segunda-feira, abril 30, 2007

A Mega Trapalhada


A trapalhada armada por Marques Mendes e secundada por Paula Teixeira da Cruz,na câmara de Lisboa,ameaça desembocar num verdadeiro drama para o PSD.
Tudo começou quando Marques Mendes inventou a tese de que autarca arguido deve suspender de imediato o seu mandato.
Tese contrária aliás ao espirito da lei e gravemente penelizadora para os autarcas expostos no "pelourinho" da opinião pública (e publicada) como potenciais delinquentes sempre com a espada de Damocles suspensa sobre as suas cabeças.
Claro que tal tese só podia vir de quem não é autarca e portanto não corre o minimo risco de,no emaranhado legal que hoje rege a vida das autarquias,vir a ter um percalço desse género.
Ao preço de expôr os autarcas arguidos a um mundo de suspeições e á condenação pela opinião pública antes de o virem a ser,eventualmente,nos tribunais,Mendes fez um "bonito" para os comentadores politicamente correctos dos fins de semana mas prestou um péssimo serviço ao Poder Local.
A seguir vetou a recandidatura de Pedro Santana Lopes a Lisboa.
E não é despiciendo recordar que PSL tinha ganho Lisboa contra o poder instalado (João Soares) numa coligação PS/PCP,contando com a candidatura de Paulo Portas á sua direita e com um Bloco de Esquerda em crescendo e que viria a eleger um vereador.
Pois a PSL foi recusado o elementar direito que lhe assistia de defender a Câmara que tinha conquistado.
Depoisa de ter sido primeiro ministro em circunstancias dificeis e de ter permitido que Marques Mendes fosse cabeça de lista em Aveiro mesmo sabendo de todas as criticas que este lhe tinha feito.
Foi um veto vergonhoso !
Escolheu Carmona,deu assentimento á equipa e calou-se perante a agência de empregos em que a Câmara se tornou.
De apoiantes da solução encontrada e de quem esteve na sua génese presume-se.
Depois,quando a situação começou a descambar,com outro veto vergonhoso á nomeação de Pedro Portugal Garpar para a SRU do Chiado,que teve origem como se sabe na direcção do partido e em mais ninguém,Mendes sacudiu a água do capote dizendo que não interferia na vida e nas decisões da autarquia.
Pela boca morre o peixe.
Recordemos:
Paula Teixeira da Cruz,com a benção de Marques Mendes,"comprou" uma guerra disparatada com Maria Jose Nogueira Pinto que levou Carmona e o PSD a perderem a maioria na Câmara sem qualquer vantagem,ainda que moral,para a gestão do municipio e para a estabilidade da maioria que o governava.
A seguir aquando da constituição de Gabriela Seara como arguida,e toda a gente percebeu desde logo que dificilmente Carmona escaparia ao mesmo destino,contentou-se com uma solução parcial exigindo a suspensão de mandato da vereadora e assobiando para o ar quanto ao restante problema que se adivinhava.
O zénite foi contudo atingido com o caso Fontão de Carvalho.
Numa acção destinada a mostrar quem mandava,e piscando uma vez mais o olho aos comentários elogiosos de fim de semana,resolve "humilhar" Carmona Rodrigues chamando-o á sede nacional,no meio de grande aparato mediático,para lhe trasnmitir instruções quanto ás atitudes a tomar.
Esquecendo a teoria que ele próprio veiculara no caso da SRU do Chiado.
E agora,quando o próprio Carmona é constituido arguido,admira-se por ele não lhe atender o telefone.
Na primeira quem quer cai...
Conclusão para tudo isto ?
Uma de três.
Ou Carmona é constituido arguido,não suspende mandato,e vamos assistir ao penoso processo de desagregação da Câmara de Lisboa com vereadores do PSD (partindo-se do principio que obedecerão a Marques Mendes) a demitirem-se uns atrás dos outros até a Câmara cair.
Ou Carmona suspende mandato e avança a terceira da lista,Marina Ferreira,para a presidência mas ai Marques Mendes vai ter de explicar muito bem porque razão defendeu que Santana Lopes não tinha legitimidade para suceder a Durão Barroso,como primeiro ministro,sem eleições e agora defende o contrário.
Sendo certo que ninguém compreenderá uma solução que mais não é do que um agarrar ao poder de qualquer forma.
Ou então,de Marques Mendes a Paula Teixeira da Cruz passando por Carmona,chega uma aragem de bom senso e provocam eleições antecipadas.
Em qualquer dos cenários,e não me parece provável que existam outros,o PSD fica numa posição de grande fragilidade perante os lisboetas e perante o país.
Por responsabilidade primeira de Marques Mendes e ajuda notória de Paula Teixeira da Cruz.
O que significa que em cenário,provável,de eleições antecipadas Marques Mendes tem a obrigação de ser candidato a presidente da Câmara de Lisboa.
Sob pena de ,um destes dias num qualquer debate,Sócrates lhe devolver as acusações feitas por Mendes em conferência de imprensa e não repetidas no ultimo debate mensal no Parlamento.
Ao contrário,aliás,do que seria legitimo esperar.
Porque esta história de proclamar-se vitorioso em eleições autárquicas,quando nem a uma Assembleia Municipal concorreu,á custa das vitórias de Fernando Seara em Sintra,Luis Filipe Menezes em Gaia,Rui Rio no Porto,Carlos Encarnação em Coimbra,Mata Cáceres em Portalegre,Moita Flores em Santarém,Élio Maia em Aveiro,Fernando Ruas em Viseu,Jorge Nunes em Bragança,Luis Gomes em V.R.S.António,Fernando Reis em Barcelos,Armindo Costa em Famalicão,Manuel Frexes no Fundão,Joao Batista em Chaves,Hernani Almeida em Armamar,Ministro dos Santos em Mafra,Joao Mourato na Meda,Manuel Martins em Vila Real,Francisco Araujo em Arcos de Valdevez,Telmo Faria em Óbidos,Domingos Dias em V.P.de Aguiar,António Sebastião em Almodovar,Francisco Alvares em Povoação , Miguel Albuquerque no Funchal e tantos tantos outros foi chão que já deu uvas.
Agora é preciso dar o exemplo.
Dar a cara,ir á luta e aceitar a vontade do povo.
É o que se espera de um lider,que nos momentos dificeis seja o primeiro a avançar para o combate.
Depois Falamos

21 comentários:

Anónimo disse...

pois pois, Dr Cirilo Não quer tambem comentar a ACUSAÇÃO do Dr Isaltino Morais... ou não da geito por a sua amiga Doutora Helena Lopes da Costa ser grande apoiante e ter na comissao politica como tesoureiro e VP adjuntosde Isaltino Morais!!!!!

Anónimo disse...

Subscrevo e seria totalmente, não fosse o caso de LLuis Cirilo afirmar «calou-se perante a agência de empregos em que a câmara se tornou». MM não calou, FOI O MENTOR! -sei eu de que...

Anónimo disse...

se vamos falar de Agências de empregos nas câmaras municipais, então Luís Círilo pode dar uma grande ajuda. Porque ele está numa delas e beneficia muito... é ou não é seu vimaranense-gaiense?

Vamos lá pôr aqui quantos dirigentes do PSD locais venderam a sua consciência a troco do salário pago pelos contribuintes gaienses e oferecido por Luis Filipe Menezes.

Vamos lá com coragem!

Luis Cirilo disse...

Um anónimo a falar de coragem é como um Porco a falar de limpeza !

Anónimo disse...

ninguém lhe pediu para falar de limpeza caro cirilo, apenas para revelar quantos dirigentes do PSD constam da folha de salários da Camara municipal.

ainda assim aprecio a sua modéstia e o seu realismo

Anónimo disse...

Eu anónimo nº 1, não tenho emprego, ou 'tacho' em Gaia, ou arredores.

Não tenho qualquer 'tacho' em qualquer outro sítio, para apoiar fulano, ou sicrano. Na minha terra chama-se a isso prostituição (ponto final). Tenho emprego e salário, trabalhando honestamente, e a minha entrada foi por concurso nacional de curriculum (sem diplomas falsos...)

Assim sendo EU «posso falar de cátedra». Como é mais rápido ficou anónimo, mas eu sou Maria Irene Lopes, de Lisboa. Se for apanhada por jagunços, já sabem a quem denunciar ao MP... Isto aqui já anda assim -perseguições, jagunços,terror, etc. Mas não é sobre isso o post -fiquemos por aqui.

Anónimo disse...

no que se tornou o poder autárquico. Minha nossa. Está tudo podre, doente. Aqui em Oeiras ou em Gaia. Vocês deviam era ter vergonha de falar

Anónimo disse...

Vergonha devia era ter a Maria Luisa de falar do que não sabe.
Oeiras deve muito ao Isaltino e os processos judiciais em nada afectam isso.
Se errou,que pague.
Mas a obra está ai para todos verem e disfrutarem.
Quanto a Gaia,nao conheço bem a realidade mas sei que três maiorias absolutas não caem do céu.Mostram recoinhecimento pela obra feita.
Por isso as Marias Luisas deste mundo deviam ter mais cuidado antes de falarem.
Porque só dizem baboseiras.

Anónimo disse...

É deplorável ver-se que o “zé povinho” permanece na mediocridade de pensamento, preocupando-se mais em difamar e caluniar as pessoas, enxovalhar as suas vidas, do que em discutir verdadeiros problemas como é o caso da crise na Câmara Municipal de Lisboa...
Comentando o que realmente interessa: é com grande satisfação que gostaria que o nosso LÌDER, Luís Marques Mendes, se candidatasse à Câmara de Lisboa. Talvez tenha a coragem de assumir as suas responsabilidades e de definitivamente se submeter a eleições…Talvez aí sim, ele mostre o que realmente vale (ou não)!
É tempo de "deixar de tirar a pedra e esconder a mão"!!!

Anónimo disse...

É curioso ver os meninos e as meninas de mão de alguns candidatos a líderes do PSD a exigirem os pagamentos dos negócios chorudos que fizeram no tempo da Helena Lopes da Costa.

Isto é que é uma vergonha! Agora percebemos porque alguns querem que a CML venha abaixo. É porque o financiamento das campanhas internas de alguns candidatos já não vem mais da CML. Paciência pá! Vai pedir ao sobrinho do Isaltino que é teu amigo! lol

Anónimo disse...

http://www.tsf.pt/online/vida/interior.asp?id_artigo=TSF179926

Anónimo disse...

Colaboradora da vereadora da Educação

Assessora camarária fica com um quarto das aulas de Inglês das escolas de Lisboa
23.09.2005 - 09h49
José António Cerejo
PÚBLICO


As aulas de Inglês em quase um quarto das 96 escolas do 1º ciclo do ensino básico de Lisboa vão ser asseguradas, este ano lectivo, por uma empresa de que é proprietária a escritora Maria João Lopo de Carvalho, assessora da vereadora da Educação e Acção Social da Câmara de Lisboa, Helena Lopes da Costa.

A escolha dos parceiros responsáveis pelo ensino daquela língua coube aos conselhos executivos dos 31 agrupamentos escolares da cidade, que dependem directamente, a nível de instalações e de outros apoios, do gabinete da vereadora onde a escritora é a principal interlocutora das escolas. As propostas da empresa Know How, de que Maria João Lopo de Carvalho é gerente e única sócia, foram aceites por nove agrupamentos (que agregam 25 escolas) e foram já homologadas pelo ministério.

Anónimo disse...

Pois...
Nesta altura os dirigentes do Bloco de Esquerda devem estar a esfregar as mãos de contentamento.
Pensam que vão retirar dividendos de tudo isto e cá para mim,quem fica a ganhar é o PS.
O PSD perde a câmara ( se formos a intercalares)e Marques Mendes obviamente não se candidata porque se arrisca seriamente a perder.
E onde estão candidatos no universo laranja em Lisboa?
Nada vezes nada.
Seja qual for o cenário ficaremos sempre a perder.
É a vida.

Paulo Vieira da Silva disse...

«Tem esperanças de um dia passar a ser o número um [do PSD]?»

«Não! Nem pensar! Essa perspectiva está completamente fora do meu horizonte.»

«Por que o diz de forma tão determinada?»

«Porque não tenho qualquer tipo de dúvidas. Tenho noção das minhas qualidades e das minhas limitações.»

extracto da entrevista de MARQUES MENDES, então líder parlamentar do PSD, à revista VIP, em 20 de Janeiro de 1999, transcrito no livro "Pela boca morre o peixe", de João Pombeiro

Se ainda alguém tinha dúvidas, julgo que sobre Marques Mendes está tudo dito, ainda por cima pela voz do próprio.

Assim, ficamos a saber que avaliação Marques Mendes faz das suas prórias capacidades e limitações.

Melhor era mesmo impossível!

Um abraço.

Paulo Vieira da Silva

Anónimo disse...

A entrevista de Marques Mendes pode ser lida em http://marcohoje.blogspot.com/2007/04/est-tudo-dito.html

Luis Cirilo disse...

Deixando de lado os profissionais da calúnia que mais não merecem do que desprezo aqui ficam algumas respostas a quem quer seriamente debater ideias:
Cara Vera:
É evidente que a saida adequada á crise em Lisboa era o maior responsável por tudo isto,Marques Mendes,assumir as suas responsabilidades e candidatar-se á Câmara caso sejam marcadas eleições intercalares.
Mas podemos esperar sentados.
Como escrevi no post,Mendes é dos que gosta de dizer "ganhamos" quando são outros a ssumir os riscos da candidatura.
Veja bem que nem em Oeiras,onde á boleia da amizade de Isaltino de Morais foi varias vezes presidente da assembleia municipal,aceitou candidatar-se ao lado de Teresa Zambujo.
Cara Catarina:
Estou de acordo consigo quanto ao vazio do PSD em Lisboa.
Não que não existam boas possibilidades de candidatos.
Mas uns tem medo do risco e outros não se acham na obrigaçao (e ninguém os pode criticar)de resolverem os problemas que Marques Mendes criou.
Caro Paulo Vieira da Silva:
É sempre reconfortante recordar uma opinião tão abalizada sobre algo que todos intuimos ser uma realidade.
Que o próprio se encarrega de confirmar todos os dias.

Anónimo disse...

Completamente de acordo.
Marques Mendes,como Miguel Macedo e Azevedo Soares8o trio que manda no psd)nunca ganharam uma câmara mas nem isso os fez ter vergonha de dizerem que ganharam as autarquicas.
Quem ganhou as autarquicas foram os auatarcas do psd,nas camaras e nas freguesias.
Marques Mendes,depois do sarilho que armou em Oeiras,tinha obrigação de se candidatar novamente a assembleia municipal ao lado da candidata a camara.
porque nos tempos de isaltino foi sempre candidato.
so que nesse tempo a vitória era certa e portanto o marques mendes nao corria riscos.
agora mandou a zambujo para a frente de batalha e escondeu-se atrás de uma lista telefónica ou coisa do género.

Anónimo disse...

Para se ser candidato a uma câmara é preciso ter os minimos.e os que marques mendes tem não servem para esse fim...

Anónimo disse...

Ganda noia

Alex Prata disse...

Companheiro Cirilo os post(s) que tem colocado aqui no seu blog tem criado varias discussões. Desta vez é contra o nosso líder Marques Mendes, á uns tempos atrás foi o nosso outro líder (JSD) a criar a discussão em ambos os casos acho que apenas nos estamos a prejudicar (a dar tiros nos pés)- Definitivamente devemos lutar pelo nosso PPD/PSD e deixarmo-nos de guerrilhas internas.
Todos sabemos que quando fala de Marques Mendes é um pouco suspeito, pois está do outro lado da barricada.
Quando á trapalhada da CML acho que M.M. tomou a melhor decisão. Vamos ter eleições intercalares e o que temos de pensar é em arranjar o melhor candidato, na minha sincera opinião acho que o melhor seria sem dúvida Pedro Santana Lopes, e uma novidade é o facto de este poder contar com o apoio do líder da Nova Democracia (Manuel Monteiro ) que ontem na sic noticias adiantou que o apoiaria se este se apresentasse com um programa competente. Quanto a sua proposta de Marques Mendes ser o candidato a Lisboa, vejo-a como uma proposta envenenada pois se M. M. for o candidato vai perder e isso é um desgaste muito grande para o líder, ai avança o seu parceiro Luís F. Menezes.
depois falamos ...

Anónimo disse...

Alexandre,falemos já!
Os homens medem-se nas ocasiões difíceis. Um outro reparo: com que então se Marques Mendes concorresse, seria derrotado. Que fé tem você no chefe. Declara-o incapaz! Grande apoiante!

E agora o Pedro Santana Lopes, que o MM desprezou, é que iria dar a cara pelas trapalhadas/erros/incapacidades monumentais do Luis da Lapa?

Haja paciência!