domingo, abril 06, 2008

Democracia e Qualidade

Na passada sexta feira o grupo parlamentar do PSD apresentou uma interpelação ao governo sobre a qualidade da democracia que vamos tendo.
Multiplicando-se casos de abuso de poder,de pressões ilegitimas do Estado sobre os cidadãos,de concentração bancária extremamente preocupante,parece claro que o partido que é alternativa ao actual poder mostrasse a sua preocupação com o estado a que isto vai chegando.
O ministro dos Assuntos Parlamentares,Santos Silva,ao invés de responder ás que tões colocadas resolveu com a habitual falta de respeito pelo Parlamento e pelo cargo que ocupa,dizer umas graçolas boçais (alguém lhe deve ter dito que tinha piada mas foi a gozar com ele seguramente...) sobre o PSD.
Quando o que todos gostariam era de o ter visto pronunciar-se,explicando,sobre coisas tão graves como:
- Visitas de policias a sedes de sindicatos em dias anteriores a manifestações.
- A ida de Jorge Coelho para presidente de uma grande construtora,á qual enquanto ministro já tinha adjudicado grandes obras,candidata á construção do novo aeroporto,das linhas de TGV,do plano nacional de barragens,etc.
- A atribuição de um programa semanal na RTP,serviço público de televisão recorde-se,á namorada de José Sócrates.
- A forma como o governo tem vindo a gerir a atribuição do novo canal de televisão,configurando uma inaceitável pressão sobre concorrentes e actuais operadores.
- Atribuição de mais um subsidio (600.000 €) pelo governo á Fundação Mário Soares,useira e vezeira em beneficiar da generosiade dos governos socialistas.
- A forma "generosa" como a empresa pública CGD ajudou a resolver a crise do BCP.
Sobre estes,e infelizmente muito mais exemplos possiveis,é que gostariamos de ver o governo dar explicações.
Mas a falta de qualidade da democracia,e dos governantes que vamos tendo,não o permite.
Pode ser,quem sabe,que alguns comentadores tão preocupados com o congresso do PSD/Madeira não ser aberto á comunicação social ou com a liderança do PSD,possam fazer um exercicio de verdadeira independência e denunciarem este estado de coisas.
Por mim esperarei sentado !
É mais seguro.
Depois Falamos

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu concordo com o 'tio' Alberto João em fechar os trabalhos aos não congressistas. Desde que, o PSD, com Cavaco, abriu os congressos, nunca mais se discutiu nada, ou ouviu algo.

As intervenções são cronometradas para os 'barões' aparecerem á hora dos telejornais -não respeitando a ordem das inscrições e A IGUALDADE DE TODOS OS MILITANTE; dissuadiram-se as críticas, ou fez-se auto-crítica ( oPP gostaria desta...) para não prejudicar o partido. Os militantes nunca mais puderam dizer em público e na cara da direcção o que estava mal. O PARTIDO ENTROU EM LETARGIA -tão bom para os controleiros.


Quanto aos socialista e à sua (deles) falta de educação, é uma tactica recorrente. Recorrente nos socialistas e nas comadres «chama-lhe p..., antes que todos descobram que quem o é, és tu» -este provérbio é muito antigo.

Claro que o povo é estúpido, mas não tanto. À força de responder com:
-críticas ao chefes de outros partidos;
-com comentários foleiros sobre a vida alheia;
-e com insultos e difamação, em vez de se preocuparem em responder e fazer algo pelo país; o povo vai começar a perceber qual a qualidade moral das criaturas. Que quanto a competência, está visto; e quanto a respeito por quem não é da irmandade nem vale a pena falar.

Afinal eles não exaltam o meu primo Sebastião José, que foi o maior ordinário que passou pelo governo de Portugal -Miguel de Vasconcelos incluído!

«Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és».