segunda-feira, agosto 01, 2011

(F.C.) Porto Canal


Tenho recebido muitas perguntas, quer pessoalmente,quer por mail ou até no Facebook sob a data em que recomeça o programa "A Bola é Redonda" no Porto Canal.
Não recomeça!
Como é sabido o Porto Canal tem hoje um accionista de referência chamado F.C. Porto e da grelha de programas desapareceu esse espaço de debate a cinco substituído por um programa,igualmente ligado ao futebol, em que os comentários serão centrados exclusivamente no FCP.
Naturalmente com (dois)comentadores afectos ao clube.
É uma prerrogativa de quem manda e assim sendo, embora lamentando o critério,tem de se aceitar.
Pessoalmente estou muito grato ao Porto Canal por durante uma temporada futebolistica me ter dado o enorme privilégio de representar os adeptos vitorianos num programa já de saudosa memória.
E mais grato ainda pelo facto de pela primeira vez na televisão em Portugal o Vitória Sport Clube ter tido assento regular num espaço de debate e análise.
Creio que o (F.C.) Porto Canal faz uma má opção em centralizar no clube FCP o espaço de debate desportivo.
Porque vai,inevitavelmente, transformar um canal regional(mas visto em todo o país) num canal clubistico com evidentes conotações para lá das desportivas.
Que restringirão seriamente a sua audiência.
Segue afinal o caminho da Benfica TV!
São opções legitimas.
Irónicas mas legitimas.
Depois Falamos

23 comentários:

Daniel Lopes disse...

Como adepto do futebol e do Futebol Clube do Porto lamento profundamente o fim deste programa.O unico que se conseguia ver porque fugia aquela moda dos 3 grandes que as outras televisões exploram até á exaustão dos telespectadores.
Gostava particularmente das altercações entre o Vitória e o Braga que normalmente o Luis Cirilo vencia por esmagamento.
Acho que o FCP faz muito mal em querer fazer do Porto Canal um Porto TV como essa execrável Benfica TV que devia ser proibida.
De facto os piores inimigos da regionalização são mesmo os regionalistas. O Porto Canal estava a conseguir ser um canal de toda a região norte que também era visto noutras zonas do país muito por força deste excelente programa. Vai passar a ser um canal para os fanáticos do Porto.
Lamentável.
Como portista o digo.

Lara Torres disse...

tenho imensa pena que tenha acabado. porque embora a Académica não estivesse representada sempre tinhamos uma diversidade maior de clubes que nos outros canais.
Particularmente gosta muito de ver o Luis. Porque sabe de futebol e tinha muita piada a gozar o seu amigo do braga. Nunca esquecerei aquela cena das pastilhas rennie que foi um grande momento de televisão.
Bem como aquele episódios dos relatórios das sad's em que o do braga já era antigo.
Fico mesmo aborrecida com o fim do programa.porque embora seja um canal do norte a verdade é que por causa do programa havia muita gente a v~e-lo aqui em Coimbra.

Anónimo disse...

Acabou ?
Eu nem acredito em semelhante desfeita.
Cá em casa nunca mais veremos esse F.C.Porto Canal.
os piores inimigos do Norte são mesmo alguns nortenhos como esses senhoros do FCP.

Tobias Torres disse...

Há uma coisa que não cessa de me admirar. A arrogância dos portistas.
Li no jornal "O Jogo" que o novo slogan do Porto Canal será "Um clube,Uma Região,Um canal" ou coisa do género.
Ora isto é absurdo.
Porque o FCP não representa nem nunca representará região nenhuma.
Representa os seus adeptos e logo numa região onde há outros clubes de grande expressão como Braga e Vitória de Guimarães.
Esta mania de quererem identificar o norte com eles além de pirosa ainda lhes vai fazer sair o tiro pela culatra. Porque acabarem com este excelente programa que lhes dava mais audiência que qualquer outro até aposto para fazerem um programa de intoxicação azul vai destruir anos de trabalho e implantação do Porto Canal. É melhor os jornalistas desse canal terem cuidado quando vierem a Braga ou forem a Guimarães.
Porque de canal admirado passarão rapidamente a canal odiado.
Que estupidez.

Anónimo disse...

Estou chocado.
E indignado.
Mas porque razão acabam com um programa tão visto?
Conheço imensa gente que o via e sei de muitos cafés que á segunda á noite era certinho sintonizarem o porto canal para verem o programa. para nós vitorianos era um orgulho vermos o nosso clube representado(e muito bem) num canal de televisão ao lado dos do costume.
Cada vez detesto mais o FCP e os trogloditas que nele mandam. Desculpe o termo mas são uns nortenhos de merda.
Carlos Antunes um vitoriano indignado

Leitão disse...

F.C. Porco Canal

Mariquinhas Padeira disse...

Por mim, e por outros vimaranenses, lutarei sempre, pelo regresso da
TV STorcato.
Essa sim, já noutros tempos apoiava Guimarães e o seu Vitória...
Portanto, Luis Cirilo, brevemente será convocado!

Miguel Salazar disse...

Ver este tipo de comportamento, faz-me sempre lembrar o comportamento do Dr Mindinho, na "Gabriela" (de Jorge Amado), depois de ter conquistado o poder.
O poder transfigura-os, meu caro LC...

Anónimo disse...

É claro que é lamentável, mas com o Pinto Costa FC como accionista, nunca mais pensei ver Luis Cirilo no referido programa, dada a mentalidade do "falso" anti-Sul.

Teremos uma emitação barata da pássaroTV. Desta forma elevamos o nº de Tv´s ridiculas, em 100%.

Apenas os marroquinos podem aspirar a uma mini-rubrica, enquanto portoB.

Eles é que ficam a perder. Agora LC pode dedicar-se a assumir e preparar outras responsabilidades na defesa do VITÓRIA!

Força Vitória!
Cumprimentos Vitorianos.
Amadeu

Anónimo disse...

O fcp tem realmente a ideia que representa o norte.

Numa dada altura, pinto da costa tentou mesmo colar o porto a todo o país fora da grande lisboa.

Nem uma coisa nem outra. Mas arrogância não lhes falta

Anónimo disse...

amigo cirilo, é melhor acabar com o programa já do que se correr o risco de continuar e a meio do mesmo entrar o antero, ou o ribeiro teles, de «barrote» na mão, porque se podem tocar em determinadas verdades que doem.
tem a certeza que o «nosso amigo» do lado de lá da fronteira distrital que também estava presente no programa não terá o seu espaço para elogiar a enorme gestão
do salvador, vice-presidente do porto?

jotafundador disse...

Um péssima opção.

O Porto Canal acaba de perder muitos seguidores em Guimarães, onde eu me incluo.

Miguel Salazar disse...

errata: onde está "Mindinho", deve ler-se "Mundinho"...

Anónimo disse...

Caro Vitoriano Luís Cirilo,

Lamento a decisão de acabar com o programa que sempre que tinha oportunidade via com atenção. Alias já o manifestei várias vezes que o Vitória estava bem representado com o Vitoriano Luís Cirilo. A partir de hoje o Porto Canal deixa de ser um canal de TV e passa a ser um canal de intoxicação clubística, mais um... à imagem de outros que por aí andam...O Poder económico (leia-se cego) foi mais forte.

Travemos nós por cá os nossos debates.

Anónimo disse...

O Porto é uma Nação compreendida entre a margem direita do Rio Douro e a esquerda do Rio Leça, com alguns enclaves pelo meio.

Luis Melo disse...

Lamento imenso que o programa termine. E lamento também que o FC Porto se prepare para seguir o caminho (triste e infeliz) da Benfica TV. Acalentava esperanças de que assim não fosse. Mas está à vista de que será.

Naturalmente que isto só é possível num país de 3º mundo, onde há audiência (imbecil e desinformada) para este tipo de canais. Num país em condições este tipo de canis sectários não teria audiência.

Só espero que um dia um dos canais (generalistas ou desportivos) tenha a coragem e visão suficiente para juntar nos seus programas comentadores que representem outros clubes que não os 3 "grandes".

Rui Rodrigues disse...

estou revoltado com esta decisão do porto canal. porque usaram o Vitória e o Braga para ganharem audiência no Minho e não só e agora querem por o Porto a usufruir disso. em minha casa nunca mais essa merda de canal será sintonizada. e já escrevi um mail a esses senhores a dizer o que penso deles. é para agenda@portocanal.pt. deviam fazer todos isso para eles perceberem que connosco não se brinca

Anónimo disse...

Lembro-me de uma declaração feita ao DN, há muitos anos, por um tal sr. Melo, quando era Presidente do Penafiel: "Pinto da Costa é um homem sério neste meio, e dos que têm formação e idoneidade para dar cursos a dirigentes." Passado tanto tempo, o "querido lider" dispõe agora uma boa oportunidade, com tempo de antena sem limitações, para dar corpo a essa sua inegável capacidade de instalar uma nova mentalidade no dirigismo. A única chatice é que terá de começar por si próprio. No primeiro programa já vimos do que a casa vai gastar, com o Benfica como alvo preferencial. Foi sobretudo ternurento o momento em que se referiu ao Vitória, como grande clube do norte, ainda que tenha colocado reservas ao nosso Milinho.

Miguel Salazar disse...

E quem é que, no seu perfeito bom-senso, não coloca essas reservas?...

Anónimo disse...

Vitória Braga Gil Vicente

Viva o Minho.

Guimarães Braga Barcelos

Viva o Minho

Bola Record e Jogo nunca compro

Agora PorCo canal, nunca mais!!!!

luis cirilo disse...

Caro Daniel:
E se assim for é pena.
Cara Lara:
Tenho consciência que embora regional era um canal visto em muitos pontos do país. Não foi uma nem duas vezes que em sitios diferentes me apareceram pessoas a falar do programa.
Caro Anónimo:
São estratégias.
Caro Tobias:
É bem verdade aquilo que diz.
E essa confusão pode sair cara ao Porto Canal.
Caro Carlos Antunes:
Compreendo a sua desilusão. E sei que em muitos cafés vimaranenses o Porto Canal era "obrigatório" nas noites de segunda feira.
CAro Leitão:
Nem tanto...
Cara Mariquinhas Pereira:
É curioso mas comecei a fazer televisão na TV Covas. Prima da TV S.Torcato.
CAro Miguel:
Dr Mundinho. Mas a comparação é correcta. Creio ser uma estratégia pouco inteligente mas eles lá sabem.
Caro Amadeu:
Para lhe ser franco, e independentemente de eu continuar ou não,cheguei a pensar que o FCP teria a inteligência de manter um programa que lhe dava audiências muito superiores a qualquer outro programa da estação e uma abrangência que acabam de perder.
Mas os sectarismos são todos iguais.Apenas variam na cor.
Quanto ao Vitória...Depois Falamos.
Caro Anónimo:
Tem razão. É demasiada arrogância e depois queixam-se de ninguém,á excepção dos seus adeptos,gostar deles.
Caro Anónimo:
Isso não sei. Mas é evidente que se o programa continuasse e ue fizesse parte do painel nunca aceitaria qualquer condicionalismo em termos de opinião.
Caro Jotafundador:
Disso tenho a certeza absoluta.
Caro Vitorianismo:
exactamente. Tratemos nós da nossa "casa" que não falta que fazer.
Caro Anónimo:
É isso mesmo.
Caro Luis Melo:
O mais irónico de tudo é mesmo essa cópia da benfica tv que se preparam para fazer. E não vale a pena tentarem enganar as pessoas com a ideia que fora o desporto em tudo o resto continuam a ser um canal regional. Porque não são.
Ironicamente o "A Bola é Redonda" era uma espécie de marca de água da isenção do canal.
Caro Rui Rodrigues:
De facto Vitória e Braga abriram-lhes a porta para audiências que nunca tiveram. E que agora vão perder porque passam a ter uma componente clubistica tão forte que exclui todas as outras.
Caro Anónimo:
São opções de quem manda no porto canal. Claro que vão acabar a comprar jogos de outros clubes(como a benfica tv) para terem um minimo de audiência. Porque a televisão só para os adeptos não tem futuro.
Caro Miguel:
Tens toda a razão. E Pinto da Costa,nesse caso especifico,também.
Caro Anónimo:
Como o compreendo...

Ricardo Campos disse...

fico triste com o fim do programa.
afinal é o Norte que perde a voz.
nos outros canais ninguém dará voz as clubes do nortenhos.
espero que revejam isto rapidamente e encontrem alternativas.

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Seria bom encontrar uma alternativa. Forma de os clubes do norte não perderem voz