segunda-feira, junho 16, 2008

Os novos Icaros


Eu sei que as vitórias inebriam.
Fazem os vencedores pairar acima da terra,perto das nuvens,sentirem-se senhores do mundo.
Especialmente quando as motivações para as disputas tem mais a ver com ajustes de contas e desforras do que com diferenças de projecto.
É o que me parece estar a passar-se com alguns apoiantes da nova lider do PSD qué á boleia da vitória menos expressiva de sempre (mas vitória indiscutivelmente) parecem sentir-se donos do partido.
Como se numa OPA de sucesso tivessem adquirido 100% do capital.
Infelizmente,pelo menos para eles,só tem 37% !
E isso obrigaria a que gente de bom senso e que quer o sucesso da nova liderança contribuisse activamente para alargar a área de influência da lider,construisse pontes sólidas em direcção aos Pedros e desse ao partido uma paz interna de que bem necessita.
Gente de bom senso dizia.
Infelizmente em volta de Manuela F.Leite pulula gente exactamente ao contrário.
"Orfãos" de Marques Mendes,que nunca aceitaram a derrota de Setembro de 2007,e veêm na vitória de MFL uma oportunidade de fazerem uns ajustezinhos de contas.
Como ?
"Atirando-se" ás distritais que não apoiaram a candidatura vencedora na doce ilusão de que serão "favas contadas" e que os militantes de base estão ansiosos por se passarem em massa para os novos Icaros.
Estão bem enganados.
E,pior,vão complicar e muito a vida á nova lider.
Desde logo porque disputa pelas distritais,ainda por cima com motivações destas,vão manter um clima de conflitualidade no partido absolutamente prejudicial aos esforços eleitorais externos que se aproximam a passos largos.
Depois,e a avaliar pelos figuras que se perfilam,as hipóteses de sucesso são nulas.
Ou seja ao serem derrotados os apoiantes da lider é ela derrotada também.
Finalmente porque o bom senso e a ponderação exigiria exactamente o contrário.
As tais pontes de que falava atrás.
Porque ao contrário do que pensam alguns apoiantes frenéticos de MFL somos todos do mesmo partido,vamos continuar a ser,e ninguém deseja que o PSD se saia mal das eleições do próximo ano.
Bem ao contrário de alguns apoiantes de MFL que no tempo de Pedro Santana Lopes e de Luis Filipe Menezes defendiam que quanto pior ...melhor !
A ver vamos.
Mas não deixa de ser sintomático que o primeiro "Icaro" a dar o passo em frente tenha sido o inefável Macário Correia.
E confesso que se tivesse de escolher um personagem para representar Icaro era a ele que escolhia.
Está mesmo talhado para o papel...
Depois Falamos

4 comentários:

Anónimo disse...

perante estas "danças" e "encenações", que se vêm em quase todos os partidos, o comentário que me ocorre é que a energia gasta pelos militantes nos seus combates políticos, está demasiadamente virada para dentro do partido e pouco orientada para o país.

Anónimo disse...

excelente leitura politica da situação.é isso mesmo.
quanto ao macario estou de acordo porque se ele tivesse vergonha na cara nem se metia nisto.
ou será que ele naop le as noticias nos jornais a respeito dele proprio ?

Anónimo disse...

Cirilo, o rico está mesmo mauzinho! Está-me a imitar, ou seja, já não tem paciência para tanto patetinha.

Como Ícaro, o grego, vão acabar no charco! -versão nacional do Egeu. Claro que Macário não entendeu que ele a concorrer numa distrital ---------, vai apalpar terreno para outros Ìcaros, que pretendem chegar a terra.

Mas com estes 'uivados de poder' (como a 'tia' Manecas é oriunda da Beira entende e traduz às 'élites'), a presidente do partido vai ser desautorizada, moralmente, por tais emplastros.

Se acrescentarmos aos 'uivados'/Ícaros as declarações de MFL, em que está de acordo com Sócrates, estamos tramados: o PSD e PORTUGAL !

Nossa Senhora da Oliveira, protectora de Portugal, nos acuda, que isto já só lá vai com milagre! Como o congresso é perto, será melhor fazer-se um tríudo -a ver se os santos nos ajudam, que os diabos andam à solta!

luis cirilo disse...

Caro Carlos Manuel: Não posso estar mais de acordo.
Cara Mafalda: Vamos ver como isto corre...
Cara Inês:você tem piada na maneira como analisa as coisas.O que não lhe retira,como é óbvio,muita razão