sábado, março 19, 2016

Menos Um...

O "Diário Económico" suspendeu esta semana a sua edição em papel embora mantenha a edição digital e o canal televisivo.
É mais uma má noticia para a imprensa portuguesa.
Que nos últimos anos tem visto, uns atrás dos outros, fecharem jornais que tinham um espaço importante na informação dos portugueses e que deixam vazios que duvido que alguma vez venham a ser preenchidos.
Dir-me-ão que isto se deve ás novas tecnologias, aos jornais que se podem ler na net, a outras formas de se ter acesso à informação.
Será.
Mas acho que a principal razão é o facto de os portugueses lerem cada vez menos, não terem (especialmente as gerações mais novas) arreigado o hábito de lerem jornais, não valorizarem o importante papel da opinião publicada.
Vive-se cada vez mais no imediatismo dos twitter e facebook, do olhar para a televisão saltitando entre canais e noticiários, do substituir o "velho" jornal em papel por press clippings que abundam na net.
Agora foi o Diário Económico.
Um dos melhores jornais na sua área de especialização que me habituei a ler regularmente, e a comprar de vez em quando (moralmente também sou um dos "responsáveis" pelo fecho...), também ele vítima da falta de leitores que acarreta a falta de publicidade e consequente fecho.
Quando um jornal fecha perdemos todos.
Os cidadãos que tem menos informação, a democracia que fica mais pobre, a cultura que perde opções.
Esperemos, tal como a administração do jornal , que este encerramento não seja definitivo e a edição em papel ainda possa regressar.
Infelizmente duvido.
Porque dos que anteriormente fecharam nem um, para amostra, reabriu.
Mas toda a regre tem excepção...
Depois Falamos

Sem comentários: