domingo, julho 10, 2011

Notas sobre a A.G.

Foto: http://www.vitoriasc.pt/
Entrei na Assembleia Geral do Vitória preocupado com o clube.
Saí de lá ainda mais preocupado.
Porque vi ser aprovado um orçamento irrealista.
Com números que não foram minimamente explicados.
Como é o caso dos expectáveis(?) 4 milhões de euros na venda de atletas, os mais de 600.000 esperados(?) em publicidade nas camisolas ou os 500.000 euros orçamentados para multas .
Porque vi uma direcção incapaz de responder á maior parte das questões que lá foram levantadas e nalgumas,até, denotando um baixar de braços inaceitável para quem está á frente de um clube como o nosso.
Refiro-me, por exemplo, ao sorteio condicionado do campeonato.
Já para não falar das tentativas de ataque pessoal ou ameaças de processos judiciais a sócios que levantaram assuntos incómodos!
Porque assisti á insólita proposta de ser a próprias Mesa da AG a propor a dispensa da leitura da acta anterior quando não é,evidentemente, a ela que compete tal proposta.
Porque a leitura (e aprovação ou não ) da acta é a forma de os sócios manifestarem a sua opinião sobre a veracidade do lá escrito.
É insólito serem os responsáveis pela elaboração da acta os primeiros a proporem a dispensa da sua fiscalização.
Porque vi um conselho fiscal , com base nas tais "informações complementares" que a direcção lhe facultou(mas que se recusou a facultar á AG), "avalizar" a verba dos 4 milhões e depois reagir mal quando foi referido esse"aval".
Seguindo pelo mau caminho da direcção nos ataques pessoais.
Mas quanto a isso, e no que me respeitou, responderei cabalmente no sitio próprio ou seja na próxima Assembleia Geral.
Vim da Assembleia geral preocupado.
Pelo atrás escrito mas, vamos dar importância ao que é realmente importante,essencialmente pelo baixo número de sócios presentes.
Para o Braga ter 300 sócios numa AG é um feito imenso.
Para nós é um número preocupante.
Que traduz pela ausência, tal como o número de cadeiras vendidas ou o estagnado número de sócios, um divórcio preocupante entre adeptos e clube.
Ou melhor; entre adeptos e quem dirige o clube!
E que lamentáveis casos como o de N'Djeng (já consumado) ou os de Fernando Meira,Pedro Mendes e Nuno Assis(que ameaçam consumar-se) em nada ajudam.
Mas esses assuntos merecerão um post próprio.
Depois Falamos

6 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite.

Frequento com assiduidade o forum da AVS, da qual sou sócio. Identifico-me como Amadeu, que é o meu nome.

Fui seu apoiante nas eleições anteriores, mas o post em que decidiu esperar pelos Vitorianos para avançar, desiludiu-me e de que forma...

Há quem o acuse de politico que acaba por se colar ao que lhe dá jeito e, com um exercício rápido, recordo com pena as contradições aquando da integração de uma lista como a de PB...

Anónimo disse...

Para continuar com a minha consciência tranquila, podendo defender o Sr. LC como um dos meus candidatos à presidência do VSC e, após ler uma passagem no forum AVS, gostaria que referisse quais as suas responsabilidades assumidas na malfadada e vergonhosa AG dos capangas?

Quais as suas funções na altura?
Que participação teve na mesma e como condenou tais comportamentos da Direcção da altura (do ex-condenado PM)?

Lamento a franqueza, mas quase tudo têm sido desilusões no VSC, excepto os seus adeptos.

Amadeu

Anónimo disse...

Já é mais que tempo de correr com esta gente que se sente dono do clube.
Tb ja é tempo Sr. Cirilo de se assumir como alternativa...
Espero ansiosamente que esse momento chegue.

Cumprz
Pedro Pacheco

Anónimo disse...

Eu já não frequento as Assembleias gerais desde a moção de confiança de Vitor Magalhães.
O clima das AG é de guerrilha constante, seja de que proveniência for.
É pena porque torna-se difícil a autêntica discussão dos temas do clube

Rui Rodrigues disse...

O que está em causa é o presente e o futuro do clube.
Conversas sobre o tempo de Pimenta Machado (como aquela do pateta que falou pelo conselho fiscal) só servem para branquear a desastrosa gestão destes orgãos sociais. PM saiu há sete anos do Vitória e pese embora alguns erros graves que cometeu com ele seria impossivel este caso N'Djeng e muito menos o de Pedro Mendes.
Porque alguém acredita que depois de PM contratar um jogador alguém dentro do Vitória o ia impedir de vir para o clube? Até dava para rir.

luis cirilo disse...

Caro Amadeu:
Vamos por partes.
Para mim há algo que é claro e de que nunca abdicarei.
Não há candidatos sem eleições marcadas.
Seria ridiculo alguém hoje declarar-se candidato a eleições que são daqui a ano e meio.
Quanto ás contradições é simples de explicar.
Eu,tal como o Amadeu,tenho opiniões e expresso-as. Correndo o risco óbvio de ter quem concorde e quem discorde.
Umas semanas antes das ultimas eleições expressei a minha opinião,que mantenho, de que alguém que queira ser presidente do nosso clube deve ter alguma antiguidade associativa e,se possivel,alguma experiência directiva.
Quanto o sr Pinto Brasil me convidou para a sua lista reiterei-lhe essa minha opinião.
Porque entendia,sem por em causa o seu vitorianismo,que a sua antiguidade associativa era escassa.
Houve,contudo,várias circunstâncias que contribuiram para que aceitasse o seu convite.
A valia dos outros elemmentos da lista que permitiam a expectativa de uma boa direcção.
E eu acredito em trabalho de equipa.
A autonomia absoluta de que eu disporia para gerir todo o futebol vitoriano desde as escolinhas aos profissionais passando pela formação e pelas "Velhas Guardas" que connosco teriam um papel importante a desempenhar.
A convicção profunda, que o tempo decorrido confirma todos os dias,de que com a actual direcção iamos e vamos por muito mau caminho.
Finalmente o dever moral de sendo critico da actual direcção dar o contributo para que os sócios tivessem uma alternativa viável.
Espero tê-lo esclarecido quanto a estes pontos.
Quanto á AG geral dos "capangas" nada tive a ver com o assunto.
Ao tempo já não integrava os orgãos sociais do Vitória.
Estive lá como sócio.
Embora o facto de ao tempo ser governador civil tenha levado alguns,por má fé, a procurarem meter-me num imbróglio com o qual nada tinha a ver.
Caro Pedro Pacheco:
Haver um sócio a assumir-se como alternativa não resolve nada.
Porque ou há uma vontade colectiva de mudar ou então não faz sentido existirem eventuais candidaturas.
Caro Anonimo:
Discordo da sua posição por uma razão.As AG são o local próprio para os sócios manifestarem as suas opiniões.
Caro Rui:
Estou de acordo.
Falar do tempo de Pimenta machado apenas serve para desviar atenções da gestão actual.
Ficando claro que não tenho qualquer problema em falar do tempo em que fui dirigente com APM.