quinta-feira, março 10, 2016

Quem vai ser o Campeão?

A nove jornadas do fim da Liga, e com os três primeiros separados por seis pontos, põe-se a questão de saber quem chegará em primeiro na "corrida" iniciada em Agosto passado e com fim previsto para Maio.
Durante muito tempo, face a exibições e resultados, acreditei que o Sporting era o principal candidato.
A verdade é que a equipa leonina tem vindo a perder "gaz" de forma acentuada e hoje já nem sequer depende de si própria para alcançar o título.
Alguns resultados comprometedores em casa (do empate com o Tondela à derrota com o Benfica) aliados à forma inábil como se movimentou no mercado de Janeiro alternando contratações adequadas com outras que demoram a justificar-se e acrescidas pela "trágica" saída de Freddy Montero um homem que tem a difícil arte de "descomplicar" jogos difíceis fragilizaram as hipóteses de o Sporting ser campeão.
Ainda pode acontecer porque dois pontos não são nada e ainda falta muito campeonato.
Mas os sinais que vem de Alvalade não são animadores e confirmando-se as divergências entre treinador e presidente então é que nada feito.
O Porto, esse, dificilmente será campeão.
Desde logo porque não o merece tantos tem sido os erros cometidos ao longo de uma época que mais não tem sido do que um longo "hara quiri" de uma equipa que em condições normais seria a principal favorita.
Demasiada tolerância com os erros de Lopetegui, lacunas no plantel tão evidentes e  nada foi feito para as resolver , uma longa e destruidora luta "intestina" pelo poder pós Pinto da Costa e uma contratação já tardia de Peseiro hipotecaram as hipóteses do titulo.
Em nove jogos recuperar quatro pontos ao Sporting e especialmente seis ao Benfica parece-me tarefa demasiada para este Porto.
Resta o Benfica.
Que depois de começar o campeonato como o "patinho feio", e terceiro na hierarquia dos candidatos, soube fazer o seu trabalho (grande mérito para Luís Filipe Vieira que nos tempos difíceis segurou Rui Vitória)com competência e aproveitar os tropeções alheios para ir solidificando a sua candidatura ao tri campeonato.
Grande,imenso, mérito de Rui Vitória que sem ter a quantidade/qualidade de que JJ dispôs durante anos (e que o próprio JJ,há que dizê-lo, soube trabalhar e valorizar) soube espremer todas as potencialidades dos jogadores mais experientes e teve a coragem de lançar vários jovens talentos que tem merecido a confiança.
Primeiro Gonçalo Guedes e Nelson Semedo e depois Renato Sanches e Lindelof que são agora pedras bases da equipa encarnada e que tem assegurado elevados níveis de rendimento.
Com um Sporting em perda de rendimento (pese embora a injustiça da derrota com o SLB) e um Porto que em bom rigor raramente rendeu dentro do exigível há uma conclusão que se me afigura clara:
O Benfica é neste momento o principal candidato ao titulo.
Porque vai em primeiro, porque a equipa parece em clara subida de forma em termos exibicionais e de maturidade, porque tem teoricamente o calendário mais acessível sem confrontos com os outros candidatos nem saídas particularmente difíceis a outros estádios.
E, convém nunca o esquecer, porque para o Benfica os árbitros são como os bons amigos.
Quando são precisos estão lá!
E por isso num dia menos bom, que também acontece mesmo a quem está em clara subida de rendimento, lá estará um Xistra, um Capela,um Soares Dias, um Paixão, um Ferreira ou outro qualquer para ajudar a resolver.
Também "disso" se tem feito a história desta Liga.
E de tantas outras...
Com este clube, com estes árbitros, com outros clubes e com outros árbitros.
Depois Falamos.

7 comentários:

cards disse...

Caro Luis Cirilo, ainda falta muitos jogos para o fim, mas espero que o senhor tenha razão.

Os calendários dos 3 grandes são muito semelhantes.
Vou resumir, em meu entender,os prós e contras de cada equipa.

Benfica
Prós: Lidera o campeonato, só depende dele mesmo para ser campeão, tem um ataque demolidor.
Contras: Está a disputar campeonato, liga dos campeões e taça da liga, muitas lesões no plantel na Rússia do sector defensivo titular, gr e defesas, só Eliseu jogou, perde no confronto directo para Sporting e Porto.

Sporting
Prós: Jorge Jesus, goste-se ou não é o melhor treinador da liga, só está envolvido num competição ao contrario do Benfica, logo só jogará uma vez por semana tendo sempre o plantel fresco e sem lesões.
Contras: não depende dele próprio, Bruno de Carvalho e os seus posts no facebook, ao abdicar das outras competições em deteriormento do campeonato só puseram mais pressão na equipa, relação tensa entre Bruno de Carvalho e Jorge Jesus ao mínimo resultado negativo.

Porto
Prós: o mesmo que o Sporting, excepto na parte do Jorge Jesus.
Contras: não depende dele mesmo nem mesmo para ficar no 2º lugar, não consegue fazer 3 boas exibições seguidas, defesas centrais muito fracos, muitos jogadores estão num nível muito baixo de rendimento.

JRV disse...

O buraca está em vias de estabelecer um novo record. São já 32 jornadas de liga sem um penalty assinalado contra, sem uma expulsão. Mais duas jornadas e é um campeonato inteiro. Absolutamente notável!

Menos notável mas mais significativa é a circunstância de o árbitro responsável pela aplicação das leis de jogo no referido sentido, ter sido, sem motivo algum, despromovido no final da época passada e, por essa via, "convidado" a procurar outra carreira. Coincidência, por certo.

luis cirilo disse...

Caro cards:
De forma geral concordo com a sua avaliação.
Devo dizer que tenho muita dificuldade em perceber este "suícidio assistido" a que o Porto se entregou.
E acho que ainda está no início dos problemas...
Caro JRV:
Essa realidade que aponta devia fazer pensar muito boa gente.
A começar por uma imprensa desportiva que prefere entreter-se a vender jogadores desse clube por preços exorbitantes que depois nunca se confirmam.
Nem os preços nem, em muitos casos, as vendas.
Basta ver o Luisão que anda para ser vendido há dez anos e...nunca foi.
Quanto a esse árbitro foi de facto uma "coincidência" notável.
Daquelas que enxameiam o nosso futebol.

cards disse...

Caros Luis Cirilo e JRV,
O Sporting fez um estudo\análise, no entender de Bruno de Carvalho é um estudo fiável, verdadeiro e honsto onde diz que o Benfica só foi beneficiado em 3 jogas esta época e prejudicado em 1 jogo. Significa que para o Sportig em 21 jogos o resultado do Benfica foi justo sem interferência do árbitro.
Marco Ferreira saiu do futebol porque quis, ele desceu de divisão não foi irradiado. Quando o VSC desceu de divisão que eu saiba o clube não fechou portas antes pelo contrário foi a jogo e subiu na época seguinte.

PS. Repito estudo do Sporting e elogiado por Bruno de Carvalho.

luis cirilo disse...

Caro cards:
Com as dores do Sporting posso eu bem.
O Vitória este ano jogou uma vez com o Benfica e foi escandalosamente prejudicado.
E isso é o que para mim conta à cabeça. 100% de colinho.

JRV disse...

Não é a branquear a realidade nem com historinhas para embalar parolos que vai lá.

A realidade, pura e dura, é que o último árbitro a ter o desplante de assinalar um penalty contra o buraca foi despromovido de forma administrativa, na secretaria. Nada teve a ver com classificações.

Embora inusitada, é interessante essa referência ao tema da descida de divisão; não esquecer que essa é uma das punições previstas nos casos de corrupção desportiva. Pode ser que o buraca caia...ao buraco.

Quanto ao jogo com o Vitória, nem vale a pena dizer nada. É o maior roubo desta liga, está gravado e não há parolos suficientes neste país para encobrir aquele assalto, tão bem à imagem do clube beneficiado.

luis cirilo disse...

Caro JRV:
Contra factos é difícil haver argumentos.
E os factos apontam para claros benefícios dos árbitros ao SLB