quarta-feira, março 02, 2016

O Nosso 14

Em dia de apresentação do "Super Afonso" tivemos um "Super Silva" mas não um "Super Vitória"!
Pelo contrário.
Jogando contra o mais forte dos três candidatos ao título o Vitória fez um jogo em que foi dominado quase de principio a fim mas em que soube resistir, lutar, dar o "litro" e por isso conseguiu um empate precioso na luta pelo quinto lugar.
Por isso e porque teve na baliza uma autêntica "muralha".
Individualmente:
João Miguel: O "melhor em campo", autor de excepcional exibição, mostrou que também nos grandes jogos se veem os grandes guarda redes. Seis defesas absolutamente decisivas, mais um punhado delas de boa valia, revelaram-no como um obstáculo intransponível para os "leões". A continuar neste nível (e não há razão para não o fazer) adivinha-se um "Fernando Santos-Parte II"com a conhecida frase "...mas quem vou tirar?...".
Bruno Gaspar: Um jogo de muito trabalho a defender. Saiu-se bem e ainda tentou atacar.
Josué: Estava a fazer um jogo de bom nível quando foi expulso. O melhor do quarteto defensivo.
Pedro Henrique: Depois de algumas dificuldades iniciais acertou a marcação a Slimani e acabou por cumprir. No lance da expulsão de Josué atrapalhou mais do que ajudou.
Dalbert: Com os bons extremos que o SCP tem previa-se jogo difícil para o lateral vitoriano. E foi. Mas a verdade é que Dalbert saiu-se bem (melhor jogo dos últimos largos tempos), foi chegando para as encomendas e nunca enjeitou as subidas ao ataque. Vê-se que houve trabalho de casa na correcção de alguns posicionamentos.
Bouba: Um jogo em que esteve bem na luta do meio campo, quase fez o golito da ordem (e deste vez sem fora de jogo)mas voltou a dar espaço à frente dos centrais. 
Cafu: Já o disse e repito: Não trocava o "capitão" vitoriano por William Carvalho! Cafu faz o que o sportinguista faz, mas faz mais depressa e ainda faz outras coisas que WC não faz. Nomeadamente jogando num raio de acção bem maior. Um bom jogo correndo campo todo e sempre a puxar a equipa para a frente.
Otávio: Jorge Jesus viu o jogo de Braga e por isso Otávio não se viu no jogo de Guimarães. Muito bem marcado à zona o criativo vitoriano quando teve bola não teve espaço e quando tinha espaço não tinha bola. Bem substituído aquando da expulsão de Josué porque em inferioridade numérica não dava mesmo para arriscar em mais perdas de bola nas saídas para o ataque.
Valente: Lutou muito, correu imenso, ajudou a defender mas andou sempre muito longe do "seu" espaço. Não terá feito um remate nem criado uma situação para isso.
Dourado: Bateu-se bem com os centrais, ganhou muitas bolas, mas nunca teve oportunidade para rematar, Um jogo de esforço algo inglório.
Licá: Começou bem com um remate perigoso (o melhor do Vitória em todo o jogo) mas depois em termos ofensivos foi desaparecendo. A defender ajudou os laterais num jogo em que não teve oportunidade para se destacar.
João Afonso: Chamado repentinamente par ao lugar do expulso Josué cumpriu sem margem para reparos.
Vitor Andrade: era suposto entrar para reforçar o ataque mas a expulsão complicou tudo e teve de se preocupar mais em ajudar a defender. Mesmo assim no ultimo lance do jogo foi carregado na área leonina, era pénalti, mas o árbitro não quis marcar.
Francis: É daqueles que quando entra "mexe" logo com o jogo. Uma vez mais assim foi e no primeiro lance em que participou teve um remate de meia distância que causou algum perigo. Depois foi outro que ajudou a defender.
Douglas, Phete, João Teixeira e Hurtado não foram utilizados.
Depois de analisados os três jogos caseiros do Vitória,com os candidatos ao título, fico com a curiosa sensação de que fazendo quatro pontos em nove possíveis o saldo é positivo face ao que se viu.
Porque o Porto perdeu um jogo que merecia empatar, o Sporting empatou um jogo que merecia ganhar e o Benfica ganhou um jogo que merecia perder.
O que em qualquer dos casos dava os quatro pontos que justamente conquistamos.
Agora há que centrar todos os esforços na conquista do quinto lugar porque com a excepção da ida ao santuário do "sistema" todos os restantes jogos são claramente para ganhar.
E esse só não será porque , fatal como o destino, lá aparecerá um Capela,um Xistra, um Paixão ou um Soares Dias a ajudar o nosso adversário caso seja necessário.
Depois Falamos.

5 comentários:

Carlos Silva disse...

Era bom que lembrassem a um senhor que anda por aí a escolher jogadores para a selecção, que no Vitória existe um, CAFÚ de seu nome, mas português e que sabe jogar à bola muito bem.

luis cirilo disse...

Caro Carlos Silva:
Concordo.
Mas é uma causa perdida.
Primeiro porque esse senhor de clubes portugueses não chama ninguém que não seja do SLB/SCP/FCP ou, mais remotamente do, Braga.
Segundo porque o Cafu não é agenciado pelo Jorge Mendes.
Terceiro porque o Vitória não promove os seus jogadores como devia fazer.
O André André é a prova de tudo isso.
O Cafu e o João Miguel Silva,infelizmente, também o serão.

Carlos Silva disse...

Lamentavelmente tem razão.Concordo.

Saganowski disse...

Mais um "Para meter o Cafu vou tirar quem?"

luis cirilo disse...

Caro Carlos Silva.
infelizmente mesmo.
Caro Saganowski:
Exactamente