portugal.
Quanto ao estatuto internacional certamente que Mourinho,Guardiola,Ferguson,etc nem dormem com medo de clube com tão grande estatuto.

Anónimo disse...

então que falar do seu clube a esses treinadores!...é que o Braga eles conhecem, (o guardiola até já viajou num avião com as cores do braga) agora do seu clube, além de nem o nome saberem pronunciar (à excepção do mourinho) devem perguntar se é fictício ou se estão a falar de uma marca de detergente tal é o conhecimento e projecção que tem...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Olhe que na Europa do futebol nem todos são ignorantes como uns "patos bravos" que por lá apareceram a pensarem que já era tudo deles.

pedro seles disse...

equipas como a sua há muitas...vivem dos "ses" e dos "quases" e agarram-se a isso como verdades imputáveis.

quase que ganham, quase que vão à champions, quase que fazem boa figura, quase que ganham a taça de portugal, quase que entram na liga europa, quase que os conhecem além fronteiras, quase que praticam bom futebol, quase que não batem nos próprios jogadores, quase que tinham um relvado digno desse nome

Anónimo disse...

"patos bravos" que por lá apareceram a pensarem que já era tudo deles

deve estar a falar daqueles da "remontada" e companhia lda...

Al buen papel rojiblanco contribuyó lo suyo el Vitoria, que tiró la línea como un juvenil. No hubo ni rastro del espíritu guerrero al que apeló el club de Guimaraes en la previa, ni en la grada ni en el césped.

luis cirilo disse...

Caro Pedro Seles:
Quase eramos piores que o Braga já agora.
Caro Anónimo:
Não.
Referia-me a um clube numa tremenda confusão de identidade entre o passdo benfiquista/sportinguista e o presente de alinhamento portista que por lá andou a época passada.
Mas como se diz por aí:
ابتلاع لا تجعل الربيع

Anónimo disse...

nem o contexto em espanhol percebeu?...é referente à "remontada" no jornal A MARCA, muito se riram os vossos conterrâneos das figurinhas que são

esse dialecto que escreveu deve estar habituado, tal é a quantidade de jogadores do Magrebe que povoam o seu clube, deve ser o hábito, só demonstra pluralidade e um abrir os olhos a novas culturas

e como se diz por aí "somos únicos" mas devem ser mesmo os únicos que vivem numa realidade inexistente e que só é explicada por mentalidades retardadas e com um complexo de inferioridade tremendo. deixe lá, o seu clube de bairro e os adeptos hão de ser sempre assim. mas espere pelo futuro, já percebi que gosta muito de esperar pelo futuro, porque no futuro todos os clubes vão desaparecer e o seu vai jogar sozinho (como parece que joga sempre nas vossas mentes)

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Percebeu o comentário em árabe?
Não me admira.
Quanto ao resto são delirios de adeptos que vivem num permanente complexo de inferioridade face ao Vitória.

Anónimo disse...

o seu conceito de inferioridade está um pouco de pernas para o ar, pode ser que com o passar do tempo lá vá, ...então que falar do seu complexo de inferioridade, é mesmo muito grande, falar do SCB deixa-o muito agastado pelo que vejo...quando não sabe o que responder divaga para mais um cantinho da realidade clubistica distorcida em que vive

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Contentemo-nos com o que cada um tem.
Eu estou contente com o Vitória!