segunda-feira, janeiro 05, 2009

Património

Li este fim de semana, no Expresso, uma noticia simplesmente desoladora.
Cerca de 1/3 dos monumentos nacionais, considerados património classificado pela Unesco, encontram-se em risco de derrocada !
Entre eles o Mosteiro da Batalha, o convento de Cristo, o Mosteiro de Alcobaça, a Sé de Lisboa,etc,etc.
E neste número não se incluem todos aqueles monumentos que país fora, do litoral ao interior, sem a visibilidade da classificação pela Unesco se encontram igualmente em perigo de ruina.
Fora os que já ruiram.
Esta situação que sucessivos governos permitiram que por inércia, incúria ou incompetência pouco interessa,acontecessem é uma vergonha para o país.
Que, justificadamente, quer ter no turismo uma das suas principais receitas.
E sem demagogia barata, que detesto, entendo o seguinte:
Sendo , como sou, favorável á candidatura conjunta de Portugal e Espanha ao Mundial de 2018, entendo que antes de se gastarem mais uns milhões a modernizar estádios deve ser feito um esforço sério e continuado de recuperação do nosso património histórico.
Porque só o que eventualmente se gastaria na modernização e ampliação desse verdadeiro elefante branco que é o estádio do Algarve daria ,seguramente, para recuperar muitos monumentos .
E se a vantagem de organizar um Mundial é, inquestionavelmente, a promoção da imagem do país no mundo importa que os fluxos turisticos gerados venham encontrar uma realidade da qual nos possamos orgulhar.
O que com alguns dos nossos principais monumentos em ruina não acontece certamente.
Depois Falamos

4 comentários:

Anónimo disse...

Depois de umas férias natalícias, venho novamente dizer umas 'verdaditas' que a 'elite' não gostará:

-PTC, que deveria estar de luto, considera mais importante apoiar o seu irmão Costa; tb quer que o PSD se afunde para dar «Glória ao republicanismo, socialismo e laicismo» -ela faz o que pode e a mais não é obrigada...

-a vergonha do PSD nacional que sendo uma emanação de Belém, apoia o PS contra o presidente -só de 'elites' que querem o país afundado na miséria e no analfabetismo;

-em Lx a 'bicharada da elite' já anda a chegar-se à frente. Depois de dizerem de Santana o que o Talmude e Maomé não dizem do porco, agora -para segurarem os tachos- até sempre foram santanistas. Talvez durante 1 ano não haja ameaças de tareias e de expulsões por se ir »jantar a Gaia» (eles queriam dizer almoço -em 2006); não haja ameaças de expulsões -pela secção...; e parem de ameaçar com processos judiciais.

Para a «ralé», de que faço parte, desejo que tenham tido um Santo Natal e que 2009 seja melhor que o inferno de 2008 -para o PSD e para Portugal!

Anónimo disse...

Esqueci-em com os com. de comentar o post : »Um povo sem historia é um povo de escravos». Quem não tem memória -hoistória- é escravo. Desde 1820 que isto é a polítrica em Porttugal. Em Lx a muralha fernandina foi destruida por um consórcio de amigos de Soares (filho) na rua do Alecrim) e neste momento a MOTAENGIL destrói a muralha na zona de S. Vicente. Se fosse a direita...

Luis Melo disse...

"Perco" algum do meu tempo livre a visitar Portugal. A maior parte das vezes faço visitas ao nosso património historico-cultural.

Ainda este fim-de-semana estive a visitar o castelo de Palmela, por exemplo.

É de facto triste ver o estado físico a que chegam as coisas.

Mas o governo vai gastando dinheiro em TGV's e Magalhães... enfim

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Realmente o espectáculo de Lisboa promete.
Só espero que PSL não se deixe enganar por alfguns desses farsantes.
É que ele bem sabe porque razão perdeu as directas no distrito de Lisboa.
Caro Luis:
É precisamente por ter o mesmo hobby que você que estou preocupado.Porque se os monumentos mais mediáticos estão assim...os outros até assusta.