domingo, fevereiro 08, 2009

A moção de Sócrates

Confesso que me tenho rido com as noticias que vão chegando das deambulações pelo país do engenheiro Sócrates a apresentar a sua moção de estratégia para o congresso do PS.
Candidato único á liderança tanto podia apresentar a moção, como uma tese de doutoramento em inglês técnico ou um" Ensaio sobre o Esquecimento" que o resultado seria exactamente o mesmo.
Salas cheias, militantes em autênticas peregrinações rumos aos locais onde o Chefe vai orar,estruturas partidárias empenhadas em ter salas cheias.
Dizem-nos as noticias que os aplausos tem sido ensurdecedores, o chefe tem -se emocionado, os oradores transcendem-se na disputa de qual consegue formular os maiores elogios ao predestinado.
Tudo isto com uma musica de fundo,tipo cantos gregorianos com os tenores Manuel Alegre e Edmundo Pedro, cuja letra fala em medo,em perda de empregos,em perseguições a quem não alinha pela bitola oficial.
"Mas os cães ladram e a caravana passa."
E o Chefe lá anda a pregar as virtudes do seu governo e a heroicidade com que tem evitado males maiores ao seu país.
E o povo aplaude freneticamente como é óbvio.
O azar é que as noticias também trazem sinais de alguma frieza perante a grande proposta do Chefe.
Os casamentos entre homossexuais.
Quando o chefe se refere a esse ponto da moção o entusiasmo decresce abruptamente e percebe-se que mesmo o povo socialista não está para aí virado.
Azar.
Porque com o país da forma como está,com empresas a fecharem todos os dias,com jovens sem emprego,com a miséria a rondar tanta gente, o casamento de homossexuais é mesmo aquilo em que os portugueses deviam estar concentrados e ,até,elegerem como grande prioridade para a próxima legislatura.
Que povo mais ingrato que não quer perceber as prioridades do Chefe !
Depois Falamos

4 comentários:

Anónimo disse...

«Sie siegen uns Todt!» diziam os alemães durante a 2ª guerra. Em português será de 'vitória em vitória até à derrota final!'

Afinal até alguns 'irmões' já pensam em 'matá-lo, mais do que a CPN do PSD -«é a vida!»

Anónimo disse...

a ironia da foto está fantástica...

Anónimo disse...

essa das "prioridades do chefe", parece-me de uma subtileza a toda a prova.

será que vejo aí algum segundo sentido?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Ao contrário do que muitos pensam o PS tem problemas internos complexos. E a necessidade de Sócrates querer pensar á esquerda levas-o por caminhos que afastam os socialistas moderados.
O que pode ser uma oportunidade para o PSD.
Cara Rosa:
Obrigadinho.
Caro C:
Subtil é você.
Eu limito-me a constatar que se Sócrates incluiu o tema na moçao e fala dele em todo o lado é porque o considera uma prioridade.