segunda-feira, julho 25, 2011

Feira Medieval

Num país com quase mil anos de História não admira que os portugueses mantenham uma ligação fortíssima ás suas tradições e costumes que tal como Portugal já tem um longo passado.
As feiras medievais que se prolongaram até á actualidade, naturalmente sobre outras formas de organização,são uma dessas tradições.
Daí que vários municípios de norte a sul venham recriando essas "feiras medievais " como forma de homenagear a nossa História mas também com uma fortíssima componente de atracção turística.
Já visitei várias delas.
Especialmente uma das mais tradicionais ,que se realiza em Santa Maria da Feira mesmo nas cercanias do castelo, e que é verdadeiramente interessante.
Um destes dias fui á de Caminha.
E gostei imenso.
Um certame que nas primeiras edições durava três dias mas no deste ano,fruto do interesse de que se reveste, já teve a duração de nove dias.
Gastronomia, animação de rua,exibição de aves de rapina,espectáculos equestres,musica e dança,tendas com comércio de todo o género,desfiles com trajes tradicionais,enfim todo um conjunto de interessantes actividades.
Vale a pena ir a Caminha á feira medieval.
E é inevitável uma reflexão: Uma cidade como Guimarães, com a sua fortíssima componente histórica, não deveria realizar também uma feira destas?
Inclusive incluída na CEC 2012 ?
Depois Falamos

10 comentários:

Mr.Karvalhovsky disse...

É obrigatória!

Rui Silva disse...

Já está programada. Chamar-se-á Feira Afonsina (se não me falha a memória) e integra a actual Feira Joanina, os Doces Conventuais e vários números e durará um fim de semana. Os bares e restaurantes do Centro Histórico também vão colaborar.
Foi apresentada durante a programação da Área Espaço Público, no Milenário há umas semanas.

Rui Silva disse...

http://www.facebook.com/event.php?eid=231514830214748&ref=nf

Amadeu Portilha disse...

Meu caro Cirilo, por onde tens andado? Guimarães organiza uma Feira Medieval há muitos anos e em Setembro vai apostar ainda mais com a Feira Afonsina, com 3 dias de duração e que, tendo já apoio garantido da CEC para 2011 e 2012, está a ser trabalhada para ser um evento de referencia nos anos vindouros. Abraço amigo. Perdoo-te a distração... eh,eh,eh.

Amadeu Portilha disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
luis cirilo disse...

Caro Mr Karvalhovsky:
Pelos vistos vai ser. E ainda bem.
Caro Rui Silva:
Obrigado pelo esclarecimento e pelo link.
Fico contente por se realizar.
Caro Amadeu:
Relativamente ás feiras medievais de anos anteriores penitencio-me por nunca ter dado pela sua existência. Erro meu seguramente.
Quanto ás que vão ser realizadas no âmbito da CEC e com projecção para o futuro(muito bem)fico satisfeito e espero que sejam o sucesso que Guimarães merece.Abraço

Anónimo disse...

o sr. vereador Amadeu Portilha (presumindo) que foi o próprio que aqui postou, deveria ter cuidado com as comparações. A feira de Caminha não é uma mera feira, é um ambiente, é um autêntico recuar no tempo. Não tem comparação com a mini-feira que por cá se tem feito. Certamente V. Exa. é que não teve ainda o cuidado de ver o que se faz noutras localidades com menos obrigação que a nossa Guimarães.

Cumps.
José Machado

luis cirilo disse...

Caro José Machado:
COmo já disse na resposta ao Amadeu Portilha tem-me passado despercebida a feira medieval que se faz por cá.Provavelemnete por distracção minha. A de Caminha durou este ano nove dias e foi um sucesso. A de Santa Maria da Feira é magnifica.Oxalá que a partir de 2011 a de Guimarães também seja um marco.

Anónimo disse...

é realmente extraordinário como o autor do blog, tão interessado por estes temas, não conheça a feira medieval de Guimarães, que já teve uma boa meia dúzia (ou mais) de edições.

Claro que nada tem a ver com a de Caminha (que conheço) ou com outras (que não visitei), mas entre as quais destacaria a de Óbidos.


A de Caminha é realmente muito completa, embora se baseie (tanto a nível de expositores como visitantes), nos vizinhos galegos, que ficam mesmo ali ao lado

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É verdade. Nunca me apercebi da feira medieval de Guimarães.
Erro meu.
Ou talvez porque o meu conceito de feira medieval vá mais no sentido da de Caminha,Feira ou Óbidos(tmb conheço) do que daquela que se faz em Guimarães