quarta-feira, fevereiro 25, 2009

A sentença


O tribunal da Relação de Guimarães absolveu António Pimenta Machado das acusações que o tinham levado a ser condenado pelo Tribunal das Varas Mistas.
Fiquei sinceramente satisfeito.
Não só por uma questão de amizade pessoal, porque essa se não foi afectada pela condenação muito menos o seria pela absolvição, mas essencialmente pelo Vitória.
Porque não seria bom para o clube,embora também não fosse da sua responsabilidade,ter no seu historal um presidente condenado em tribunal por ter lesado os interesses da instituição.
Presidente esse que foi eleito sucessivas, e democráticas,vezes com uma grande abrangência da massa associativa á volta das suas candidaturas.
E especialmente um presidente que fez muito, durante muitos anos, pelo Vitória.
Como o juizo da História, frio,desapaixonanado e intemporal, se encarregará de provar.
Creio que com esta decisão se encerra,agora sim, um capitulo da História do clube.
Oxalá esta acordão permita contribuir para a coesão interna e para o abrir de novos capitulos de engrandecimento da nação vitoriana.
Sempre com os olhos postos no futuro.
Depois Falamos

21 comentários:

José Alves disse...

Mais uma vez está tudo dito.
Plenamente de acordo.

Anónimo disse...

Longe vai o tempo que Luis Cirilo, não podia com Pimenta nem á lei da bala...Era um ódio verdadeiramente doentio! Vamos lá saber porquê, as coisas mudaram, e muito mesmo. Acredito que Cirilo, inteligente como é, tenha seguido a velha máxima, de que " Se não podes vencer o inimigo...junta-te a ele.
E não é que se juntou mesmo?

Diogo Ferreira disse...

Caro Sr. Luis Cirilo, habitualmente costumo estar de acordo consigo mas aqui infelizmente não posso dizer o mesmo.
È um facto que o Sr. Pimenta Machado foi eleito sucessivas e democraticas vezes com uma grande diferença, é um facto que fez coisas muito boas para o nosso clube, é um facto que o VSC era respeitado (coisa que actualmente não o é), é um facto que financeiramente sempre foi um clube estável, mas nesta questão onde ele foi absolvido, sinceramente fico com a ideia que não foi feita JUSTIÇA e que o meu clube de coração foi prejudicado.

Uma pessoa que fez o que fez naquela famosa assembleia onde entraram capangas para o proteger e calar aquelas vozes que estavam contra o modelo de gestão que ele estava adotar, para mim perdeu todo o valor, EU estava lá, vi e fiquei revoltado com tanta falta de respeito pelos sócios do clube, que VERGONHA...

Cumprimentos, Diogo Ferreira

Anónimo disse...

Que desilusão a sua opinião... Mais valia guarda-la, até pelo seu estatuto. Por muito amigos que sejam, isso não lhe pode impedir de ter acesso ao conhecimento dos factos ilícitos que estavam imputados a Pimenta Machado e em que circunstâncias verdadeiramente escabrosas e plenamente relatadas em tribunal se concretizaram. Com esta decisão, confirma-se que vale a pena roubar em Portugal.

Anónimo disse...

Eu não conheço os factos que levaram à absolvição. Temos que aguardar que sejam públicos.

E no limite, não foi dado como provado, o que não quer dizer que não tenha roubado o VSC.

José Alves disse...

Falando de roubos só lamento não aparecer agora um domingos miranda para investigar com a mesma intensidade e capacidade de iniciativa toda a miscelãnia que têm sido as comissões dos jogadores do e para o Vitória.
Ou quem foram os convidados para o acompanhamento a Basileia.
Ou quem faz tudo o que são obras no e para o Vitória.
E muitas outras coisas que um amante da verdade e do Vitória tipo"custe o que custar,nem que seja ao Vitória"teria todo o prazer em escamotear para ajudar o clube e os sócios.
Acabo como comecei:
Lamento.

Anónimo disse...

Ao José Alves,

Tem todo o interesse sim senhor, até porque a actual direcção teve a "gentileza" de convidar Pimenta Machado para a cerimónia de tomada de posse, numa altura em que decorria o processo movido pela anterior direcção (mas que a actual optou, e bem por manter). Já agora que convide tambem gentilmente Pimenta Machado a pagar as custas do processo, que a manter-se a actual decisão de absolvição, não deve ser pouco. Tudo gente da mesma laia portanto.

Pedro Cunha disse...

Caro Luis Cirilo dizer que as eleições foram democraticas é querer enganar-se a si próprio. A triste cena dos capangas na AG não foi inocente, muito menos caso único.

Esta meia ilibação pela Relação - faltará certamente o Supremo - não é bom nem mau para o clube enquanto instituição. Mas é mau na medida em que o Vitória, e muito bem, se constituiu assistente neste processo, em que um seu ex-presidente foi acusado e condenado por peculato e falsificação. A relação - que explica no texto patético esta decisão - deixa bem claro contudo que só um completo caus nas contas do Vitória à altura, impede de fazer mais. Ou seja a artistice de fazer desaparecer papeis acabou por dar resultado.

Mas eu como sócio não me esqueço de tudo o resto. Dos já citados capangas, do abandono do clube, depois de tudo fazer para desunir os sócios e destruir muito do património e de todas as outras coisas que todos bem conhecem mas fazem de conta...

João Carvalho disse...

Vejo que ainda existe muita gente agarrada a algumas historias com que foram envenenando a o universo vitoriano durante anos (anonimos principalmente).
A justiça não pode ser apenas considerada séria quando a sentença nos agrada e depois ser considerada como inexistente quando a sentença não nos agrada. Pimenta Machado foi absolvido e como tal temos a obrigação de o considerar um homem sério. Não é legitimo que muitos dos que aplaudiram a condenação em 1º instancia venham agora escudar-se em subterfugios para prosseguirem a sua campanha de difamação e branqueamento da história do Vitória.
Como sou um sócio activo na vida do nosso clube tambem estive na celebre assembleia dos capangas que muitos se empenham em não deixar esquecer, mas devo lembrar a essas pessoas que depois da saida de Pimenta Machado tambem estive em assembleias em que houve grupos organizados para impedir sócios de falarem( á moda de vale e azevedo), excursões de camionetas vindas de freguesias e patrocionadas pelo PS de modo a não se perderem votações; portas abertas nas traseiras onde entravam pessoas sem qualquer supervisão (menores incluidos) e que desiquelibravam votações e até uma assembleia onde se repetiu a votação do orçamento 2 vezes e a tentativa de fraude aos socios só não foi mais longe porque alguns sócios (entre os quais me incluo) tiveram a coragem de a denunciar e fazer frente.
È bom que os "ofendidos" que queiram relembrar o passado tenham a honestidade de contar a história toda e não só como lhes convem.
Quanto ao mais, espero que o Vitória possa agora fazer as pazes com o seu passado. Do qual Pimenta Machado é uma parte incontornavel.

Anónimo disse...

Nunca fui, e ainda não sou Pimentista, mas, uma coisa ninguem pode negar.

FOI O MELHOR PRESIDENTE QUE TIVEMOS ATÉ HOJE.

Com falcatruas, com desvios, com falsificação de documentos, isso tudo é esquecido, comparado com o que ele fez.

É um homem que devia por direito proprio ser respeitado por todos sem excepção.

Gostava de o ver novamente, não como Presidente mas como socio do clube que que ele ajudou a crescer, na tribuna VIP do nosso estadio.

Penso que as Direcções deveriam incluir o seu nome nos quadros de honra, e abusar de futuros serviços que ele possa prestar ao clube, era uma mais valia para nós.

Por mais voltas de dê-mos, ninguem conhece tambem o nosso clube como ele, além de ainda não ser velho, tem uma capacidade mental fora do normal, so tinhamos a ganhar com isso, e ele limpava a reputação.

JÁ PENSARAM QUE OS MAIS CRITICADOS POR NÓS, SÃO AQUELES QUE SÓ NOS TENTARAM FAZER BEM.

E mais não digo...

APL

Edmur disse...

Com o devido respeito pela opiniao do meu amigo Luis Cirilo, devo dizer que tal como na 1ª instanci, tambem agora o processo nao esta finalizado.

E PM nao foi considerado incente, e sim, por um clube ter estado com as suas contas de tal forma desorganizadas ( inocentemente?), nao foi ainda provada culpa.

No entanto, e sem ser juiz pois nao condeno ninguem, devo frisar que o amadorismo em que ainda vivemos e com resultados desportivos vergonhosos tambem se deve à desorganizaçao em que PM votou o clube durante 24 anos. E só por isto deveria ser condenadao por todos os socios.

Sobre o recurso que irá para o supremo...

Depois falamos

Rui Rodrigues disse...

Penso que o Luis Cirilo tem razão.
Não sei se ele e Pimenta Machado são amigos e o próprio afirma que isso é o que menos interessa.
Mas oque me parece evidente é que esta absolvição é o melhor para o Vitória.
Que nao precisava nada de ter um ex presidente condenado em tribunal por peculato.
Ou por outra coisa qualquer.
Agora tambem acho que o tempo de Pimenta Machado passou e não é desejavel o seu regresso ao clube.
Poderá se for essa a sua vontade ajudar por fora.
Agora a água não passa duas vezes debaixo da mesma ponte e por isso o Vitória tem de seguir o seu caminho próprio.
A história se encarregará do julgamento definitovo do que foram os anos de pimenta machado no Vitória.
A seu tempo.

Anónimo disse...

Depois de ler estes últimos comentários apetece-me dizer, toca a branquear para o bem do clube, que só lhe fica mal ter um presidente condenado por peculato...

Anónimo disse...

anónimozinhos ponham os olhos no comentário de joao carvalho e meditem no que ele diz.
porque se pimenta fez muito mal em meter capangas na assembleia geral a verdade é que outros o fizeram.
e houve assembleias em que aqueles que queriam criticar o vitor magalhaes nem eram autorizados a falar tal o ruido dos outros capangas.
so que os capangas do pimenta eram maus.os capangas socialistas do vitalis magalhaes é que eram bons.
o vitoria precisa de andar em frente.sem pimenta,sem vitalis magalhaes e sem milo protocois.
gente nova.
embora ache que o pimenta ainda pode ser util ao Vitória. ao contrário dos outros dois que quanto mais longe do clube melhor

Anónimo disse...

Afinal quem é esse tal de pimenta?...Será que alguém ainda se lembra dele?...Há já sei é o tal que publicamente disse que tinha costelas benfiquistas, e muitas vezes nem aparecia aos jogos do VSC...Enfim agora só o Barbas da Caparica o conhece!

João Carvalho disse...

Onde pimenta machado seria util ao vitoria era fazendo valer o seu mediatismo e entrar como comentador num desse programas que abundam nos (agora) 3 canais de noticias e onde os comentadores são sempre vergonhosamente dos mesmos 3 clubes. Creio ser das poucas figuras que poderia arranjar um espaço nessa area.

luis cirilo disse...

Caro José Alves:
Ainda bem que estamos de acordo.
Caro Anónimo:
Foi um bom esforço de tentar interpretar o meu relacionamento com APM mas falhou rotundamente.
Nunca foi inimigo dele e muito menos nutri algum tipo de ódio.
Simplesente em determinada fase da sua presidência(final dos anos 80 e inicio dos anos 90) discordei frontalmente de determinadas opções que fez.
E então, porque já na altura escrevia na imprensa local,critiquei o que entendia errado.
Sempre com toda a frontalidade e assinando o que escrevia.
Posteriormente fui convidado (não por ele) a integrar os orgãos sociais sobe o desafio de ajudar a mudar por dentro o que criticava de fora.
Achei que devia fazê-lo sem perda da independência de opinião que sempre preservei.
Caro Diogo Ferreira:
Tem todo o direito a ter uma opinião diferente.
Alias não tenho duvidas que APM é uma figura controversa e sobre cujo papel enquanto Presidente existirão sempre divergências e discussões.
A questão dessa assembleia terá sido o seu maior erro enquanto presidente mas recuso-me a reduzir 24 anos a uma noite.
É certo que cometeu outros erros,nomeadamente de politica desportiva (e ai poucos o terão criticado tanto quanto eu),mas a obra fala por si.
Sinceramente acho que para quem conhece o Vitória desde meados dos anos 60,como é o meu caso,não pode ter duvidas sobre o mérito global do seu trabalho.
E já agora deixe que lhe diga outra coisa:
O Vitória teria sido financeiramente prejudicado se no caso em apreço tivesse existido algum dano patrimonial.
Mas não houve.
E já agora outra coisa sobre o caso fernando meira:
Se bem me lembro (e olhe que esse processo conheço bem) o Meira rescindiu contrato sem qualquer razão(com o ridiculo pretexto de solidariedade com o Quinito)porque estava ansioso por ir para o SLB.
Quis lá saber dos interesses do Vitória.
E se não fora a persistência de Pimenta Mchado a pressionar o SLB até ao limite do admissivel nunca teria o clube visto um tostão relativo á saida do jogador.Por isso me indigneis quando a direcção de Vitor Magalhaes homenageou Meira (por falar disso continuamos é sem saber onde foi parar o dinheiro para o autocarro dado pelo jogador)e não fez o mesmo a Pedro Mendes. Porque esse preocupou-se com o interesse do Vitória.
Caro Anónimo:
É a minha opinião.
Mas aconselho-o a informar-se melhor. Eventualmente lendo o acordão do tribunal da relação.
Caro Libertas:
São públicos.Basta ler o acordão.
Caro José Alves:
Pois...tem toda a razão.
Mas as verdadeiras razões que estiveram por detrás de tudo o que aconteceu nos ultimos sete anos ainda um dia serão globalmente conhecidas.
E saber-se-á então quem maquinou,urdiu, forjou,denunciou,colaborou, e não se importava de no limite arrasar
o Vitória desde que assim pudesse destruir Pimenta Machado.
Eu sei.
Mas não tenho provas.
Mas também reconheço que alguns erros de APM ajudaram a que isso acontecesse.
Nomeadamente com a assembleia geral dos capangas e com a "guerra" inutil com o grupo Santiago que com mais bom senso podia ter sido resolvida com honra para todas as partes.
Caro Anónimo:
Infelizmente quem vai pagar as custas deste processo, como o do tribunal europeu do desporto,vai ser o Vitória.
E desconfio que umas e outra juntas davam para dois bons jogadores.
Caro Pedro:
Então não se esqueça mesmo de tudo.
Desde os grupos organizados aos tipos pagos para destabilizarem assembleias gerais.
E já agora porque razão é patético o texto da absolvição e não o da condenação ?
Porque preferia o outro ?
Tenha paciência.
Eu prefiro este.
Porque defende o Vitória.
Caro joão Carvalho:
Estou completamente de acordo com o teu comentário.
O problema é que existe gente no Vitória que tem um curioso tipo de memória selectiva.
Só se lembram do que lhes interessa.
E esta decisão judicial permite,como dizes,ao Vitória fazer as pazes com o passado.
É assim que a entendo e é assim que ela pode ser util ao clube.
Caro Anónimo:
Assino por baixo.
Também e´minha opinião que Pimenta Machado foi o melhor presidente da História do clube.
Qe conta com grandes presidentes graças a Deus.
Caro Edmur:
O nosso debate não se esgotará aqui.
Mas recordo que quando com Vitor Magalhaes fomos á Europa já "ninguém"se lembrava do legado de APM.
Eram só maravilhas na Terra !
Quando as coisas começaram a correr mal já era outra vez o legado de APM.
Vamos aguardar tranquilamente pelo futuro.
Há muita coisa para saber ainda...
Caro Rui Rodrigues:
Sinceramente acho que APM também não quer voltar a ser presidente do clube.
Mas poderá apoiá-lo de outras formas.
Caro Anónimo:
Se acha que o Tribunal da relação anda a branquer alguma coisa é opinião sua.
A mim o branco agrada-me.
é a cor do Vitória.
Caro Ricardo Baptista:
O essencial é o Vitória seguir em frente.
Com respeitopelo passado e por quem serviu o clube.
Caro Anónimo:
O seu escrito é de uma tal inteligência que nem comento.
Caro João:
Tens toda a razão.
E se ele ainda não está nesses programas,embora insistentemente convidado,é porque quis esperar pelo fim do processo.
Pode ser que agora,finalmente,exista uma voz vitoriana nos programas desportivos de grande audiência.
O que em termos de estratégia de crescimento do clube é fundamental.

José Alves disse...

Pois,caro Cirilo,é uma pena não ser do conhecimento publico os nomes dos estrategas,dos "homens" camuflados por detrás de todo esse bem arquitectado plano.
O que interessa realmente é que todos nós nos matenhamos firmes e atentos para evitar a todo o custo que esses "senhores" tomem algum dia conta do nosso Vitória.
Seria o nosso fim.
Quanto á história dos capangas acho isso uma brincadeira.
Na ultima assembleia será que não haviam capangas?
Estava lá,tal como Luis Cirilo,e não sei se era por estar de pé mas estava sistemáticamente a ser observado por um grupo de diplomatas abonados em compleição fisica e com caras de extrema antipatia.
Diga-se de passagem,talvez até se justificasse,tal foi o rombo que levámos nas contas,mas como é nosso apanágio,deixamos tudo para os outros.
Tal como eu.

luis cirilo disse...

Caro José Alves:
como é um homem atento á realidade vitoriana não terá grande dificuldade em descobrir essas personagens sombrias.
Olhe para os ultimos dez anos do clube e verá com grande nitidez.
Aliás alguns deles passaram entretanto pelo clube e os resultados viram-se...
Quanto aos capangas,á assembleia dos capangas ,etc a verdade é que nas ultimas assembleias a que fui estavam lá seguranças com o aspecto que refere.
Se ninguém se incomodou com isso talvez tenha sido pelo facto de lá estarem visivelmente nessa função e não disfarçados de sócios do Vitória.
No que foi,de facto,o grande erro de Pimenta Machado perante os sócios.
E,ironia do destino,ele nem precisava de ter feito isso.
Porque naquele tempo especifico a indignação associativa era muito mais contra os Domingos Miranda e afins do que contra ele.

Anónimo disse...

Para começar, uma pequena provocação que, estou certo, me perdoará mas é um facto que o Luis Cirilo está a ficar cada vez mais desportivamente polémico.

Analisando friamente os seus últimos posts, estou certo que teremos novidades suas no próximo ano. E das desportivas!

Eu sinceramente não sei o que pensar na longa presidência do Dr. Pimenta Machado...

Se é um facto que no seu mandato ele conseguiu dar dimensão nacional ao Vitória, criando o centro de estágio que foi simplesmente o primeiro do país (chamando-se de Unidade ou Dr. Pimenta Machado, pouco interessa para o caso), aproveitando também acontecimentos nacionais para aumentar o património Vitoriano, e estou a lembrar-me da remodelação do estádio na altura do Mundial de Juniores de 1992 e no Euro 2004, este último já o estádio propriedade do Vitória e as obras pagas por fundos públicos...!

Mas nem tudo foram rosas ou, se preferirmos, laranjas pelo menos na altura em que foi recusado pela direcção nacional do PSD, penso que do prof. Marcelo Rebelo de Sousa, para ser candidato do PSD à Câmara de Guimarães!

Assim, e sem grande esforço de memória, podemos lembrar-nos de algumas situações menos acertadas da sua gestão como foram o despedimento do treinador Jaime Pacheco quando iamos em segundo no campeonato, o triste caso da Assembleia Geral “protegida” por seguranças/pugilistas do Boavista/sócios do Vitória, o problema das ALEGADAS off shores, ALEGADAMENTE donas de passes de alguns jogadores, ALEGADAMENTE em trânsito no Vitória, e finalmente, já no acaso da sua gestão, o triste caso da acta, penso que duma Assembleia Geral.

No essencial concordo com o Luis Cirilo, só o tempo fará a sua avaliação a estes longos anos de mandato do Dr. Pimenta Machado, sendo certo que não ficará nunca na história como uma figura consensual e aglutinadora do universo vitoriano.

Será sempre uma figura por quem os Vitorianos nutrirão uma relação de amor/ódio. Não acredito que alguém que hoje o admire não o tenha já odiado no passado bem como aqueles que hoje o “odeiam” não o tenham já idolatrado.

Quando ao recente acórdão do Tribunal da Relação de Guimarães, e pelo que li na imprensa regional, não terá sido uma absolvição total.

Ainda que alguma imprensa, perfeitamente identificada, o tenha tentado tornar...

luis cirilo disse...

Caro Sergio Agostinho:
Eu sempre escrevi aquilo que penso.
Se sou ou não polémico confesso que não é a minha preocupação.
Não sei (???) a que novidades desportivas te referes mas uma coisa é clara como a água:Há muitos anos que penso e escrevo sobre o Vitória ao ponto de poder dizer que tenho ideias muito claras sobre o rumo que o clube deve tomar.
Se estou certo ou errado,se o que preconizo é ou não realizável, o futuro e os próximos protagonistas o dirão.
Agora ninguém me poderá nunca acusar de não ter contribuido com ideias para o debate que é preciso fazer.
Dentro ou fora de capanhas eleitorais.
Quanto á analise que fazes das presidencias de Pimenta achado considero-a bastante correcta.
Reiterando que o balanço final pertence á História.