quinta-feira, março 17, 2016

Curiosidades...

Vem aí mais dois jogos da selecção A de preparação para o Europeu de França.
Dia 25 em Leiria (deve ser para dar algum uso a um estádio semi abandonado...) e dia 29 em Bruxelas frente à Bélgica naqueles que serão os últimos jogos particulares da selecção até ao fim do campeonato nacional.
Depois ainda haverá mais três jogos, 29 de Maio e 2 e 8 de Junho mas já serão em período preparatório do Europeu e com as escolhas definitivas do seleccionador.
Mas os dois próximos, ainda este mês, serão a derradeira oportunidade de Fernando Santos ver alguns jogadores e tirar algumas duvidas quanto aos "eleitos" porque depois só lesões ou abaixamentos de forma poderão condicionar as escolhas.
Devo dizer que sabendo o que a "casa" gasta não tenho nenhuma expectativa de que todos os jogadores de todos os clubes sejam avaliados por critérios iguais e em que o peso das camisolas (e do empresário...) não tenha significado.
Basta ver o que aconteceu com André André ("...quem vou tirar para o chamar...") que nunca tendo atingido no Porto o nível que demonstrou no Vitória ,pelo menos em continuidade, bastou mudar da camisola branca para a azul e branca para passar a ser "cliente" habitual das convocatórias.
Vem isto a propósito de umas declarações do seleccionador sobre Renato Sanches (um potencial grande jogador mas ainda longe de ser "produto acabado") , dizendo que o vai convocar porque tem muita curiosidade em o ver com a camisola da selecção, que me suscitam duas notas:
Uma para destacar que o seleccionador tem sempre muita curiosidade em ver jogadores de determinados clubes enquanto que de outros não há maneira de lhe chegar a mesma curiosidade.
A outra para manifestar a minha convicção de que essa curiosidade de FS não vai chegar até João Miguel Silva que tem sido a grande revelação da Liga em termos de guarda redes precisamente uma posição em que a selecção anda presa por arames desde que Vítor Baía deixou de ser convocado.
Os que vieram a seguir (Ricardo, Eduardo,Rui Patrício, Beto...) nunca foram indiscutíveis e Portugal bem precisa de encontrar alternativas ao actual titular num posto em que raramente tivemos problemas de quantidade versus qualidade...mas agora temos!
João Miguel Silva, que até é mais velho que Renato Sanches, bem merecia ser alvo dessa curiosidade do seleccionador.
Seria bom para ele e bom para a selecção.
Mas joga no Vitória e não é agenciado pelo "dono disto tudo".
E por isso terá de esperar pelo dia em que mudando de emblema passe a ser "visível" para quem manda!
Depois Falamos.

5 comentários:

iur.vsc disse...

Caro Cirilo,
Como seguidor atento do seu blog tenho lido várias vezes alguns artigos onde fala de certos jogadores que deviam ser chamados à seleção e raramente concordo com aquilo que diz. Especialmente quando fala acerca de jogadores que dão nas vistas em clubes mais pequenos (como o nosso Vitória) e que raramente são chamados. Quer queiramos quer não todos nós sabemos que a maior parte desses jogadores ao darem o salto para clubes maiores não parecem os mesmos, parece que deixam de saber jogar. Acontece na maior parte das vezes. Há também aqueles que não enganam, como por exemplo Pedro Barbosa, Capucho (para citar os que passaram por cá) e poucos mais. Aceito a sua discordância quanto a algumas opções dos selecionadores, todos nós temos as nossas opiniões, mas na maior parte das vezes acho que exagera. O exemplo deste post é um deles. Concordo que o Miguel está a fazer um trabalho excelente, e que será no futuro um grande guarda-redes, mas vamos dar tempo ao tempo. Precisa ainda de muita experiência para poder sonhar com outros voos. É a minha opinião.

Saudações Vitorianas
Rui

cards disse...

Caro Luis Cirilo, Migudl Silva tem que estar nos jogos olímpicos. Para o Euro temos Patricio Eduardo e Antonhy Lopes

luis cirilo disse...

Caro iur.vsc:
Eu não escrevi em lado nenhum que o João Miguel devia ser convocado para o próximo Europeu.
Apenas que sobre ele devia recair a curiosidade do seleccionador como frequentemente acontece em relação a jogadores de outros clubes.
Quer exemplos?
Gonçalo Guedes e Nélson Semedo,por exemplo, que depois de dois ou três jogos na primeira equipa do Benfica foram logo internacionais A. Ainda que um deles, novamente por exemplo, tenha posteriormente desaparecido nas profundezas do banco do clube de onde raramente tem saído. Mas já é internacional A!
E como esses podia citar dezenas de casos ao longo dos anos.
Nem concordo que o Vitória seja um clube pequeno (pelo menos para mim não é) ou que os jogadores que vão daqui para outros clubes parece que deixam de saber jogar.
Isso é de uma injustiça tremenda para muitos jogadores que se afirmaram aqui e foram transferidos para os chamados "grandes". Há inúmeros exemplos para lá do Pedro Barbosa e do Capucho! Os mais recentes são o André André e o Paulo Oliveira.
Caro cards:
Quanto à ida do João Miguel Silva aos JO seria absolutamente escandaloso se isso não acontecesse. Mas já vi tanta coisa...
Quanto aos "seus"guarda redes seleccionados para o Europeu diga-me uma coisa: Fica tranquilo com esses nomes? Eu não. E acho que se estiver a jogar o Beto é um nome indiscutível

Anónimo disse...

Anda tudo enganado com este Miguel Silva. Assim como andam com Sérgio Conceição. Limitadíssimos.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Claro que anda tudo enganado.
Só você é que não. É o mais fino da paróquia.
Tenha juizo