sexta-feira, março 04, 2016

Má Estreia

O estádio municipal de Coimbra, vulgo Calhabé, faz parte das minhas mais antigas memórias enquanto adepto do Vitória.
Antes dele só terei ido ao 28 de Maio em Braga e ao Abel Alves de Figueiredo em Santo Tirso acompanhando deslocações do Vitória em jogos do então campeonato nacional da 1ª divisão.
Curiosamente no passado mês de Fevereiro completaram-se cinquenta anos (meio século...)sobre a minha primeira ida ao estádio de Coimbra ,ver um Académica vs Vitória, na companhia do meu pai e de um grupos de amigos seus com a obrigatória, desde sempre, paragem na Bairrada para almoço.
Devo dizer que "escolhi" mal o jogo de estreia!
E talvez por isso nunca me tenha esquecido dele.
A Académica tinha então uma grande equipa, das melhores do seu historial, com jogadores como Artur Jorge, Rui Rodrigues, Gervásio, Rocha, Crispim, os irmãos Campos (Vítor e Mário) entre outros.
Mas o Vitória não estava mal servido também.
António Peres, Mendes, Djalma,Daniel Barreto,Joaquim Jorge, Morais, Gualter , entre outros eram nomes de peso.
O jogo não começou bem e a Académica chegou rapidamente a 2-0 mas o Vitória antes do intervalo consegui reduzir com um golo do "capitão" Peres deixando as expectativas em aberto para uma segunda parte que se previa muito interessante.
Mas não foi.
Pelo menos para nós vitorianos.
No primeiro minuto da segunda parte Peres fez a igualdade e parecia que tínhamos jogo até ao fim.
Parecia...mas não tivemos.
Porque depois a Académica fez cinco golos (!!!) e venceu a partida por 7-2 naquela que foi a maior vitória de sempre dos "estudantes" sobre o Vitória.
Curiosamente no final do campeonato o Vitória conseguiria o quarto lugar a um ponto do terceiro (Porto) enquanto a Académica seria sexta a sete pontos do Vitória.
Depois desse jogo fui muitas outras vezes a Coimbra acompanhando o Vitória.
Alegrei-me com triunfos, conformei-me com empates, desiludi-me com derrotas.
Lá vivi grandes alegrias como o apuramento para final da Taça de Portugal e algumas tristezas.
Mas sempre que estamos na véspera de um Académica-Vitória é desse jogo de 1966 que me lembro de imediato.
Por ter sido o primeiro em Coimbra,é verdade, mas essencialmente pela dimensão da derrota.
Domingo será certamente muito diferente.
Depois Falamos

Sem comentários: