terça-feira, julho 12, 2011

Moral e Ética!


A propósito deste desagradável caso entre Emílio Macedo da Silva e Miguel Salazar apetece-me alinhavar algumas reflexões sobre o assunto.
A primeira para constatar, com tristeza, que uma pergunta feita pelo Miguel foi transformada num insulto pelo presidente do Vitória.
Pergunta feita em tom pausado, explicando que se baseava numa história que lhe tinha sido contada e da qual existiam testemunhas,perguntando apenas se era verdade.
Pelos vistos vai dar em processo judicial.
Cá estaremos para ver os resultados.
A segunda constatação, igualmente triste, é que o Site do Vitória e a Vitória Tv não são orgãos de comunicação do clube mas apenas da direcção.
Porque a cobertura por eles feita da Assembleia Geral não corresponde ao que lá se passou.
No escrito, no fotografado e no filmado.
Apenas está lá o que é da conveniência da direcção.
Com aquele pormenor , digno da televisão iraquiana de Saddam, da locutora da "Direcção do Vitória TV" dizer que todas as respostas do presidente foram muito aplaudidas.
Deve ter sido a única pessoa que deu por isso...
A terceira constatação tem a ver com a imoralidade com que a direcção do Vitória proíbe a comunicação social de assistir ás Assembleias Gerais (não há tradição no clube disso)mas depois não se coíbe de vir (pela boca do presidente !) contar cá fora a sua versão do que se passou lá dentro.
Pena é que haja jornalistas que aceitem essa forma de proceder.
E façam de uma visão parcial a realidade da AG.
A quarta e ultima tem a ver com ética jornalistica.
Todos nos lembramos do tempo em que Pimenta Machado proibiu o acesso a instalações do Vitória de jornalistas de um grupo de comunicação social vimaranense e inclusive proibiu os orgãos sociais de lhe prestarem declarações.
Num atentado á liberdade informação e numa estratégia totalmente errada em termos de Vitória.
Falo com o á vontade de quem sempre falou e colaborou com esse grupo mesmo estando nos orgãos sociais do clube.
Até como secretário geral.
Lembro-me da indignação, justa,com que o assunto foi tratado por esse grupo e por outra comunicação social "diabolizando" Pimenta Machado e invocando a liberdade de informação por tudo e por nada.
Vejo agora que as proibições de Emílio Macedo da Silva não tem o mesmo efeito.
Aceitam-nas em silêncio e ainda esperam por ele no fim das AG para o entrevistarem.
Sem que, como neste caso com Miguel Salazar, tenham a deontológica preocupação de ouvir a outra parte!
Registo.
Porque é fácil encher a boca, e as páginas de jornais,com moral e ética.
Pena é que o confronto com a realidade seja um desastre.
Depois Falamos.

13 comentários:

Anónimo disse...

Sr Luís Cirilo,

Muitos sócios estão reticentes face à possibilidade do Vitória cair num vazio directivo. Todos concordam que a presente direcção não tem realizado um bom trabalho, mas não querem partir para uma AGextra. com esse mesmo medo.
Afirmam todos que, não podemos partir para uma acção dessas sem ter alternativas e pessoas que se assumam para tal. O que lhe peço, é que cale essa gente, expresse também a sua opinião e que seja aliado a quem quer ver este clube com outro rumo.
bem haja

Tony Silva disse...

"Olha quem fala"...

Só fala quem tem que se lhe diga...

Zeca Diabo disse...

Alguns sócios deviam ter vergonha na p...da cara, por insultarem o Manuel Machado.
Um vitoriano e vimaranense, que muito tem feito pelo Vitória, e sempre que vem para o clube, adiciona algo de positivo.
Deu-nos o primeiro titulo nacional, e em dois anos como treinador, coloca-nos duas vezes na UEFA, e ainda nos leva á final da Taça...
Este sr.Lourenço, não deve bater bem da bola não...

Bilhó disse...

´Hó homem, você afinal critica tudo e todos.
Dispara em tudo que mexe- direcção, treinador, até as novas roupas dos jogadores.
Qual vai ser a próxima?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Tenho a certeza que o Vitória nunca cairá num vazio directivo.
Isso posso garantir.
Caro Tony Silva:
Então diga.
Caro Zeca Diabo:
O Lourenço Lima é um grande vitoriano que já serviu desinteressadamente o clube. E que tem todo o direito de não gostar do trabalho de MM. Porque o que está em causa não é o que ele conseguiu;é o que podia ter conseguido. Especialmente esta época em que deixou fugir o 3 lugar de forma...inglória.
Caro Bilhó:
Realmente entendo que no Vitória não há tabus e portanto tudo pode ser debatido.
As suas ideias,se as tem ,é que não.
Porque são desconhecidadas.

Anónimo disse...

O sr.Lourenço Lima, insultou Manuel Machado!!!
Devia, efectivamente, ter mais tento na lingua, e respeito pelo homem.
Só demonstrou pouca educação, e vitorianismo doentio.
Provávelmente, o problema de sr.Lourenço é "dor de coto"...
se MM fosse brasileiro ou pasquistanês....

Zeca Diabo

Márcia Guimarães disse...

Tenho vários amigos em Guimarães, adeptos fervorosos do Vitoria, que ao que sei estiveram presentes nessa assembleia, tendo comentado que esse assunto seria caso de justiça, nomeadamente, a intervenção da própria Policia Judiciaria no apuramento da verdade.
Não obstante, estão a reunir elementos, para participarem do actual presidente do clube, visto que reúnem testemunhas do acontecimento, dispostas a depor sobre esta matéria.

luis cirilo disse...

Caro Zeca Diabo:
O Lourenço Lima é do tempo,como eu,em que o MM era conhecido pelo Manuel Gorila. Que depois deu origem ao Manel Gula.
Claro que estamos a falar de há trinta e tal anos atrás. Creio ser nesse sentido que o Lourenço se referiu ao MM.
Cara Márcia Guimarães:
De uma coisa tenho a certeza até porque conheço bem o Miguel Salazar: este assunto não vai ficar por aqui nem a culpa vai morrer solteira.
Há limites que quando ultrapassados não tem retorno.

lourenço lima disse...

Caro Zeca Diabo, em 1º lugar sou uma pessoa normal, não me considero tolo e muito menos doentio. Tenho sim um grande amor ao Vitória. Um amor que vem desde que nasci. Se considera que insultei Manuel Machado só porque me refiro a ele como Manel Gorila, digo-lhe o seguinte. Eu conheço o Professor Manuel Machado Há mais de 30 anos. Segui a sua carreira de jogador de Andebol e mais tarde a de treinador da mesma modalidade. Nessa altura, ainda ele jovem era assim que manuel Machado era conhecido e tratado pelos amigos, sobretudo aqueles que frequentavam o Café Meia-Noite. Café esse frequentado pelos desposrtistas de Guimarães. desde essa altura que eu nutro uma certa admiração pelo Manuel Machado. Um vimaranense e um vitoriano como eu. Embora eu mais novo em idade, consiga ter mais anos de associado do que ele. Eu como muitos associados apoei o seu regresso ao Vitória e considero que Manuel Machado é a pessoa certa para liderar a equipa técnica deste clube. Muitas vezes defendi este homem neste e noutros blogs, por ser ele o rosto do descontentamento dos vitorianos, enquanto a direcçao ouvia, via e calava. Eu sempre fui um defensor dos homens da minha terra, do meu clube. Sempre me guiei por este principio: 1º sou vitoriano, 2º vimaranense e em 3º sou Português. É verdade que Manuel Machado deu ao Vitória o 1º titulo nacional de Juniores. Levou 2 vezes o Vitória a Uefa. Mas sejamos justos, na época passada perdemos a grande oportunidade de conseguir o 3º lugar e ganhar a taça de Portugal. Embora esta muito dificil, por jogarmos com o campeão nacional. Mas levar 6-2 foi a maior humilhaçao que um vitoriano teve, a seguir á descida de divisão. Temos de concordar que o Professor Manuel Machado esteve muito mal em grande parte da época e a prova disso foi o desconentamento da massa associativa que de jogo para jogo comparecia em menbor numero ao estádio. O Futebol era muito fraco, ou não concorda? Quanto á dor de "coto", não sei a que se refere, mas se por acaso me conhece pessoalmente deve saber que durante mais de uma década estive ao serviço do Voleibol do Vitória, sempre a titulo gracioso, participei em várias equipas técnicas e fui obrigado abandonar o meu clube por motivos profissonais, já que fui trabalhar para a Coruña. Mas estou de regresso a Guimarães e ao meu Vitória.

luis cirilo disse...

Caro Lourenço:
A sua explicação é perfeitamente lógica e de alguma forma eu próprio já tinha explicado a questão do "gorila".
Mas boa noticia é mesmo o seu regresso a Guimarães.
Um destes dias temos de tomar um café.

Anónimo disse...

Vários amigos consideram insulto.
Quanto ao facto de MM poder ter chegado (ainda) mais longe na época é uma verdade.
Mas como diz o povo, e com razão,
"se a minha avozinha não tivesse morrido, ainda hoje era viva"...

Zeca Diabo

Anónimo disse...

Amigo Luis como é possivel falar de da liberdade de imprensa e citar aqui um caso que se passou no tempo do Pimenta Machado dizendo que tomou sempre a posição de colaborar com o dito grupo e na assembleia geral defendeu que o Vitória proibi-se a entrada de certos orgãos de comunicação social pela forma como têm tratado o clube?

luis cirilo disse...

Caro Zeca Diabo:
Creio que o assunto está explicado.
Caro Anónimo:
O que defendi, e defenderei sempre,é que o Vitória deve dar-se ao respeito e exigir ser tratado pelo seu nome e não por "Guimarães".
Nesse contexto aqueles jornalistas que persistam em nos tratar pelo nome errado deve o Vitória (dirigentes,técnicos e atletas)deixar de prestar declarações.É muito diferente de proibi-los de entrar em actos públicos.
Num caso está a ser violado o direito á informação. No outro trata-se,apenas,de os deixar a falarem sozinhos.