segunda-feira, março 07, 2016

O Nosso 14

Depois de perder dois pontos em casa do último o Vitória perdeu três em casa do penúltimo.
Uma semana depois de ter empatado com o Sporting, a seguir a um jogo épico em Braga e numa sequência de nove jogos sem perder o que é sempre uma boa marca.
A verdade é que a equipa esteve irreconhecível.
E de pouco adianta ,colectivamente é claro, fazer boas exibições e ganhar pontos a equipas do topo da tabela quando depois se desperdiçam em jogos que tínhamos a obrigação de ganhar.
Individualmente:
João Miguel: O melhor na noite de ontem. Defendeu tudo que tinha defesa, até um penalti, mas a equipa não o ajudou nada quando foi preciso. Merece outra solidez defensiva à sua frente.
Bruno Gaspar: Mala  atacar e mal a defender. Um jogo para esquecer.
João Afonso: Talvez a sua pior exibição com a camisola do Vitória. Falhas inadmíssiveis num jogador que já mostrou ser capaz de bem melhor.
Pedro Henrique: Se conhecesse Plange saberia que não valia a pena fazer penalti. Na duvida fez e esse foi o corolário negativo de uma exibição que nem vinha sendo má.
Dalbert: A atacar deu nas vistas. A defender deu...espaços. E isso foi fatal no segundo golo.
Bouba: Muito discreto. Bem substituído.
Cafu: Como sempre o mais inconformado com o andar das coisas. Mas o jogo não lhe saiu particularmente bem.
Otávio: Em Braga atingiu o "pico" mas os jogos seguintes foram menos conseguidos. Com o Sporting  faltou espaço e ontem faltou inspiração. Ainda assim foi dos seus pés que saiu o melhor futebol do Vitória.
Valente: O mais esforçado dos dianteiros e aquele que construiu o lance mais perigoso (e único) do Vitória. A sua saída, salvo lesão, é difícil de perceber numa equipa que tinha dois golos de desvantagem e precisava de ter em campo gente com "faro" de golo.
Dourado: Sem jogo, sem oportunidades, uma tarde de sacrifício inútil.
Licá: Passou completamente ao lado do jogo. Devia ter saído mais cedo.
Moreno: Entrou,para recompor a defesa, com a equipa a perder por 0-2. Cumpriu sem problemas face a um adversário já de "barriga cheia".
Francis: Trouxe a já habitual irrequietude que mexe com o jogo. Mas nada mais.
João Teixeira: Uma estreia de que não guardará memória que valha a pena. Tem bons pés e agarra-se à bola como o colega de equipa e de proveniência Vitor Andrade.
Douglas, Luís Rocha, Hurtado e Alexandre Silva não foram utilizados.
Uma péssima exibição e três pontos perdidos não são razão  para dramatizar mas também não dão para desvalorizar.
Esta equipa e este plantel são fruto de condicionalismos e opções que vem de Julho/Agosto, e que Janeiro não serviu para compensar, pelo que aquilo que se lhe pode exigir é o quinto lugar e nada mais.
Mas o quinto lugar tem de se exigir mesmo!
Porque, apesar de tudo, tem valor e valores suficientes para isso.
E nada está perdido se as coisas forem bem feitas daqui até ao fim da Liga.
Depois Falamos.

2 comentários:

Saganowski disse...

Perder com equipas como Porto, Benfica ou Sporting até aceito. Significam no máximo 18 pontos perdidos, o que até acho normal para uma equipa como o Vitória.
Agora, o que não aceito é que se percam pontos em jogos (alguns deles em casa) com equipas de valia consideravelmente menor como são, por exemplo, os casos de Belenenses, Tondela, Académica, Estoril, Nacional, Setubal, União da Madeira, Marítimo, entre outros. Se repararmos, já perdemos mais do que os tais 18 pontos... e isso não se pode aceitar!

Quanto ao jogo, foi simplesmente vergonhoso!
A defesa pareceu um passador e nos lances dos golos nunca acreditou na segunda bola, ou que o guarda redes defendesse o primeiro remate (no caso do penalty).
os médios foram aguentando como puderam e na construção do ataque o Otávio não pode fazer tudo sozinho!
Os avançados pouco puderam fazer pois as bolas ou não chegavam lá ou chegavam em más condições para serem rematadas! E continuo a achar que o Valente está a jogar muito fora da area, zona onde costuma ser letal! Será que ainda ninguém percebeu isso?

Foi um jogo mau demais... mas a esperança é algo que nos caracteriza e Domingo os jogadores vão, concerteza, sentir o nosso apoio incessante. Esperemos que respondam em conformidade!

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
A melhor forma de ultrapassar a derrota e a péssima exibição é jogar bem e ganhar ao Paços de Ferreira.
Agora os erros estruturais cometidos, nomeadamente na contratação de jogadores, só poderão ser corrigidos na próxima época. Até lá esperemos que este plantel consiga ser melhor que Arouca, Rio Ave, Paços de Ferreira e Estoril e consiga o indispensável apuramento europeu