domingo, abril 25, 2010

Vida Nova ?

O PSD/ Braga elegeu na sexta feira a sua nova comissão política distrital.
Lista única,espírito de unidade,enfim sintonia com a mensagem passada por Pedro Passos Coelho no congresso de Carcavelos.
Desde 2004 que não integrava nenhum orgão distrital depois de quase uma década de ininterrupta presença quer na comissão politica quer na Mesa da Assembleia.
Voltarei agora,e com muito gosto, a ser delegado á assembleia distrital eleito pela minha secção. Que é,como se sabe,Guimarães.
Sempre foi desde o dia 21 de Janeiro de 1975.
Numa lista também ela elaborada num espírito de unidade interna que se saúda e deseja preservar por muito tempo como condição essencial á vitória na batalha autárquica de 2013.
Nos últimos seis anos além de não participar nos orgãos distritais mantive-me (quase) sempre afastado da politica no distrito especialmente desde que cessei (Jorge Sampaio cessou melhor dizendo!) o mandato de deputado na assembleia da República.
Por uma lado devido ao velho principio de que " a casamento e baptizado..." e por outro dada a minha discordância profunda sobre a forma como o partido foi dirigido em termos distritais nestes últimos anos.
Que deixaram a "pesada herança" de apenas seis deputados no Parlamento(em 2002 eram 9) e cinco presidências de Câmara (em 2005 eram 8)entre outras "desgraças" menores.
Esta gestão politica teve como corolário o abandono a que foram votadas as secções, pela distrital cessante, no congresso de Carcavelos.
Nem estratégia distrital,nem capacidade reinvindicativa,nem...nada!
Creio, e conheço o PSD no distrito desde 1975,que nunca em Braga (distrital) se chegou a este ponto de desânimo e falta de acção política.
Daí que,tanto quanto me lembro, e para lá da minha secção apenas participei numa ou noutra actividade em Vila Verde,Vizela e Cabeceiras de Basto.
Sempre a convite das estruturas concelhias.
Porque o meu desacordo com a orientação da CPD era total.
Mas é tempo de virar de página.
Os novos orgãos eleitos na sexta feira tem pela frente uma enorme tarefa de reactivação do partido, de o fazer ganhar visibilidade política e social, de começarem a preparar seriamente as próximas autárquicas.
E também de potenciarem o trabalho dos deputados eleitos pelo distrito.
Espero que o façam.
Embora a experiência destas coisas me sugira algumas reservas sobre a operacionalidade da CPD face ao elevado número de presidentes de câmara que a compõe.
Porque todos sabemos que os presidentes de câmara tem uma agenda muito ocupada.
A ver vamos.
Sobre o que não tenho dúvidas é o mau sinal dado pela inexistência de mulheres na comissão política e mesa da assembleia.
Nem uma.
E não é seguramente por não existirem, e muitas, com valor para estarem lá.
Basta lembrar que o partido tem no distrito duas deputadas á assembleia da república, vereadoras, deputadas municipais com a responsabilidade de dirigirem a respectiva bancada, e outras que não estando em nenhum cargo tem a competência mais que suficiente para integrarem qualquer orgão do partido no distrito.
Foi um erro.
Que podia ter sido evitado.
Há que, com sensatez, tomar acções concretas que contrariem este mau sinal.
De resto creio que o Paulo Cunha e a sua equipa tem condições para fazerem um bom trabalho.
Que é o que todos desejamos.
Depois Falamos

6 comentários:

Anónimo disse...

Acha mesmo que a lista foi elaborada num epirito de unidade interna?

Ou terá sido a aliança do cacique famalicão/vila verde com apoio de braga que condicionou o aparecimento de uma verdadeira alternativa?

Claro que ninguem ousa sequer apresentar-se como alternativa. Sabe que é para abater.

Curiosa a sua análise relativa à unidade.

Não se esqueças que para famalicão e vila verde interessa apenas a UNICIDADE.

A ver vamos o que vai sair dali mas "cheira-me" que vai ser mais do mesmo. Paulo Cunha e Virgilio são farinha do mesmo produtor.

Espero estar errado.

Circulos uninominais JÁ e FOREVER.

Forte Abraço,

Abreu

luis cirilo disse...

Caro Abreu:
Vamos aguardar para ver.
Embora seja certo que o peso das concelhias que refere condiciona,e muito, a possibilidade de uma alternativa vitoriosa.
QUanto aos circulos uninominais estamos de acordo.
Abraço

Fátima Fernandes disse...

Caro Amigo

Depois de ler o seu texto, fiquei sem palavras!

Abraço amigo

luis cirilo disse...

Cara Fátima Fernandes:
Também não é caso para tanto

Rita Oliveira disse...

Estou um pouco como o senhor Abreu que fez um comentário anterior.
Porque quem esteve por trás desta solução foram os mesmos que sustentarama distrital de virgilio costa a pior de sempre do distrito.
e sustentaram-na com base em interesses pessoais e particulares que nada tinhama ver com o psd ou o distrito.
nomeadamente o deputado europeu jose manuel fernandes que manteve o virigilio costa tipo marionete até ele lhe arranjar o lugar em Bruxelas.
porque os resultados politicos foram fraquissimos.
menos três deputados menos três camaras e um partido abulico e sem actividade.
a verdad eé que foi dando para o fernandes ser eurodeputado, o afilhado dele jorge ser deputado, o virigilio ser deputado e bater os recordes de faltas no parlamento,o filho do virigilio ser administrador hospitalar,o outro filho ser assessor do deputado europeu, a mulher do deputado europeu ser vereadora,o filho do reis de barcelos ser deputado, o outro filho ser presidente da jsd distrital e por aí fora.
ou seja enquanto o trio coamndante jose m fernandes,virigilio e reis arranjava lugares para todos das familias o partido afundava-se no distrito.
agora vai começar uma nova era?
com o fernandes e o virigilio a inventarem o paulo cunha e o reis caido em desgraça a ser substituido no trio pelo miguel macedo ?
duvido muito. dantes mandava famalicao,vila verde e barcelos.
agora manda famalicao,vila verde e braga.
terá mudado uma das "moscas" mas o resto está na mesma...
e admira-me que o cirilo ainda lhes dê o beneficio da duvida depois de todas as patifarias que lhe fizeram.
porque quem esteve por detrás de toda aquela história da sua saida do ghoverno civil foram estes senhores mais uns amigos que tem em guimarães.
mas voce la sabe.
eu nao acredito em nada disto mas é a minha opiniao

luis cirilo disse...

Cara Rita Oliveira:
Confesso alguma dificuldade em responder ao seu comentário.
Porque a resposta dava para escrever um ...livro.
Tentando ser sucinto:
Você refere coisas que são verdade, outras que não são e outras ainda que serão ou não.
Não sei.
PAra mim é evidente que nos ultimos anos existiu um acordo tácito entre as três maiores concelhias(Famalicão/Barcelos/Vila Verde)para que qualquer solução para o distrito passasse pela concordância delas de molde a evitar disputas internas.
Porque as três,juntas, representam bem mais de 50% dos militantes do distrito.
E as coisas assim tem sido desde há quase dez anos.
COm bons resultados inicialmente(até 2005) e depois entrando num perfeito descalabro muito por força das sucessivas distritais eleitas desde então.
QUe não trabalharam,não se afirmaram politicamente,não tiveram uma linha de rumo e deixaram as secções entregues a si próprias.
O ultimo congresso foi exemplar na matéria.
É evidente que a actual distrital,com algumas nuances como o desaparecimento de Barcelos dos orgãos eleitos,parece resultar desse velho "Tratado de Tordesilhas" que tem comandado o PSD no distrito.
Mas com pessoas diferentes na sua grande maioria.
E com alguma abertura a outras secções que não se verificava anteriormente.
Creio que o PAulo Cunha tem qualidades pessoais e politicas suficientes para fazer um bom mandato.
Fiel ao S.Tomé cá estarei para ver.
Quanto aos acontecimentos de 2003 que levaram á minha saida do Governo Civil estou,como sempre estive,de consciência tranquila.
Sei que foi montada uma cabala,sei quem foram os responsáveis em Braga e em Lisboa por acção e por omissão,acredito que a justiça se fará na Terra.
Em relação a um ou outro já se está a fazer.
E sobre isso,muito havendo para dizer,o resto fica para o livro de memórias.