quinta-feira, agosto 25, 2011

Nuno Assis

O eventual regresso de Nuno Assis ao Vitória tem ocupado alguns dos noticiários do ultimo mês no que á equipa vitoriana diz respeito.
Muito especialmente depois da sua presença no estádio em alguns jogos e de se saber a sua rescisão de contrato com o clube árabe.
Tenho sobre o assunto uma posição muito clara.
É um excelente jogador ,com imensas provas dadas, mas não me parece uma contratação indispensável.
Ou por outras palavras:
Se for possível contrata-lo dentro das possibilidades do clube, e não perdendo de vista que ainda será necessário outro ponta de lança, o Vitória deve avançar para a contratação.
Se o jogador, dentro da defesa dos seus direitos que ninguém questiona, pretender um contrato das Arábias então ás Arábias deve voltar!
Porque há Barrientos, porque Toscano pode fazer o lugar, porque temos a rodar Tiago Rodrigues que tem tudo para ser o futuro número 10 do Vitória.
E porque,convém não esquecer, Assis vai fazer 34 anos e quer um contrato de dois anos!
Vamos com calma...
Depois Falamos

10 comentários:

Mari Mari disse...

Desculpe lá,mas nem vamos brincar com este assunto...
Para o Pedro Mendes que já havia mais que vastas soluçoes para a sua posiçao fizeram uma birra para ele vir...
E agora para um dos melhores jogadores da história do Vitoria,que FAZ MUITA FALTA para jogar a 10,que vem para auferir o mesmo salário da sua ultima epoca cá, está a pedir calma???
Tem 34 anos e Pedro Mendes tem 33 e está todo estourado fisicamente...juro que por vezes não sei o que se passa,nem consigo compreender o que vai na cabeça das pessoas...
Caso se realize,para mim, é uma excelente contrataçao!

Anónimo disse...

Concordo plenamente! Aliás, nem o negócio Carlão me pareceu apetecível - um emprestado, com o historial que jogadores desse tipo têm em Guimarães, agravado com o caso Edgar em mãos cujo contrato também está fora da alçada da Direcção.

Além de que, o Nuno Assis já vem tarde, e primeiro que adquira forma...

luis cirilo disse...

Caro Mari Mari:
O Pedro Mendes,esse sim,é um dos melhores jogadores da nossa História. É o único campeão europeu português a jogar em Portugal. é verdade que havia outras soluções mas nenhuma tinha a sua categoria. Daí que tenha sido uma excelente contratação. Quanto ao estar fisicamente estourado você deve ter informação privilegiada que eu não tenho.
Agora eu não sou contra a contratação do Assis.Apenas não a acho priritária nem que deva ser feita a qualquer preço. O que ele ganhava há dois anos é muito para o que se lhe deve pagar agora. Passou tempo.
Caro Anónimo:
Eu também gosto pouco de jogadores emprestados.Ainda por cima com empresários manhosos á mistura.

Anónimo disse...

Boas caro Dr.Cirilo
Após um período sabático em relação aos comentários "volto ao activo".
Este período nada teve a ver consigo mas antes com o Vitória/futebol em geral. Como só tenho cá feito comentários relacionados com "bola"...daí o meu silêncio.
Nos últimos tempos "perdi" um pouco a paciência para discutir "bola" em geral e Vitória em particular. Estou, confesso, cheio de futenovelas nacionais e particulares no caso do nosso Vitória.
Relativamente ao Nuno concordo consigo nuns aspectos e discordo noutros. Concordo com o contrato das arábias, pois se o Nuno quer muito dinheiro que assine, legitimamente, para quem lho puder dar. Como nós não pagamos nada de especial ( mas pagámos até ver ) penso que poder-lhe-ia ser feito um contrato nos moldes do Pedro Mendes. Discordo quando refere o contrato de dois anos por ter 34 anos.Acho que com esse contrato poderia baixar significativamente o salário a auferir. Parece-me bem apesar da idade e apesar de não ser imprescindível, porque nem acredito em imprescindíveis, acho que faz muita falta ao Vitória. Gosto de todos os que refere no post mas acho que nenhum deles faz tão bem a posição como o Nuno. O melhor que tínhamos, Rui Miguel, mandámo-lo embora. Ninguém me convence que era um jogador querido pelo MM e sempre deu mostras que não gostava dele. O Tiago só o tempo o dirá se será um craque, até porque temos um passado recheado desses exemplos. Vou citar apenas um: Geani.
Agora em relação aos contratos e salários repare bem que não podem ser nada de especial ou então algo me escapa aqui neste assunto. Estamos recheados de exemplos recentes de jogadores que não quiseram vir para o Vitória, que na última foram desviados para terceiros. Exemplos mais recentes: Carlão, João Silva e N´djeng. Ou será que nós não os soubemos contratar??? ou será que não os quisemos??? Pelos vistos até o João Silva preferiu o Setúbal ao Vitória. O Setúbal paga mais que o Vitória??? e paga mesmo ou fica a dever??? Algo se passa dentro do Vitória e ninguém me consegue explicar certas coisas. Pelos vistos estamos excedentários em avançados pelo que pusemos o Edgar à venda, emprestamos o William (irá novamente marcar ao Vitória ??? ), o Fábio Fortes, deixamos o Carlão ir para o braga, etc. Honestamente há coisas que nunca chegarei a entender. Poderá o Dr. explicar-me algumas das dúvidas que me assistem???
E já agora vou deixar-lhe algumas questões mais:
1- Não há mais defesas direitos no futebol???
2- Com todo o respeito pelo Soudani será que o Rabiola não seria melhor ( marcou um golão na Luz )até porque é da nossa "cantera"??? É provável que o Feirense pague melhor...
3- Falou no Tiago. E o Jussane??? e o Tomané??? e o Lucas??? e até o próprio Cascavel que marca em todos os clubes onde joga???
Não têm perfil para o Vitória??? São caros???
A grande maior parte deles não chegam a ter uma hipótese.
4- E o Kamani Hill??? para mim é um mistério...
5- E as grandes contratações de inverno Renan e especialmente Crivellaro " imprescindíveis" médios box-to-box???
Para terminar, quem me conhece sabe que sou frontalmente contra jogadores emprestados venham eles de onde vierem, mas de clubes portugueses é que nem pensar. Depois eu não sei se são os empresários que são manhosos. Eu acho é que temos muito manhoso no plantel, escolhidos por um treinador manhoso apoiado por uma direção manhosa. Disso estou certinho.
Desculpe o testamento.

Abraço
Jorge Nuno Folhadela

Anónimo disse...

já da última vez, Nuno Assis chegou atrasado relativamente à nossa participação europeia.

esperemos que agora não aconteça a mesma coisa

Anónimo disse...

Tendo em conta o actual plantel é uma contratação prioritária na minha opinião, contando para isso também o facto de ser um dos melhores jogadores nacionais a jogar naquela posição. Quanto aos dois anos de contrato penso estarem perfeitamente ajustados, não é apenas dizer que os jogadores em Itália jogam até aos 36/37 anos ao alto nível...
Relativamente ao salário, a qualidade paga-se, os favores pagam-se e prefiro pagar a este e saber minimamente com aquilo que conto do que estar a pagar contratações de brasileiros de qualidade duvidosa e os respectivos salários dos mesmos, sendo que os mesmos passado uma época ou duas são dispensados... Coisa vista por diversas vezes nos últimos anos no nosso Vitória.
Portanto prefiro pagar a este jogador, pelo menos sei que sua a camisola e tem qualidade e não acredito que peça uma exorbitância impossível para o Vitória, do que ir buscar um contentor de jogadores de qualidade duvidosa e sem qualquer proveito para o Vitória...
São opiniões...

lourenço lima disse...

Veio e ainda bem que veio. Depois do que vimos hoje, Nuno Assis trará experiencia, magia e muita frieza na hora de "matar", coisa que o jovem Barrientos não tem. Creio que depois da estupida venda de Rui Miguel, só mesmo o regresso de Nuno Assis. Agora necessitamos é de um bom treinador, porque de nada vale ter bons jogadores se não temos um comandante capaz de colocar as tropas a jogar bom futebol. Hoje foram 4, mas poderiam ter sido 8, não fosse o "SANTO" NILSON parar as investidas dos madrileños. Nesta noite desastrosa escapou o Nilson e o Sr. Mendes. Sabe amigo Cirilo, hoje lembrei-me da fatidica época em que descemos de divisão. Tal como esta época tinhamos um leque de bons jogadores, mas nunca tivemos um bom treinador. Tivemos três e o último envaideceu só porque eliminou o Benfica na Taça de Portugal, esquecendo que o imortante naquela época era tirar o Vitória do fundo do poço. Tal como eu o amigo sabe que Manuel Machado foi sempre um vaidoso, um propotente, com ideias fixas, com o dom da razão, etc. E MM jamais mudará a maneira de ser e mais uma vez hoje ficou demonstrado que uma grande parte dos associados não estão com ele. Ou muda, ou coloca o seu lugar, pois estar constantemente a ser maltrato pela massa associativa deve cansar, ou não?

luis cirilo disse...

Caro Jorge Folhadela:
Sejamos claros: dentro de condições razoáveis acho muito bem a vinda do Nuno Assis.
E nada tenho contra a duração do contrato. Nós em Portugal(e muito especialmente em Guimarães)é que temos a mania que aos 30 já é velho.
Quanto ao resto tomara eu saber responder.
Embora ache que a não vinda do João Silva,por exemplo,teve a ver com a convicção de que o Carlão estaria contratado.
Relativamente aos jovens que refere são casos diferentes.
Jussane ainda não se afirmou,Lucas desperdiçou as oportunidades que teve e Tomané vai fazer agora o seu primeiro ano de senior. Vamos ver a evolução.
Quanto a Cascavel(que saiu do Penafiel não sei para onde) podia ser uma hipótese é claro.
Defesas direitos ? Há imensos.Por exemplo o Miguel Lopes que o FCP tinha emprestado ao Bétis e acho que está a procura de clube.
Renan,Crivellaro,Kamani são mais algumas história ainda não percebidas.
Aguardemos próximos capitulos.
Caro Anónimo:
Voltou a chegar atrasado.
Caro Anónimo:
Estou de acordo consigo. E a contratação significará que o negócio foi bom para ambas as partes como convém.Agora há que pô-lo a jogar rapidamente.
Caro Lourenço:
Concordo que este plantel,ainda por cima com Assis,tem valor para jogar bem melhor do que aquilo que tem feito.
MM tem um problema curioso: sendo de Guimarães e vitoriano não consegue criar empatia com os adeptos.Talvez porque os seus conceitos tácticos sejam demasiado conservadores,demasiado defensivos,para aquilo que todos gostamos. Futebol de ataque e,se possivel,futebol espectáculo.
Creio que por este caminho MM dificilmente comerá as batatas no Natal como treinador do VSC

Manuel Aspinall disse...

Caro Luís Cirilo:

Sempre fui um admirador das capacidades do Nuno Assis. É um daqueles jogadores que tem a capacidade de "virar" um jogo com a sua técnica apurada e com a capacidade que tem de "ler" o jogo nas entrelinhas.

Infelizmente, é raro ver um jogador com essas capacidades num plantel do Vitória, pelo menos ao nível que o Nuno Assis nos habituou.

No meu entender, um jogador da sua qualidade é sempre bem vindo, mas concordo com as suas reservas quanto à duração do contrato e respectivo vencimento a auferir.

Para além do mais, temo que a sua entrada possa vir a comprometer as aspirações de outros jovens jogadores recentemente incluídos no plantel, como é o caso do uruguaio Barrientos que, apesar de novo e um pouco "verde", me parece ser um jogador a ter em muito boa conta num futuro não tão distante quanto isso.

Esperemos que o futuro timoneiro da equipa equipa os consiga encaixar juntos num modelo táctico mais ambicioso do que aquilo a que nos estamos, infelizmente, a habituar.

Espero sinceramente que, aos 34 anos, Nuno Assis possa brindar o Afonso Henriques com exibições ao nível daquelas a que nos habituou e que possa passar alguma da sua magia aos jovens com quem irá trabalhar.

luis cirilo disse...

Caro Manuel Aspinall:
Agora que está contratado esperemos que seja o Assis a que nos habituou. E que Barrientos,que me parece francamente bom jogador,tenha oportunidades de jogar e de aprender com Assis