domingo, junho 15, 2008

Bye,Bye

É sabido que Scolari depois do Euro vai deixar a selecção nacional rumo ao Chelsea.
Deixando de lado o timing do anuncio,a forma como foi feito e o que Madail sabia ou não do assunto importa é avaliar o que foram estes 5 anos do treinador brasileiro á frente da selecção de Portugal.
A favôr tem inquestionavelmente os resultados(sempre a grande bitola de avaliação de um técnico) com o 2ª lugar no Euro 2004,a chegada ás meias finais do Mundial 2006 e a carreira no actual Euro que chegará,estou certo,bem longe.
Outros factores de avaliação favorável são a empatia que contribuiu largamente para criar entre os portugueses e a selecção de que as bandeiras nas janelas são um exemplo sempre presente.
Mas também os excelentes grupos de trabalho que soube criar,variando alguns jogadores mas mantendo sempre uma coesão notável ao ponto de parecer que a selecçaõ era o plantel de um clube.
Finalmente,e desconfio que aqui é que vamos ter mais saudades dele,blindando a selecção aos interesses dos clubes e empresários,escolhendo quem queria e defendendo as suas escolhas até ao fim.
Hoje jogar na selecção de Portugal é ter o mundo a ver,a apreciar e a ...comprar !
E aí é que o papel do selecionador é fundamental.
Convocando quem entende e não fomentando negócios a terceiros.
Pontos negativos:
O maior de todos a não convocação de Vitor Baia para o Euro 2004,na época em que se sagrou campeão europeu e foi considerado pela UEFA como melhor guarda redes da Europa,que nos pode ter custado o titulo.
Simplesmente porque Baia era muito melhor que Ricardo.
E numa selecçao jogam os melhores.
Ainda por cima em grande forma como era o caso.
Mas também a ausência de Quaresma do Mundial de 2006 ou a de Maniche do actual Europeu foram teimosias do actual selecionador,nunca explicadas,que podem ter custado caro a Portugal.
Nomeadamente a de Maniche é muito dificil de entender.
É certo que nao fez uma grande época mas é igualmente certo que é um jogador dos grandes momentos,dos desafios dificeis e que já em 2006 vindo de uma temporada menos boa fizera um grande Mundial.
Até ao momento ainda não fez falta,é certo,mas lá virão as grandes decisões e é nesses momentos que Maniche se transcende.
Finalmente a obsessão por Ricardo é incompreensivel.
Excelente guarda redes para as grande penalidades mas apenas um bom guarda redes para o restante e longe de merecer estatuto de indiscutivel.
Em 2004 devia ter jogado Baia e agora Quim era o que mais justificava a titularidade não fora a lesão que o afastou.
Mas Scolari apenas quer Ricardo.
Mesmo hoje,num jogo que nao conta para nada em que podia dar a Nuno a oportunidade de fazer um desafio completo, insiste em Ricardo...
Coitado do Petr Cech que se arrisca a ir para o banco do Chelsea !
Porque nao acredito que Scolari nao queira levar Ricardo com ele.Era uma enorme incoerência...
Concluindo:Scolari marcou uma época de sucesso da selecção,com a presença em três fases finais consecutivas,introduziu alguns hábitos e costumes que vão perdurar mas não se pode dizer que deixe especiais saudades.
Afinal Portugal deu-lhe a oportunidade de treinar Figo,Rui Costa,Fernando Couto,Ronaldo,Quaresma,Ricardo Carvalho,Deco,Maniche,Pepe,Simão,Pauleta,Petit,Costinha,Sérgio Conceição,Fernando Meira entre outros jogadores de enormissimo nivel.
Fora os que não quis como Vitor Baia ou Pedro Mendes !
E com jogadores desse nivel,sejamos francos,era dificil não ter resultados !
Que seja feliz no Chelsea.
E que o seu sucessor não nos faça ter saudades dele...
Depois Falamos

2 comentários:

Saganowski disse...

Infelizmente iremos ter saudades dele, pois não me parece que haja neste momento alguém como ele disponível para treinar a selecção.
Se o Mourinho ainda estivesse livre...

Anónimo disse...

Quando vier outro seleccionador, veremos se tem "unhas" para tanta vedeta.
É que com Scolari, os assomos de individualismo e de vedetismo estão a níveis muito controlados.

Mas com tantas "vedetas" na selecção, vai ser difícil manter o espírito de grupo.