segunda-feira, junho 30, 2008

Belo Exemplo


Dessa Africa de onde tantas vezes nos chegam noticias horriveis de massacres,de violações dos direitos humanos,de fome,miséria,refugiados e tantas outras desgraças que enxameiam os noticiários.
Dessa África onde tiranos sanguinários como Roberto Mugabe (que falseia eleições) ou José Eduardo dos Santos (que nem as faz !) estão espantosamente ricos á custa da miséria das populações e da delapidação dos recursos naturais.
Dessa África que podia ser o celeiro do mundo e é ,na sua quase totalidade,um alfobre de pobreza,doença e morte.
Pois é dessa mesma África que por vezes nos chegam exemplos que nos deviam fazer meditar,por um lado,e seguir sem demora por outro.
O novo governo de Cabo Verde,país ao qual estamos ligados por tantos laços centenários,que acaba de ser empossado conta no seu elenco com oito ministras e sete ministros !
É verdade.
As mulheres estão em maioria.
Se não é caso unico no mundo é seguramente uma raridade a nivel mundial.
E mais raridade ainda por ser em África onde as mulheres são em tanos lados vitimas de discriminações ainda maiores que nesta santa Europa em que vivemos.
Sem leis das quotas,sem campanhas mediáticas,sem necessidade de criarem condições especais de acesso aos lugares de nomeação politica.
Apenas bom senso e,seguramente,reconhecimento do mérito suficiente para ocupação de um lugar no governo.
Que belo exemplo nos dá Cabo Verde.
Depois Falamos

4 comentários:

Anónimo disse...

Mas no Portugal republicano socialista e laico, uma mulher com competência académica e profissional é invariavelmente preterida em favor de um homem-macho (como dizem os brazucas), que não apresente nem um quarto das aptidões -a não ser que seja 'a mais que muito' de um qualquer -mas isso são competências sobre as quais eu não me pronuncio.

Parece que o terceiro mundo nos ultrapassa todos os dias. ~«É a vida», «habituem-se».

Anónimo disse...

Olá Luis. A República de Cabo Verde não tem novo governo, o que aconteceu foi uma profunda remodelação em muitos dos Ministérios. O mau resultado do PAICV (partido do governo) nas autárquicas de Maio, com a perda de importantes Municípios, levou a que fosse empreendida esta interessante e bonita mudança.
Estive na Ilha do Sal nos passados dias 3 e 4 de Junho (tenho uma sucursal da minha empresa na Cidade da Praia – Cabo Verde onde vou praticamente todos os meses), e ainda lá resistiam os cartazes das autarquicas fixados nos postes. Um deles, por sinal do candidato derrotado (um grande empresário cabo-verdiano de nome Scapa) tinha um slogan familiar – “O Futuro é Agora!”, lembrei-me logo que alguém devia ter andado a banhar-se naquelas águas quentes, tempos antes daquele mês de Maio em que estivemos juntos. Como costuma dizer, Depois Falamos.

luis cirilo disse...

Caro anónimo:
Infelizmente é um pouco assim.Mas depende de nós todos mudar esse estado de coisas.Nem que seja copiando o que de bom se faz lá fora.
Caro Ricardo:
Obrigado pelas rectificações e pelo humor do comentário.
Espero que a banhos não fiquemos todos...

luis cirilo disse...

Caro anónimo:
Infelizmente é um pouco assim.Mas depende de nós todos mudar esse estado de coisas.Nem que seja copiando o que de bom se faz lá fora.
Caro Ricardo:
Obrigado pelas rectificações e pelo humor do comentário.
Espero que a banhos não fiquemos todos...