terça-feira, setembro 20, 2011

Bom ou Mau ?

Foto: www.vitoriasc.pt
É uma pergunta para a qual ainda não encontrei resposta cabal.
A primeira tentação é dizer que foi um mau resultado.
Porque não ganhar um derby nunca é bom e o Vitória esteve na frente do marcador durante tempo suficiente para se acalentar a esperança num triunfo.
Por esse prisma foi um mau resultado.
Por outro importa reconhecer que o Braga dominou grande parte do jogo (embora ás vezes um domínio mais consentido que imposto),atacou mais e rematou á baliza um número superior de vezes.
E pese embora o sector defensivo dos bracarenses seja inferior ao da época passada a verdade é que do meio campo para a frente tem argumentos muito fortes em quantidade e qualidade.
E por esse prisma o resultado acabou por ser bom.
Porque temos todos a sensação que se o jogo demorasse mais um bocado o Braga acabaria,provavelmente,por vencer.
Razões para tal?
Não é nenhum crime de lesa pátria reconhecer que neste momento o Braga tem um plantel globalmente mais forte e uma equipa mais entrosada que o Vitória que ainda está em fase de transição dos processos e conceitos de Manuel Machado para Rui Vitória.
E isso foi patente em vários momentos do jogo e nas substituições onde o técnico vitoriano não foi nada feliz.
Porque os jogadores que entraram não só não trouxeram nada de positivo,do meu ponto de vista, como ainda fizeram a equipa perder solidez e alguma qualidade no meio campo e nos processos ofensivos.
Sendo certo que a equipa passou o jogo a "lembrar-se " de Pedro Mendes.
Por isso acho que o empate não sendo bom também não foi mau.
Certo ,certo, é que Rui Vitória tem muito que trabalhar nesta equipa.
Felizmente com "matéria prima" que permite esperar por melhorias acentuadas.
Depois Falamos.

P.S. Sem viagens de comboio gratuitas e bilhetes oferecidos os adeptos do Braga deram uma imagem clara da sua realidade.
Entusiastas mas...muito poucos.
Nisso já voltamos ao normal.

25 comentários:

Anónimo disse...

E dos horários, não há que falar? Quem quisesse ir a esse jogo, tinha que pedir a tarde ao patrão... Ou isso só serve para os de trás do picoto??

E dos petardos ao gr adversário, não fala? E dos telemóveis (mais uma x) atirados aos jogadores contrários? E das agressões bárbaras, cobardes, em grupo, com bastões,soqueiras e afins, não fala?? Muitos P.S. haveria aqui para fazer...

Bracarus1921 disse...

Caros adeptos desse clube,

Enquanto nós a 25 euros ( Bilhete + Viagem), levamos 1000 adeptos, vocês mesmo com bilhetes arranjados em Vizela nem 100 tiveram cá. O vosso paleio em relação aos adeptos já só cola por essas bandas. Em campo é o que se vê, nas bancadas já ninguém vos ouve.

Tristeza barata a vossa, já nem em casa são superiores, defendem aquilo que vos caiu do Céu, e como você diz, e bem, mais dez minutos já era o vosso pontinho!!

Não tarda, acho que já nem sabem o que dizer de tal evidência de superioridade da nossa parte. Só falta o Fernando Meira e ficam com a vossa equipa de eleição. Cada vez mais acredito, que este Vitória é mais uma sombra de tempos que nada conquistou.

Bem haja adeptos de Braga, que mesmo agredidos, e com marcas feitas por cobardes e marginais, se fizeram à Guerra e não se deixaram intimidar.

Sporting de Braga Sempre!!

Braga....Ainda Portugal não existia,já eramos Capital neste Mundo!!

Ricoca disse...

Caro Luis Cirilo:
Nao vale a pena estarmos a tapar o sol com a peneira.
Tendo em conta que o adversario foi superior, acho que é um bom resultado.
Em relaçao ao jogo está tudo dito.
Já em relaçao ao Vitoria,que é afinal o que interessa, e contrariamente ao que diz, nao acho que tenha "materia prima"para mais do que isto.
Muito mais do que isto só mesmo os adeptos.

José Duarte disse...

Verifico que houve mudança de nome no técnico à frente dos nossos jogadores. O Braga não é o Beira-Mar... mas no próximo jogo, contra o Marítimo, vou aferir melhor - independentemente do resultado - se há ou não nova edição de machadês.

Estou desolado por termos perdido dois pontos perfeitamente ao nosso alcance, apesar da superioridade dos nossos vizinhos.

Marco Ribeiro disse...

Incomodou-me a segunda parte do Vitória.

Não gostei das exibições de Faouzi, Paulo Sérgio e Toscano ontem.

Preocupa-me que a equipa pareça ter menor tranquilidade a jogar no seu estádio.

Alberto Sá disse...

Do jogo de ontem, há alguns aspectos que me causam 'espécie':

um, é que a equipa ainda joga à Manuel Machado. Os processos são os mesmos, as transições ofensivas, o despachar a bola desde o Nilson ao Edgar, a esperar ganhar nas alturas e dar ao jogador em apoio (quando calha bem). As alterações na constituição da equipa devem-se mais aos condicionalismos normais (castigos ou lesões) do que propriamente a uma estratégia de fundo. Não subscrevo a tese de que o VSC está diferente para melhor, embore goste mais do discurso do Rui Vitória do que do MM pelo tom motivador que emprega (e aqui, sim, há melhorias);

Só que, o discurso deve ser coerente com a prática, sob pena de se esvaziar e perder valor. E pelo que se viu ontem, Rui Vitória não conseguiu transmitir para dentro de campo, com as suas decisões técnicas, o empolgamento que evidencia nos discursos.
E esta é outra ideia, julgo que Manuel Machado acertava mais nas substituições do que tem feito Rui Vitória, que tem revelado falta de ambição e acerto, ao contrário do que apregoa, precisamente. Já na Luz foi tardia a entrada de Soudani, e ontem, bem, basta atentar nas declarações de Nuno Assis no 'flash interview', como que a dizer: "-Ó Rui, assim não ganhamos...". E este é o problema: os jogadores podem ser limitados na articulação das ideias (embora nem todos o sejam), mas não são tão parvos a ponto de não percebem os sinais que vêm do banco: e os de ontem, foram de receio, o da resignação por sermos mais fracos.

Pelo modo como Rui Vitória leu o jogo, posicionou o Vitória no seu campeonato, o da luta das vagas sobrantes para a Liga Europa (se chegarmos a 5º classificado seremos campeões nessa nossa resignação).

Confesso que não gostei.
Outro sinal dado de incoerência: se Targino não era opção a ponto de ser relegado para a bancada (e viu-se bem porquê!), como é que ainda chegou a jogar? Qual o sinal dado a Barrientos e a Soudani? Não se percebe porque não entraram... As palavras de Rui Vitória podem ser floreadas, mas não é assim que motivam os jogadores... nem a nós (digo eu, pelo menos).

Como é que é possível continuarem a desperdiçar contra-ataques daquela maneira tão desplicente, enervante e amadora? É do relvado? Ou eles são mesmo fraquinhos pelo que nos devemos contentar, de facto, com o melhor até ao 5º lugar, lutando com Marítimo, Nacional, Paços de Ferreira e afins? É que se for para isto, não vale a pena apelar para enchermos o estádio (outra incoerência...). E se a Direcção achar que assim está bem, então que se dedique ao Moreirense e ceda o lugar a outros com mais arrojo e ambição!

O nosso rival para lá de Morreira não se resignou! Este é o único exemplo que devemos retirar do sucesso que atravessa.

Manuel disse...

Horário muito mau, sem dúvida, mas que prejudicou adeptos de ambas as equipas. Proporcionalmente, claro: se considerarmos que terá havido 20% de pessoas que gostariam de ir e não puderam (foi o meu caso e de pelo menos mais um familiar), significava mais uns 4000 vitorianos e uns 80 bracarenses.
Sempre compunha as bancadas.

ricardo disse...

" Sem viagens de comboio gratuitas e bilhetes oferecidos os adeptos do Braga deram uma imagem clara da sua realidade.
Entusiastas mas...muito poucos.
Nisso já voltamos ao normal."

E o ano passado quantos eram em Braga dos vossos? Inventaram a treta do boicote? Com bilhetes de borla, vieram meia dúzia.

Nós, ontem NUMA SEGUNDA FEIRA, ÀS 19:15, levamos gente suficiente para vos dar um show que tão cedo não esqueceram, quer no campo quer nas bancadas. Só foi pena o resultado no campo...pois perdemos dois pontos.

E mais uma vez, viu-se os únicos. Realmente são únicos, em ABANDONAR O ESTÁDIO. Foi a debandada no JAMOR, foi aos 20 minutos do encontro contra o Altético Madrid, e ontem os únicos voltaram a "fugir" aquando do nosso golo.

Retirado do vosso fórum:

"Spink, eles cantaram o jogo todo e silenciaram-nos muitas vezes. Nós (excepto as Claques que estiveram bem como de costume) só cantávamos depois de um lance de perigo. E a seguir ao golo do Braga muita gente foi embora. Que vergonha, nunca vi nada assim... Para mim já não há nada que nos distingua dos Marroquinos... "


Depois é cómico vir com a treta das borlas, quando provavelmente mais de metade dos 18 mil que lá estavam ontem, foi com borlas. Ora vejamos: LUGARES ANUAIS DE BORLA ATÉ AOS 18 ANOS, MULHERES COM ENTRADA DE BORLA, E PESSOAL DAS CLAQUES ENTROU PRATICAMENTE TUDO DE BORLA ( bilhetes que supostamente eram só para mulheres, serviu para a malta das claques).

Pois é.... é triste a realidade. Mas o vosso mito está a acabar. Ainda vem o rui derrota, com a treta dos 20 mil adeptos...eu pergunto quando é que o vitória meteu 20 mil esta época? E o ano passado meteu 3 vezes ( uma com o Braga, onde nós eramos à volta de 4 mil, e duas vezes contra o sporting e porto....contra o sporting jogo de borlas , e contra o porto foram 20 mil no total, o que implica que 20 mil não seriam do vitória.


Vai ser mais um ano em que ficarão atrás de nós, e nas assistências voltaremos a ficar á vossa frente esta época. E mais....AQUI NÃO HÁ LUGARES DE BORLA!

abraço,

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Sobre os horários a responsabilidade é da sporttv que continua apostada em dar cabo do futebol. Claro que se o jogo fosse uma hora mais tarde estariam certamente mais vinte ou trinta adeptos do braga.
Quanto aos incidentes(que não vi) serão certamente lamentáveis. Mas as idas dos adeptos do Vitória a Braga também não tem sido propriamente excursões á Eurodisney
Caro Bracarus 1921:
Você deve evitar fazer comentários baseados nas noticias falsas do Correio do Minho.
Porque se estiveram cá 300 adeptos bracarenses já foi muito.
Quanto a ouvir os adeptos vitorianos nas bancadas creio que a Sonotone tem meios de ajudar os bracarenses.
Nota final:O ano passado os adeptos vitorianos não foram a braga em função das aldrabices do vosso presidente no preço dos bilhetes.
Caro Ricoca:
Acho que sim que o empate foi bem razoável.
Mas acredito que com Pedro Mendes e Nuno Assis em pleno e Urreta e SOudani bem integrados temos equipa para bem mais.
E em Janeiro há que ir ao mercado.
Caro José Duarte:
Creio que em termos de opções o nosso treinador não foi feliz. Acontece.
Caro Marco:
Acho que os adeptos estiveram bem no apoio á equipa.
O nosso problema no relvado,do meu ponto de vista,foi um meio campo nada criativo á excepção de Assis e um jogador que nada justifica que seja titular(Faouzi) que pese embora o bom passe do golo estragou muitas jogadas.
As substituições também não melhoraram nada a equipa. Pelo contrário.
Caro Alberto Sá:
Gostei das suas reflexões que partilho em grande parte.
Ontem as opções não foram boas na hora de mexer na equipa.
Sairam os que tinham de sair(Faouzi com 45 m de atraso!)mas as entradas foram um flop.
Paulo Sérgio nada trouxe de novo,Joao Alves traduziu uma intenção de defender o resultado, e ade Targino estava ferida pela tal incoerência de passar da bancada a utilizado.
Sendo certo que prefiro Targino a Faouzi e Paulo Sérgio.
Mas com Pedro Mendes,Assis,Urreta,Soudani e Maranhão a 100% vamos melhorar muito.
Caro Manuel:
Tal e qual.
Caro Ricardo:
Deve ter visto o jogo na play station.
Quanto ás assistências é algo que nem merece discussão.
EM Braga é á porta aberta,é com bilhetes oferecidos,é com sócios a nem saberem que tem de pagar cotas.
Dos 16 estádios da Liga o de Braga é aquele cujos números nem deviam constar das estatisticas.
Mas se gostam por mim está bem.
Até porque um dia que as coisas corram mal logo se verá quantos sobram.
E ai desconfio que a surpresa vai ser cruel.

Marco Ribeiro disse...

Caro Luís Cirilo,

O seu comentário é na mouche mal corra mal uma ou duas épocas ao clube satélite do fcp e os ditos "adeptos" eclipsam-se todos da pedreira.

Anónimo disse...

Primeiro gostaria de salientar que fiquei feliz com o resultado...A primeira parte foi equilibrada e a segunda foi só Braga.
Talvez seja um pouco tendencioso acho que nos faltou a inteligência de jogo a que nos habituamos no MM(recordo-me agora do jogo do Vit. vs Benfica em que o MM ve o jogo a ser perdido no meio campo e então coloca o Flávio Meireles, que é um jogador mais agressivo e que o jogo foi ganho com a substituição pois o Benfica perdeu logo a dinâmica) ou como em Alvalade em que ele põe o Targino e em 15 minutos ganha o jogo....
Mas esperemos que o Rui Vitória não seja outro Paulo Sérgio...
Quanto aos adeptos, quantos Bracarenses estiveram mesmo aqui?Se foram mais de 500 achava que nem tinha visto tantos.E nos levamos mais de mil e não foram mais porque não havia mais lugares pois a zona estava lotada.

Ricardo Campos disse...

o vitoria tem mts adeptos e nenhuns titulos... o Braga tem poucos adeptos e alguns titulos...

Anónimo disse...

Antes do jogo deu para dar uma vista de olhos pelo jornal "Vitória". Em destaque, nas páginas centrais, os nomes de umas dezenas de sócios que vão ser galardoados com os emblemas de 50 e 25 anos de associados. No total 3.500 sócios tem o Vitória nesta condições. Um número bonito que mostra a grandeza desta clube.

Anónimo disse...

Antes do jogo deu para dar uma vista de olhos pelo jornal "Vitória". Em destaque, nas páginas centrais, os nomes de umas dezenas de sócios que vão ser galardoados com os emblemas de 50 e 25 anos de associados. No total 3.500 sócios tem o Vitória nesta condições. Um número bonito que mostra a grandeza desta clube.

Vítor Nogueira disse...

Marroquinos compraram 230 bilhetes, devolveram 1550 ao Vitória, mas dizem que vieram 1000.. em 4 autocarros..

Bem.. cada um põe-se em bicos de pés como pode..

luis cirilo disse...

Caro Marco:
Estou certo disso.
Caro Anónimo:
Vamos ter calma.
Concordo que Rui Vitória não esteve bem nas substituições mas vamos dar-lhe tempo.
Quanto aos 300 bracarenses representam a realidade do clube sem borlas.
Caro Ricardo:
O Braga titulos? Só se a casa mãe(FCP) lhe emprestou alguns.
Caro Anónimo:
Exactamente. E ai se vê a diferença para o vizinho.
Caro Vitor:
É a chamada contabilidade criativa.
Eles contam em cada bracarense as pernas e braços individualmente.
Por isso vieram 300 e eles falam em mil e tal.
Coitados.

ricardo disse...

Mas afinal quem tem os titulos é o vitória? Uma supertaça ganha, da maneira que se sabe, ou seja, marcaram presença quando nem campeonato nem taça ganharam.

ScBraga:
- uma taça de portugal;
- uma taça da FPF;
- uma taça intertoto ( não vale a pena virem com o argumento do costume, É UMA PROVA OFICIAL DA UEFA! )

Já para não falar em feitos como um presença marcada na liga europa, vice campeões nacionais e presença na fase de grupos da champions, FEITOS QUE NUNCA NA VIDA OS VOSSOS ADEPTOS TERÃO O PRAZER DE VIVER!

Haja moralidade para falar em casas mães ehehhe Continuem a treinar no complexo desportivo, que o benfica quando vier ao norte trata-se de treinar no estádio principal :D

Rui disse...

Este Ricardo Campos é cada tiro cada Melro. Quer dizer tanto que cada intervenção é um tiro no pé.....Sr. Campos, os seus comentários são ao nível do monstro da táctica que tem um nome parecido com o seu, o Luís Campos, ou melhor Luís "Campas".

Cumprimentos

luis cirilo disse...

Caro Ricardo
Não tenho os seus dotes para adivinhar o futuro e por isso aguardo-o tranquilamente.
Quanto ao complexo desportivo,confirmo,o Vitória tem um excelente complexo desportivo.
Não somos um clube municipal como o Braga que tudo que tem é da Câmara.
Caro Rui:
Lá no fundo o ricardo campos é um admirador do Vitória.

Rui disse...

Carao Luís,

não diria melhor:)

Joao Vilela disse...

Quando não há argumentos fala-se do futuro...o futuro de há 20 anos é hoje! o de hoje será o de amanha...o tempo passa e o SCB já passou por vocês há muito...continue à espera...

luis cirilo disse...

Caro João Vilela.
Se já passaram por nós então resta desejar boa viagem.
Provavelmente vão de TGV e nós de comboio normal.
Cada um vai cconsoante as suas possibilidades.
Nós com os nossos 25.000 sócios de facto.
O SCB com os 160.000 municipes que são "sócios" á força.

Anónimo disse...

Para os Ricardos Ervas e braguistas seus amigos fica o exemplo da grandeza que ostentam e que tanto se orgulham.

http://ovimaranes.blogspot.com/2011/09/diferencas-de-grandeza.html

Podem ter gosto. O subalterno imita por "copy+paste" o patrãozinho.
Sois ambos uma vergonha.

E ainda continua a querer o otário e lambe-botas do Milo fazer as pazes com gente desta. Porque será?

Amadeu

Anónimo disse...

Para o sr. Ricardo Campos que desconhece os títulos que o Vitória ganhou informo-o do seguinte:
-Campeão de Voleibol
-Campeão de Júniores (futebol)
-Taça de Portugal (basquetebol)
-Campeão do Mundo ( Individual em Kickboxing)
-Campeão de futebol de Praia.
Estes títulos são apenas os que me ocorrem neste momento, porque temos mais modalidades que embora em termos mais modestos, sempre levam o nome do Vitória ás mais variadas partidas do mundo.
Isto sim, é a grandeza de um clube que não começou a ser grande há apenas três épocas.
Resumindo, no nosso clube não existe apenas futebol, somos um verdadeiro oásis em modalidades bem diversas.
Espero que tenha assimilado a informação, que com muito gosto a faculto, para perceber melhor a razão do vitorianismo que esta cidade respira.
Cps
S. Guimarães

luis cirilo disse...

Caro Amadeu:
Pazes com o Braga a fazerem-se ,um dia, só sem o salvador lá.
Com esse nunca.
Caro S.Guimarães:
Oportuna citação de parte do nosso palmarés.
A que poderia juntar conquistas em natação,polo aquático,ténis de mesa,etc.
Nós somos um clube verdadeiramente eclético.
E isso faz parte da nossa grandeza.