segunda-feira, abril 21, 2008

PSD


Não tenho escrito,nem vou agora fazê-lo,sobre o actual momento do PSD.
Causas,razões e saida para os problemas em termos de candidatos á liderança.
Penso que o dever de qualquer militante neste momento dificil é, mantendo alguma serenidade e discrição,contribuir para que diminua o ruido em volta do partido.
Na certeza de que aqueles que puserem interesses pessoais ou corporativos á frente dos interesses do colectivo estarão a prestar um péssimo serviço á causa.
Recuperei este velho cartaz do PSD,salvo erro das legislativas de 1983,porque as duas frases nele contidas espelham bem o caminho que é necessário percorrer.
"Sair da crise a todo o vapor" é exactamente a urgência do que temos para fazer.
Falta pouco mais de um ano para um tremendo ciclo eleitoral em que temos de manter a maioria nas autarquias,vencer as europeias e as legislativas.
O objectivo,que está nos nossos genes desde 1974,é sempre ganhar.
Por mais dificil que seja o desafio.
E para isso precisamos de um partido forte,unido e que saiba trilhar um caminho bem definido e sem desvios de qualquer ordem.
Como um comboio que deslize sobre carris !
Só o teremos depois de arrumada a casa.
Que é a tarefa mais urgente que temos para os próximos tempos.
"Social democracia a via para Portugal" remete-nos á forma como construiremos as vitórias.
Voltando a pensar,a discutir ideias,apresentando politicas alternativas e afirmando inequivocamente a nossa matriz social democrata.
Sendo claramente diferentes do PS.
Talvez tão importante como a eleição de quem vai liderar o partido nestes próximos anos será a capacidade de pôr o PSD a pensar.
Ultrapassando interesses pessoais,reinvindicações corporativas ou lógicas meramente numéricas.
Sabendo resistir aos timings da imprensa,ás modas da comunicação e imagem,não tendo medo de sermos politicamente incorrectos perante os blocos centrais de interesses sólidamente instalados.
E fugindo da tentação perigosa de voltarmos a centrar atenções nos assuntos internos do partido.
Seja em regulamentos seja em comentadores/analistas que querem fazer de opiniões sem votos as normas de conduta do partido.
O partido não pode voltar a passar pelo que passou nos ultimos meses.
Luis Filipe Menezes,um dos lideres que terá pensado mais profundamente o partido e o país de forma coerente e global,não pôde por questões laterais(sobre as quais não é tempo de me pronunciar...) aplicar esse pensamento á linha de acção do partido.
O PSD tem pela frente o maior desafio dos ultimos anos.
Para o vencer precisa de Prudência(nas atitudes),Serenidade(na disputa eleitoral) e Debate(de ideias).
Afinal as iniciais do partido !
Depois Falamos

5 comentários:

Anónimo disse...

nunca apoiei menezes e vejo agora que tinha razao.mas reconheço que você foi das poucas pessoas que teve sempre um pensamento estratégico e coerente.
talvez por isso nunca tenha ido para os orgaos dirigentes.os que tem pensamento próprio incomodam aqueles que tem preguiça de pensar.
e preguiça é um termo simpatico.
espero que agora que o menezismo acabou...este blog continue.

Dri disse...

O psd precisa de uma mao firme que o coloque na linha. Esta demasiado obeso e agora precisa de uma prescrição medica para voltar ao peso certo. Temos de eliminar gorduras e doces e apostar em pessoas que sao hidratos e beneficos para o partido. O luis é uma dessas pessoas.

Anónimo disse...

A política, hoje enm dia está resumida à estratégia.

Já disse JM Júdice que o PSD, ou se funde com o PS, dando espaço para um partido de direita mais significativo, ou ocupa o próprio PSD esse espaço.

Conclusão: não interessam as ideias e os proncípios. Interessa é o espaço.

Eu, francamente, lendo este tipo de afirmações, sinto-me desiludido da actividade partidária, embora reconheça que Júdice é hoje em dia um free lancer que também procura o seu espaço.

Só falta saber onde é que há espaço para a esperança

rei dolce disse...

julgo que o partido precisa de serenidade, aliás, julgo que todos os militantes do partido estão a precisar de algum tempo para colocar as ideias no sitio, de recato, - falo por mim.
vivemos tempos complicados.

Anónimo disse...

O Júdice é um tipo ORIENTADO, logo não tenham pena que os 'irmãos orientam-se bem, no sub-mundo.

nb -sub=debaixo de,ás escondidas