sábado, agosto 27, 2011

E Agora?

Manuel Machado, o não problema,deixou mesmo de ser problema!
A sua saída do comando técnico do Vitória,que em post anterior considerava uma quase inevitabilidade,acabou por acontecer mais depressa do que se supunha abrindo caminho á sucessão.
Rei morto rei posto.
E agora interrogar-se-ão os vitorianos?
Como é normal nestas situações são muitos os nomes que circulam muitas vezes sustentados apenas na vontade de quem dá opinião.
Que é exactamente o que vou fazer neste post.
Face á impossibilidade de contratar um dos senhores da fotografia,que eram os meus preferidos,creio que o Vitória se vai voltar para a contratação de um treinador português.
Mero feeling.
E nesse contexto agradar-me -ia um destes três nomes:
Manuel José,Vitor Paneira ou Rui Vitória.
O primeiro é um treinador consagrado,com imensas provas dadas, e um disciplinador por natureza.
Como inconveniente tem o facto de ter um salário incomportável para o Vitória e o desejo manifestado de em Portugal apenas treinar um clube que lute para o titulo.
O que em boa verdade até poderia ser um desafio aliciante...para o clube!
Vítor Paneira é um pouco o contrário.
Foi um grande jogador, de topo do futebol português,mas como treinador tem andado "escondido" por clubes menores.
Acredito que tem capacidade e que é um bom representante da nova vaga de treinadores.
Contratá-lo seria,admito, um risco para um clube com os nervos em franja e em que não há margem de erro.
Resta Rui Vitória.
Um treinador que me agrada francamente por muito mais que o apelido!
Como cartão de visita tem o bom trabalho feito em escalões inferiores e o excelente rendimento obtido no Paços de Ferreira a época passada.
Dele tenho a sensação de ser um treinador culto, que gosta de jogar ao ataque,disciplinador e senhor de boa gama de conhecimentos.
Neste momento tem clube mas Paulo Sérgio (nem gosto de lembrar este nome) também tinha,por sinal o mesmo, e o assunto resolveu-se.
Aguardemos decisões rápidas.
Porque o prazo de validade de Basílio Marques acaba domingo!
Depois Falamos

30 comentários:

Anónimo disse...

Excelente a fotografia escolhida a acompanhar o post, mais uma. Sabe porquê ? Porque até esses dois seriam assobiados e escorraçados do Vitória, Para esses que se dizem únicos, nem esses serviriam

Anónimo disse...

Gosto do comentário do anónimo!

Fábio Silva disse...

Na minha modesta opinião
o 1o de certeza que não quer o vsc;
o 2o é inexperiente;
o 3o é uma incógnita;

Eu gostava de rever cajuda, mas este é carta fora do baralho com este presidente.

Quem vier não fará milagres...

benachour10 disse...

Na minha opinião Rui Vitoria seria a melhor opção para o vsc.

Lemos Moura disse...

Ainda está para nascer, o treinador que sirva aos virorianos.
Quando recentemente, foram escorraçados, insultados e muito mais, Cajuda, Vingada, Paulo Sérgio e Machado (na 1ª vinda para Guimarães)...
Por vezes, sinto vergonha de dizer que sou vitoriano.

Paulo César in Vimaranes disse...

Paulo César disse...
Como sócio do Vitória quero LAMENTAR PROFUNDAMENTE a saída do MMachado do Vitória e AGRADECER O EXCELENTE TRABALHO que fez no Vitória. Há muito mais no Vitória hoje do que quando ele entrou, muito mais do que se vê no campo de futebol, e tenho pena que não fique por muitos mais anos e dê seguimento a um projecto que a médio prazo estou certo que iria dar frutos. Ainda agora entendo que, independentemente de resultados, MMachado devia ser o nosso treinador pelo menos 5 anos.

MMachado errou ao ser conivente com o mau planeamento da época no Vitória. Quando tudo fazia prever um plantel forte e construído atempadamente, a direcção incidiu em erros de anos anteriores e em cima do início da época vendeu jogadores, encostou outros na perspectiva de vender, contratou tarde. MMachado concordou e foi vítima deste erro, porque o seu trabalho ficou seriamente comprometido.

Mas é preciso dizer também que é vítima dos seus próprios associados. Abel Sousa no artigo de opinião aqui no Vimaranes sintetiza mais ou menos bem o sentimento dos vimaranenses em relação a MMachado. Quando toda a gente clamava pelo seu regresso, eu próprio aqui escrevi que só por amor MMachado voltaria ao Vitória, pois já da 1ª vez foi mal tratado e enxovalhado em Guimarães. Isto apesar de tudo o que já se ganhou em Guimarães ter o seu dedo !! Porquê ?? Por ser de Guimarães ?? Não entendo…
Aliás, em Guimarães pouca gente serve. Cajuda não servia (e agora querem-no !!), Vingada não servia, Paulo Sérgio não servia. Pimenta Machado não servia, Vítor Magalhães não servia, Milo não serve, até o Pinto Brasil já não serve !! Desculpem a pergunta: afinal quem é que serve ??????
Enquanto não houver mudança de mentalidade dos sócios não podemos esperar muito mais do que o que temos. É bom que nos mentalizemos que enquanto não apoiarmos incondicionalmente um projecto de 5, 6, 7 anos não veremos resultados. Resultados que, imagine-se MMachado atingiu ! Europa, final da Taça. Estava a trabalhar para este ano voltar a estar lá, e evoluir, solidificar. Mais uma vez mandaram-no para o caralho…

O outro lado da questão: olhando a todo este ambiente, às expectativas criadas com final da Taça, Supertaça, eliminatória perdida na Europa, MMachado teve a hombridade de ser ele a dar um safanão nas coisas. Independentemente de culpas, acima de tudo o Vitória. E ele também tem a sua quota parte das culpas. Porque se o ano passado fez uma equipa do zero, este ano com a espinha dorsal da época passada esperava-se mais qualidade exibicional, e verdade seja dita essa qualidade não apareceu

Alberto Leite disse...

Dr. Luis Cirilo falta o Presidente, o grande problema do nosso clube é o Presidente, os teinadores são os elos mais fracos, apesar de achar que o MM não têm metodos de treino, treina muito fisicamente mas taticamente é inesistente, não temos uma unica jogada estudada.

Estou à espera do presidente certo, que fassa deste clube um clube ganhador.

P.S. Anonimo para ser UNICO nãa é uma questão de assobio, podia-te explicar, mas não ias compreender.

Abraços
APL

Anónimo disse...

Caro Dr..
MM já foi tarde na minha opinião. Podia já agora que saiu levar ou ter levado meia dúzia de "mancos" que temos no plantel.
Interessa como diz neste momento substitui-lo. Na minha opinião o que precisámos é de um treinador novo em idade e novo em ideias. Dos três que refere só Rui Vitória me agrada e penso que seria bom para o Vitória. Vou lançar mais três que estão no ativo, que são portugueses e só um sem provas dadas, isto é, está a iniciar-se ao mais alto nível mas com escola e a começar bem. Assim estes são:
Pedro Emanuel, Paulo Alves e Quim Machado. Nestes três mais o Rui Vitória poderá sair daqui o nosso futuro treinador. Eu gostava.

Abraço
Jorge Nuno Folhadela

Mr.Karvalhovsky disse...

Caro Luís Cirilo, o verdadeiro cancro do nosso clube é outro e ambos sabemos bem disso!
E o senhor poderia muito bem ser a cura.
...Por um Vitória à Vitória!

Anónimo disse...

O termo únicos começou a ser utilizado em massa no primeiro mandato desta direção, no reino da incompetência esses senhores fariam um ultimato à direção ou eles ou ela, depois veríamos quem era escorraçado.

Anónimo disse...

Senhor Anónimo, se esses dois não obtivessem resultados, as exibições fossem fracas e, sobretudo, as desculpas muitas e ridículas, certamente eram (e bem) assobiados, tanto aqui como em qualquer clube. Mas mais do que o treinador, quem devia ser assobiada e escorraçada é mesmo a Direcção.

André

Sic Gloria Transit Mundi disse...

Caro Luís:

O meu preferido seria Cajuda, mas já sabemos que com esta Direcção será impossível.

Os outros de quem se fala (Ulisses e António Conceição) não são claramente treinadores para um clube como o Vitória.

Nesta altura, lembro, com alguma mágoa, que estivemos em tempos quase para contratar André Villas Boas e Domingos Paciência e acabamos por contratar esse colosso da táctica que ontem acabou por se ir embora!

Confesso que nunca gostei de Manuel José e vejo com alguma preocupação a contratação de um treinador que, por muito bom que seja, vem de Paços (e já sabemos a sorte que temos tido com treinadores e jogadores vindos desse clube). Não desgosto de Rui Vitória (por pelos menos 2 razões), mas gostaria de ter cá outros como Rui Caçador (ótimo para aproveitar as camadas jovens e poupar dinheiro em compras de brasileiros aos magotes), Carlos Carvalhal, José Couceiro ou Augusto Inácio.

Anónimo disse...

se é esta « direcção» ( este termo seria correctamente aplicado apenas se eles tivessem um rumo, de facto) a escolher o próximo treinador, este será apenas carne pra canhão.
se, ao que parece são eles que escolhem os jogadores, vendem o lugar de central titular do vitória a um empresário conhecido, então paulo pereira a treinador.
a corda partiu para o lado fraco,como sempre.

Anónimo disse...

Paneira seria uma grande escolha, gostei muito do q fez no Boavista e é sem duvida um vitoriano

Ricoca disse...

Caro Luis Cirilo:
O MM até era um problema menor.
O grande problema, é realmente a direcção.
Em relaçao aos treinadores,venha o diabo e que escolha.
Mas já agora, relembro o Cajuda que entra no Vitoria,tira-o dos escombros e na época seguinte fez o que se viu.

Paulo disse...

Caro Cirilo,

Concordo, como já to disse, com o Paneira. Acho que, sendo nesta altura difícil conseguir um treinador estrangeiro de prestígio, o Paneira, homem conhecedor da casa e dos seus reais donos, poderia ser uma revelação e conseguir recuperar a simbiose que faz de nós mais que um clube. E dentro do balneário seria uma voz respeitada e entendida.

Mas temo que venha aí um Toni Conceição, um Carvalho ou um Ulisses qualquer.

Já em relação ao Rui Vitória - nome bonito - aprendi a temer tudo o que venha da Terra dos Móveis... De lá só me lembro de fracassos: Mário Sérgio, Carlos Carneiro, William, Paulo Sérgio, Rui Miguel e pelo que vi até agora Olímpio. De certeza que me estão a escapar alguns.

Anónimo disse...

Nem os dois juntos agradavam, á cambada de (muitos) vitorianos.
O mal já vem de longe.
O próximo, que se prepare, daqui a nada, já vai começar a ouvir...

Luis Miguel Guimarães disse...

É realmente o nosso mal, nem estes seriam do agrado da nossa mui exigente, demasiadamente exigente, massa adepta. O ideal seria contratar um treinador por cada sócio, mas como isso não é possível por mim seria ou o Manuel José ou então o Rui Faria.

benachour10 disse...

duas escolhas
-Rui Vitoria
-Luis filipe

BlackSG disse...

eu apoiava o manuel machado, mas de ha uns meses pra ca passei a critica-lo.

o homem tava maluco, qualquer dia entrava em campo com 5 defesas e 5 trincos!

eu nao sou daqueles que diz que gosto de ver o vitoria a jogar po massacre.

pra mim se o vitoria fizesse um remate á baliza em todos os jogos e ganhasse 1-0 era uma maravilha, porque isso por si so demonstrava uma excelente organizaçao tactica, uma excelente eficacia era uma maravilha.

mas que vejo ultimamente nas exibiçoes de manuel machado?

- nao tem um onze base.
- nao tem organizaçao defensivas é so buracos aquilo.
- insiste em jogadores que deviam ser proibidos de jogar(alex, joao alves)
- nao tem qualquer circulaçao de bola, no maximo fazem 3 passes e ja é muito.

face a isto tenho de criticar, ultimamente vinha-se a tornar cada vez mais defensivo antigamente era contido mas agora era ultra defensivo veja-se o exemplo mais recente:

o homem tem de marcar 3 golos e mete 4 defesas e 3 trincos muito lentos, que cortam qualquer ligaçao entre meio-campo e ataque.

por fim, a sua mentalidade medíocre que o leva a dizer no fim do jogo "o atlectico passou como previsto"

ou seja ele entrou em campo assumindo-se ja como derrotado ele nao lutou, nao quis lutar porque para ele ja tinha perdido!

ao invés, ele devia ter instigado a equipa a superar-se a ela propria! mostrar-lhes que tinham de "morrer em campo" e que era possível nos ganharmos!

se ha coisa que nao suporto é ver um treinador cobarde que perante uma equipa mais forte se resigna em vez de lutar!

ora ele resignou-se perante o atletico e recusou-se a lutar! nao pode ser!

posto isto, uma pessoa com esta mentalidade nao pode ca continuar, o nosso treinador tem ser lutador!

"es mais forte? queres ganhar?
entao vais ter de passar por cima de mim primeiro!"

a mentalidade dos jogadores em campo sao o reflexo da mentalidade do treinador. se o treinador for cobarde, os jogadores serão cobardes tambem!

esta é a minha opiniao.

e esta direcçao tem de sair tambem senao vai continuar tudo na mesma.

humilhaçoes, negocios obscuros, "vigaristas", falsas promessas, desprotecçao do clube etc etc.

luis cirilo disse...

Caros Comentadores:
Naturalmente que quando se trata de escolher um treinador...cada cabeça cada sentença.
Claro que Mourinho e Guardiola são impossiveis mas não custa sonhar.
COm os pé no chão,então,teremos de nos voltar para outras alternativas.
Pessoalmente,é sabido,que preferiria um treinador estrangeiro.
Reconheço que nesta altura,excepto se fosse alguém bem identificado com o nosso futebol,seria um risco elevado.
Daí o recurso ao mercado interno.
Onde,há excepção de Quinito,os regressos dificilmente correram bem.
Por isso me parece que o novo treinador deve ter três caracteristica fundamentais:
Competência (com tudo que isso significa), gosto pelo futebol de ataque e uma grande capacidade para perceber o Vitória e os vitorianos.
Penso que Rui Vitória poderá preencher esses requisitos.
Talvez seja a solução ais sensata neste momento.
Veremos se é possível.

Anónimo disse...

Também nunca morri muito de amores pelo Manuel Machado, mas que o técnico por onde passa deixa a sua marca, lá isso deixa...
Carago, MM, das duas vezes que dirigiu o VSC, colocou a equipa nas competições europeias,porra!

Falta-lhe só ser campeão pelo Vitória.

Casimiro (Realista)

Ricardo Campos disse...

se o vitoria não fosse um entreposto de jogadores semi reformados, o ilidio vale seria uma optima opção.

Anónimo disse...

Zahovic?

Anónimo disse...

Conforme já vi referido em vários locais, o treinador, seja quem for, é mais um para a fogueira, se os vitorianos continuarem a pensar que o Vitória é um clube financeiramente grande.

Nós somos um clube financeiramente pequeno a nível nacional, e ínfimo a nível europeu.

Alguém percebe isso?

luis cirilo disse...

Caro Casimiro:
Pois falta.
Mas nunca será.
Caro Ricardo:
Obrigadinho mas certamente arranjaremos melhor.
Quanto ao entreposto posso lembrar~lhe algumas grandes contratações do FCP: Pizzi,Esnaider,Walter Paz,Ibarra,etc.
Caro ANónimo:
Não me parece.
Caro ANónimo:
Somos o que somos.
E nesse contexto podemos ter mais do que temos

Anónimo disse...

Caro Dr.Cirilo,

quando o Paulo Sérgio saiu de Paços disse aqui no seu blogue que ninguém em Paços tinha ficado triste, bem pelo contrario.
Agora é diferente, muito diferente, Rui Vitoria é bom treinador, e se sair agora é maú para o Paços. E até pode ter alguma lógica a sua escolha em Guimarães, visto a forte ligação que ambos(Rui Vitoria e SCV) t~em com o SLB.
Abraço

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Se a razão para contratar Rui Vitória fosse uma eventual ligação ao SLB então dizia já que ele não serve para o Vitória.
Mas penso que não.
QUe não há ligação nenhuma que não seja o ele ter passadop por lá como treinador das camadas jovens

Anónimo disse...

Achei piada que alguém tenha posto SCV como sigla do nosso Vitória.
cultura futebolística...



quanto ao treinador a contratar, tem-se falado que convém que seja alguém que conheça a fundo a realidade do futebol português, mas começo a duvidar se isso é uma vantagem ou uma desvantagem.


Em todo o caso, pondo de lado essa questão, e dos que conheço, gostava de experimentar o Mozer ou o Peseiro.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
São trocas de letras que acontecem.
Quanto aos treinadores agrada-me o Peseiro.
O Mozer não.
Sinceramente já temos samba que chegue