segunda-feira, março 14, 2016

Mudança

Segui com natural curiosidade o congresso do CDS.
Que à distancia me pareceu ter introduzido,em apenas dois dias, uma mudança muito significativa no partido mas também na política portuguesa.
No partido com uma renovação significativa da estrutura dirigente prescindindo de alguns nomes fortes do tempo do antecessor e chamando gente da sua confiança naquilo que é um claro "grito do Ipiranga" em relação ao passado.
Na politica nacional há agora uma abertura, nem sequer dissimulada, a entendimentos com o PS de que o Orçamento de Estado para 2016 (e muito mais para 2017 se a geringonça lá chegar...) serão a face mais visível mas não única.
E isso pressupõe naturalmente uma "competição" com o PSD em novos moldes.
Aproveitando o caso do actual governo para "decretar" o fim do "voto útil" (veremos se os eleitores estão de acordo) e entrando em competição aberta pelo espaço eleitoral do PSD como sempre foi, aliás, o sonho legítimo do CDS.
Há sinais que não podem ser ignorados e que apontam nesse sentido.
O "pior", numa certa perspectiva, foi mesmo o de na sessão de encerramento do congresso e com Passos Coelho na primeira fila (de quem foi ministra durante quatro anos) não se ter referido a ele e ao PSD uma única vez!
Devo dizer que, em abono da verdade, não lhe ficou lá muito bem.
É um "tempo novo" este que o CDS vive.
O futuro dirá se é um tempo bom.
Depois Falamos

P.S. E veremos,não é questão menor, como vai lidar Paulo Portar com esta "emancipação" de Assunção Cristas.

6 comentários:

cards disse...

Caro Luis Cirilo, Cristas para mim será uma líder de transição talvez para Nuno Melo de longe o preferido entre os centristas para liderar o partido.
Agora isto vai animar o PSD tudo fará para que haja eleições o mais rápido possível e o CDS tudo fará para que elas aconteçam o mais tarde possível. O tempo está contra Passos Coelho, pois se este governo estiver os 4 anos a governar talvez o líder do psd nas próximas eleições seja outro.

luis cirilo disse...

Caro cards:
Isso já não sei.
Se é de transição e transição para quem.
Mas para lhe ser franco...não me parece

cards disse...

Caro Luis Cirilo, para Nuno Melo.

luis cirilo disse...

Caro cards:
Não sei.
Nem me diz respeito porque não é o meu partido.
Mas à distância parece-me que faziam má opção

Rui Cordeiro da Silva disse...

A Cristas vai dar nas vistas!

Agora mais a sério, Assunção Cristas veio trazer ainda mais sangue novo ao partido. Novos quadros dirigentes e mais novos, cheios de vontade de mostrarem serviço.

Mas o mais relevante parece-me ser uma nova visão do partido, com uma liderança inédita (Cristas é a primeira mulher lider do CDS), com uma mulher de sucesso professional comprovado e com forte sentido de família. E estes são valores que os portugueses há muito procuram nos politicos.
E Cristas só vai ganhar com isso. E o CDS e o país também.

luis cirilo disse...

Caro Rui:
É também essa a minha opinião.