quarta-feira, março 30, 2016

Os Erros do Eng.

Fui dos que gostei da vinda de Fernando Santos para a selecção A.
Depois de passar pelos três maiores clubes nacionais, com mais sucesso num que nos outros, tinha feiro meritória carreira na Grécia nomeadamente como selecionador  conseguindo apurar a selecção helénica para o ultimo Mundial.
Por outro lado pensava, mas rapidamente percebi que estava enganado,que aos 60 anos e com o estatuto conquistado conseguiria manter-se imune a pressões de clubes e de empresários e seleccionaria jogadores exclusivamente pelo mérito.
A desilusão chegou rapidamente.
E nem teve a ver com o sofrido apuramento para o Europeu, com triunfos à tangente e muitas vezes com os jogos já a acabar quando aparecia o golito salvador, mas sim com vários casos práticos de decisões impossíveis de explicar por critérios exclusivamente futebolísticos.
Três exemplos:
O primeiro é André André.
Que a época passada fez (mais) um grande campeonato pelo Vitória, marcou mais de uma dúzia de golos mas FS nunca o chamou à selecção ficando até célebre (pela negativa) o "...quem tiro...?" quando questionado sobre a não convocação do jogador vitoriano.
Mas mal André assinou pelo Porto passou a ser convocado e aí já FS sabia quem tirar.
O segundo é Renato Sanches.
Um jovem de dezoito anos (há quem diga que tem mais...) que Rui Vitória lançou no Benfica e rapidamente se tornou na coqueluche do clube e por tabela da generalidade da imprensa.
É um jovem com talento indiscutível mas está longe de ser "produto acabado" porque ainda tem muito que aprender para atingir o tal patamar que se lhe prognostica.
Tem de definir melhor as jogadas, aprender a defender muito melhor, ser mais consequente nas acções de molde a que as perdas de bola em que incorre não se transformem em lances perigosos do adversário.
Merece a selecção de sub 20, a de sub 21, até a olímpica com alguma generosidade.
Mas é muitíssimo cedo para a selecção A.
Mas FS, pelos vistos, tinha muita curiosidade em o ver jogar e por isso convocou-o agradando à generalidade da imprensa (que ainda teve a lata de louvar a sua coragem como se alguma vez fosse preciso coragem para convocar um jogador do Benfica que a imprensa traz nas "palminhas"...) e fazendo ao clube o favor de promover o jogador dando-lhe a internacionalização na equipa A.
Em que nos dois jogos (Bulgária e Bélgica) se limitou a provar o quão cedo é para jogar neste patamar.
O terceiro exemplo é Éder.
Que depois de vinte a quatro jogos e um golo (em jogo particular) continua a ser misteriosamente convocado quando nem nos clubes nem nessas vinte  e quatro oportunidades demonstrou merecimento para tal.
Este ano já vai no segundo clube (Lille depois do Swansea) e conseguiu a brutal marca de dois golos apontados!
Isto enquanto o melhor marcador português da Liga, o pacense Bruno Moreira, já leva 18 golos em jogos oficiais e o segundo melhor marcador português em campeonatos estrangeiros logo a seguir a Ronaldo (Hugo Vieira) já fez 19 golos pelo Estrela Vermelha no campeonato da Sérvia.
Mas nem assim o seleccionador lhes dá uma oportunidade que seja.
Ou até, já que tem tanta curiosidade em ver "alguns" jovens, o portista André Silva de 20 anos que é um dos mais talentosos pontos de lança que o nosso futebol produziu nos últimos anos e a quem se augura uma carreira de sucesso.
Seguramente que ao lado de Ronaldo, Quaresma e outros faria golos com regularidade.
Mas, lá está,a tal "coragem" em dar oportunidades de estreia na selecção é só para alguns...
São apenas três exemplos.
Há mais.
Mas para mim são os suficientes para olhar com grande cepticismo e muita desilusão para o trabalho de Fernando Santos na selecção nacional.
É afinal apenas mais um ao serviço dos interesses de sempre!
Depois Falamos.

14 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo desculpe a minha primeira frase, mas eu quero que a seleção portuguesa(parece que é isso que lhe chamam aos interesses) de lixe.

O que me preocupa é a noticia da bola branca em que um burro de um Vice bem a dizer que coitados de nós que precisamos de dinheiro e o miudo vai para qualquer lado, logo que entre qualquer coisa.

É incrivel ao que isto chegou, sempre a bajular, quero uma direção com a coluna direita, a resposta que devia ter dado era que quem quiser apenas tem de perguntar quanto é a clausula.

Rui Pinho disse...

Só no singelo pormenor de alimentar um boato, sem qualquer fundamento ou ponto de sustentação, sobre a idade de um jovem futebolista cheio de valor, já disse quem era. Mais um ressabiado com uma enorme dor de corno da instituição Benfica e dos seus feitos.

luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Ao que se sabe João Miguel Silva tem uma cláusula de dez milhões de euros. Portanto o preço está feito por natureza. Quem o quiser ou paga isso ou tem de fazer uma oferta equivalente em dinheiro e jogadores a titulo definitivo. Não estou a falar de Rosell como é evidente.
Caro Rui Pinho:
Já cá faltava um adepto de sofá a tomar as dores do clube que vê na televisão. Pelo que vejo é de Oliveira de Azeméis terra onde existem clubes que merecem respeito e apoio. Mas claro que é preferível ser por um que ganhe mais vezes porque assim se acha um vencedor. É por causa de parolos como você que temos o futebolzinho que se sabe. E se lesse com atenção o que escrevi perceberia que em lado nenhum neguei o valor do jogador. Não sou é obrigado a ver uma "jiboia" onde ainda está uma "minhoca".

cards disse...

Caro Luis Cirilo, criticou a convocatória de Renato Sanches e depois quer que se convoque um jogador que tem ZERO golos na equipa A do Porto, falo naturalmente de André Silva.

Anónimo disse...

Então está a dizer que concorda com o que o vice disse?

luis cirilo disse...

Caro cards:
Apenas escrevi que se há a curiosidade quanto a Sanches também podia haver quanto a André que joga numa posição em que estamos mais carenciados e tem um inegável talento.
Quanto aos golos já sabemos que FS não os considera como essenciais na hora de escolher pontas de lança. Basta ver o Éder.
Caro Anónimo:
Não,não concordo.
E escrevi isso.
Quem quiser o jogador ou "bate" a clausula ou se quiser pagar menos tem de oferecer jogadores em troca que sejam mais valias para o Vitória.
O discurso dos "coitadinhos" que precisam de dinheiro já é inaceitável.
E até digo mais; salvo uma proposta irrecusável (ou os dez milhões) não vendia o jogador já.
Porque com mais dois anos a jogar assiduamente na nossa baliza ele vai valer muito mais.
E espero que o próprio jogador tenha consciência disso.

JRV disse...

Corroboro a sua perspectiva na integra e até já tinha referido que esta mudança não iria alterar nada ao nivel das convocatórias. Interesses e costelas; a mediocridade do costume.

Quanto ao resto, enfim. Basta atirar milho ao ar, e lá aparecem as galinhas...grande instituição, esse buraca da porta 18.

Saganowski disse...

Confesso que ficarei contente se a equipa portuguesa chegar à Final.
Mas com estes "coxos" que o FS insiste em convocar, não me parece que possamos chegar muito longe desportivamente.
Se o objectivo for convocar jogadores para a "montra" do Europeu, aí acho que o FS cumpriu mais que bem a sua missão!

Quanto ao Eder, nem me vou dar ao trabalho de comentar!

luis cirilo disse...

Caro JRV:
Infelizmente este seleccionador é mais do mesmo.
Caro Saganowski:
Espero que pelo menos passemos a primeira fase.
Mas até disso tenho alguma desconfiança especialmente se FS persistir em sacrificar Ronaldo numa posição que ele não gosta

Mr.Karvalhovsky disse...

Subscrevo inteiramente o seu texto, Luis Cirilo.
Mas não me surpreende.
Alguém ganha com estas coisas...

luis cirilo disse...

Caro Mr Karvalhovsky:
Sim, há muitos a ganhar.
Clubes e empresários que veem os jogadores serem promovidos ao jogarem na selecção A de Portugal (com o brutal mediatismo que dá jogarem ao lado de Ronaldo),os próprios jogadores que são promovidos, aqueles que alinhando neste jogo garantem os seus lugares nos quadros técnicos das selecções.
Sim porque nos escalões abaixo da A o cenário é idêntico.
Que curriculum tem Rui Jorge, Peixe e outros para treinarem selecções?
O terem sido jogadores internacionais?
É muito pouco.

Rui Pinho disse...

Se tivesse lido com atenção o que eu escrevi, tinha percebido que não precisa de ver um reformado onde existe um jovem. Ou de alimentar essa canalhice. Quanto ao resto, não sabe o suficiente para fazer as afirmações que faz. Mas esclareceu, se preciso fosse, quanto à 'qualidade' dos nossos, do povo parolo, representantes, atuais e/ou pretéritos na AR. E com isto me despeço. Estou a gastar disponibilidade com quem não a justifica minimamente, e peço-lhe desculpa por isso. Muito sinceramente. Desculpe-me, porque eu não sei se consigo.

luis cirilo disse...

Caro Rui Pinho:
Boa sorte para logo.
Vão precisar...
Quanto ao resto percebo que ser adepto de sofá de um clube que se vê na televisão deve ser frustrante.
Nota-se...