segunda-feira, março 21, 2016

Sete Notas

Não há muito a dizer sobre a derrota de ontem.
Apenas o adversário foi diferente porque os erros foram os mesmos das ultimas jornadas.
Uma equipa muito insegura a defender, que passa a maior parte do tempo sem conseguir agarrar o jogo na intermediária (a ausência de Otávio não ajudou mas não explica tudo) e tão previsível a atacar que torna a tarefa dos adversários mais simples na organização defensiva.
Sete notas:
1) O Vitória está em queda livre em termos de resultados. Terceira derrota consecutiva (Académica, Paços e Nacional) , sétimo jogo sem ganhar e consequente afundar na classificação até a um 9ª lugar, em igualdade pontual com o 10º, que nem nos piores expectativas se admitiria no início de época.
Bastará atentar que nos últimos dez jogos em 30 pontos possíveis fez apenas...onze!
2) O treinador dá a clara sensação de já não saber que fazer. Em todos os jogos muda a equipa (para lá das obrigatórias por lesão ou castigo) , muda o sistema de jogo, chama jogadores da B e manda outros para a B mas os resultados não aparecem. Como sempre disse, em relação a este e ao antecessor, a experiência é fundamental para treinar um clube com as responsabilidades do Vitória.
E quando as coisas correm mal então a falta de experiência torna-se gritante.
3) Pense-se o que se pensar da gestão desportiva do Vitória, nomeadamente quanto a vendas e aquisições,o grupo de trabalho tem jogadores com valor suficiente para fazer mais e melhor.
Nessa matéria o problema não está na SAD nem nos jogadores. É outro...
4) Por falar em entradas e saídas comprovou-se,uma vez mais, que os entrados/emprestados de Janeiro nada vieram trazer à equipa de positivo. Ontem terão sido até dos que produziram exibições mais fracas . Ao menos que sirva de lição para o futuro.
E quando vejo o que renderam Vítor Andrade , Rosell, Hurtado tenho a certeza que há jogadores na B capazes de produzirem bem melhor. Vigário, João Pedro, Areias, Bruno Mendes, Luís Rocha (Arrondel a defesa esquerdo não dá mesmo)entre outros.
5) João Miguel Silva,uma vez mais, esteve enorme na baliza vitoriana. Sofreu três golos sem qualquer culpa e ainda evitou outros com defesas de grande qualidade como aquela, monumental, aos 62 minutos. "Merecia" ter à sua frente uma equipa bem mais sólida. Tal como Dourado.
6) Um líder assume responsabilidades sem escusas ou frases de sentido dúbio. Ontem, uma vez mais, SC atirou as culpas para cima dos jogadores. Até nisso dá prova de imaturidade. Não é assim que se assegura a solidez e solidariedade de um grupo.
7) Faltam sete jogos para acabar a Liga. Para os lugares que "dão" Europa já nem vale a pena fazer contas aos dezasseis(!!!) pontos de atraso para o quarto lugar em que está o Braga e cada vez mais os sete pontos de atraso para o quinto em que está o Arouca(!!!) e os cinco para o sexto em que está o Rio Ave começam a parecer pontos...demasiados.
Equivale isto a dizer que o Vitória já não depende de si próprio para a conquista de um lugar europeu.
E ainda tem à sua frente, com dois pontos de avanço, Estoril e Paços de Ferreira, está empatado pontualmente com o Nacional e tem o Belenenses a um ponto.
O Vitória é hoje "mais um"perdido na multidão do meio da tabela.
Com a agravante de ter quatro saídas muito complicadas (Rio Ave, Marítimo ,Benfica e Arouca) e três jogos em casa (Boavista, Estoril e Moreirense) que não sendo de dificuldade extrema obrigam a muita atenção.
Acho que faz todo o sentido a SAD, antes de tomar decisões que a comprometam para a próxima época, esperar para ver como tudo isto se resolve.
É o mais prudente.
Depois Falamos

21 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo,

Ria-se comigo:

"Quanto ao Braga creio ter o pior plantel da ultima década , provavelmente porque também estará a saber o que custa ter dificuldades financeiras, e por isso o quinto lugar parece ser (salvo debacle vitoriana) o melhor que pode almejar nesta Liga."

"Tivesse o Vitória um treinador que desse mais garantias e eu consideraria que ficar com menos de dez/doze pontos de avanço sobre o Braga seria um fracasso.
Assim vamos limitar-nos a ficar em quarto lugar."

Anónimo disse...

É por estar a correr tão mal que querem renovar com o Sérgio Conceição??? A direcção outra vez com o discurso já repetido meia dúzia de vezes, com outros tantos treinadores, que 'é o homem certo para o lugar'... e dizem sempre isto no momento que a equipa só perde jogos e joga cada vez pior. E quais serão as 'condições' que a direcção coloca ao treinador na renovação? Será dar prioridade à preparação dos jogadores emprestados?

Outro aspecto curioso do discurso da direcção é que 'para o próximo ano já vamos poder investir no plano desportivo'. Então não era este ano?

A maior parte dos jogadores estão no Vitória para fazer jogos-treino. Apenas para ganharem ritmo. Somos uma espécie de equipa C do SLB, SCP e do FCP. E como o futebol é um jogo de equipa, tendo apenas dois ou três que querem mesmo jogar no Vitória, não vamos a lado nenhum. Esta equipa, até ao fim do campeonato, só vai jogar bem no estádio da luz. Para se mostrarem claro!
E o que dizer da equipa B. Que tem exactamente o mesmo problema da A? A forma como sofrem golos, e como não conseguem segurar um resultado, é muito mau sinal. Há algo de muito errado na estrutura do Vitória que precisa de ser resolvida.
E assim não me consigo esquecer de sair do estádio, ridiculamente envergonhado, após uma derrota num jogo com o marítimo, na última jornada, em que só precisávamos de um empate para chegar à europa. Não suporto ver o Vitória assim humilhado ano após ano.

Tem de aparecer alguém que saiba de futebol nas próximas eleições. Isto não é o Vitória! E parte da culpa neste estado do clube deve-se à SAD. Que interesses estarão a ser defendidos neste momento? O sucesso desportivo não é de certeza. Andarão por aí accionistas testas de ferro de outros clubes? Em que o único interesse seja de que determinados jogadores tenham x minutos de rodagem para regressarem à suas equipas em condições de competir?

Miguel Silva

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo.

Concordo a 100% com a sua análise. Quase que aposto que para o ano vai ser outra vez a mesma coisa...

Não vamos lá com um presidente que nunca viu o Vitória além da tribuna...

Por mim era Luís Cirilo a presidente.

Fernandes.

rico disse...

Boa analise,
se devesse analisar os jogadores, seria a coisa mais fácil que ja tive na minha vida,

contra o Nacional so haviam dois jogadores que merecem a primeira liga, O Miguel Silva e o Dourado, quando o Otávio la esta também faz parte destes o reto podem ir para a B sem problemas,

SC tem uma missão é de destruir como ja o disse basta se recordar das suas palavras quando se encontrava em Marrocos,

tenho uma boa referencia a comunicar ao Sr Julio Mendes esperando que ele leia este um dia qualquer,

venha buscar este treinador que treina o Malines na Belgica que é o Sr Aleksandar Janković, fala diversas línguas e é um treinado muito capaz e treinador do futuro.

Anónimo disse...

Senhor Luís Cirilo, o que lhe vou escrever é apenas para você ler, pois apenas é este o único meio que posso comunicar consigo.

Faça algo pelo nosso clube, não tenho forças para trabalhar, não tenho animo para viver, o Vitória está como nunca pensei que pudesse estar e isto está a levar-me a um estado de alma muito triste. Recolha assinaturas e vá para a cadeira de sonho, quero um presidente com o seu perfil e sei que tem mais do que esta qualidade mas basta-me saber que é vitoriano, apenas olha para o clube como um modo de viver e não como um modo de sobreviver.

Força senhor Luís Cirilo, peço-lhe que seja o pioneira da mudança quero um Vitória dos anos áureos. Somos mais do que possa pensar, só precisamos de um lider.

jj disse...

Para que querem os adeptos vitorianos ir à Europa? Para fazer dois joguitos e ser eliminados por uns quaisquer austríacos? Mais vale deixar lá ir o Arouca ou o Rio Ave...

King_vsc disse...

Foi com desagrado que vi a aposta da direção no SC.
Certo que o treinador, como timoneiro, tem sempre responsabilidades nas vitórias como nas derrotas, mas deixe que discorde do seu ponto de vista e da maioria dos vitorianos que postaram aqui.
1- Do meu ponto de vista, o maior problema desta equipa, é a falta de qualidade individual da maior parte dos jogadores, a forma previsível como jogam, a insistência nos mesmos erros e a imaturidade de grande parte dos jogadores que gera uma grande insegurança defensiva.
2- Não se pode vender os melhores jogadores ano após ano e acreditar em milagres do departamento scouting e que todas as épocas saiam dois ou três jogadores das camadas jovens, acima da média.
3- Todos estamos conscientes que os jogadores que chegam por empréstimo não serão primeiras escolhas e que se foram preteridos nos seus clubes, é porque nem serão segundas escolhas, eventualmente serão promessas...
4- Sem querer individualizar, neste jogo contra o Nacional, há um jogador que enquanto esteve em campo, gozou com toda a equipa, provocando-lhe um desgaste físico e emocional muito grande, perdendo constantemente a bola nas fintas aos adversários.
Nos dois primeiros golos do nacional, os marcadores dos golos, cabeceiam a bola para a baliza sem oposição do jogador que lhes está mais próximo... assim não há, nem guarda redes nem equipa que resista!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É o preço de ter opinião e dar a cara por ela.
Caro Miguel Silva:
As suas preocupações são minhas também.
E ainda me recordo de uma capa do "Desportivo de Guimarães" a falar de um investimento de milhões...
Quanto à equipa B tem sido uma vitima constante da forma como o treinador da A olha para a gestão desportiva do grupo. É frequente o treinador da B na véspera dos jogos não saber quem pode convocar porque SC ainda não decidiu quem quer para o jogo da A. Outras vezes convoca 22 jogadores para a A com quatro a ficarem na bancada em vez de jogarem pela B como aconteceu ainda há duas semanas. Já para não falar de outros aspectos como fazerem viagens de centenas de quilómetros na madrugada/manhã dos jogos. Por isso nunca critiquei a B nem a sua equipa técnica. Nas condições em que trabalham muito tem feito.
Caro Fernandes:
Receio bem que a próxima época, mais coisa menos coisa, seja idêntica. Então se SC ficar temo o pior. Quanto ao resto agradeço as suas palavras.
Caro rico:
Há mais jogadores com qualidade estão é mal aproveitados. Então o Valente até faz dó. O ano passado entre Leixões e Vitória fez 18 golos. Este ano anda desterrado da grande área que é o seu espaço natural de afirmação.
Não conheço esse treinador mas gosto da ideia de irmos buscar um técnico estrangeiro.
Caro jj:
Nem vou perder tempo a responder.
Caro king.vsc.
Concordo com todos os pontos menos o primeiro. Porque embora reconhecendo que esta equipa tem graves lacunas defensivas (Em Dezembro Defendi e Bruno Teles estavam disponíveis...)e necessitava na reabertura de mercado de ser reforçada nesse sector de forma prioritária acho que tem mais qualidade do que aquela que tem demonstrado. E a responsabilidade é do treinador em primeira mão. Se ao fim de seis meses há erros de posicionamento defensivo que se repetem de quem é a responsabilidade? Se há um jogador chegado em Janeiro(esse mesmo...) que cada vez que entra em campo revela um egoísmo e uma falta de sentido colectivo inaceitável de quem é a responsabilidade da sua utilização? São apenas dois de vários exemplos que podiam ser dados.
Esta equipa, bem treinada, dava para ficar tranquilamente em quinto lugar pelo menos porque,apesar de tudo,entre A e B tem um nucleo interessante de bons jogadores.
Se estamos em nono,empatados com o décimo,é porque algo de essencial falhou.

Anónimo disse...

Caro Cirilo,

Diz agora que o plantel do VSC, bem treinado, deveria dar para segurar tranquilamente o 5º lugar? Que é feito do 4º lugar, que seria com 10/12 pontos de avanço para o SCB, se fosse bem treinado? Avaliou mal o valor do SCB no início da temporada?

Já agora, sabe porque razão o VSC se encontra com 13 pontos de atraso para o SCB? Simples, porque o SCB disputa 4 frentes e roda a equipa em alguns jogos do campeonato, caso contrário seriam muitos mais...

Cumprimentos.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O Vitória teve, e desperdiçou, duas oportunidades de ser bem treinado.
E por isso nem quarto nem quinto lugar face a um Braga que das duas vezes que jogou connosco nos foi inferior.
Especialmente no banho de bola que levou na Pedreira.
Porque não tenho duvidas que o plantel do Vitória bem treinado estaria a disputar o quarto lugar com um Braga que tem um plantel melhor do que aquele que tinha quando no início de época fiz essa previsão.

Anónimo disse...

Banho de bola? Tenha calma, Cirilo. Um VSC na máxima força, a jogar apenas o campeonato desde Novembro, precisou de sangue, suor e lágrimas para sacar um empate contra 10 jogadores (um misto de titulares e suplentes) do SCB, durante meia hora, num jogo encaixado no meio de uma eliminatória europeia e em que o VSC precisou de recorrer a 5 emprestados (com 3 golos de emprestados) para não perder. E sabe que mais? Um mês depois o SCB continua em 4º, com os mesmos 9 pontos de avanço para o 5º classificado, está duas eliminatórias à frente na Liga Europa e voltou a apurar-se para a final da Taça de Portugal. O VSC caiu de 6º para 10º e... é isso.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Fico satisfeito por andar tão atento ao Vitória.
Olhe que eu não retribuo em relação ao Braga.
Passa-me ao lado

Lúcio Almeida disse...

Boa resposta de político, caro Cirilo, seria uma excelente forma de fugir à questão. Seria, porque conheço-o um pouco melhor que isso:
http://postimg.org/image/vy7e4wz59/

Vai ter de levar com o SCB no Jamor. E evite ligar a SIC nas próximas quintas-feiras.

luis cirilo disse...

Caro Lúcio Almeida:
Realmente preferia uma final entre Gil Vicente e Rio Ave.
Mas o Braga no Jamor não me incomoda tanto como pensa.
Ainda a época passada me proporcionou uma tarde muito divertida...

Lúcio Almeida disse...

Caro Cirilo,

Afinal não lhe passa ao lado eheh :)
É normal essa sua necessidade de se divertir com as derrotas do rival, até porque o seu clube apenas consegue vencer 8 jogos oficiais em... 31.
Também se divertiu ao ser eliminado da Liga Europa com duas derrotas e um parcial de 2-6 contra uma equipa que luta pela manutenção na Bundesliga... austríaca? Ou quando foi eliminado da Taça de Portugal por uma equipa que passou grande parte da época abaixo da linha de água na 2ª Liga?

luis cirilo disse...

Caro Lúcio Almeida:
Aí não me diverti como é evidente.
Mas olhando para a História de quase 100 anos dos nossos dois clubes continuo divertido

Lúcio Almeida disse...

Caro Luis Cirilo,

Antes de mais saúdo a cordialidade e o fair play que está a demonstrar. Mas o problema é que está a trocar mensagens com alguém conhecedor das histórias e acima de tudo dos números, não lhe bastará alimentar o mito com ar e vento, terá de lhe dar factos para o manter grande, porque ele já mingou a olhos vistos. Sabe o que dizem quase 100 anos nas mais diversas competições?

Campeonato da 1ª divisão:
É facto que o VSC tem mais presenças na prova máxima do futebol português que o SCB, sendo que nunca logrou ficar acima do 3º lugar, mas o SCB já conseguiu fazer melhor e terminar em 2º lugar! Na sua história, ambas já estiveram na discussão do título de campeão até às jornadas finais do campeonato, mas neste milénio, apenas o SCB o fez e por três ocasiões: 2004/05, 2009/10, 2011/12;

Taça de Portugal:
Têm ambos uma conquista no seu palmarés, o VSC tem 5 finais perdidas e o SCB tem 4 finais perdidas, sendo que irá discutir a sua 6ª final em Maio, igualando o VSC nesse aspeto. O problema para o mito vitoriano é que o SCB venceu a Taça de Portugal 47 anos antes do VSC. 47! Ou seja, em metade da existência dos dois clubes, o SCB teve uma Taça de Portugal no palmarés e o VSC não. Interessante...

Taça da Liga, Supertaça e Taça da F.P.F.:
As "outras" provas oficiais que fazem/fizeram parte do calendário nacional. Os patinhos feios para alguns, principalmente para os que não as conseguem ganhar. É facto que a Supertaça ganhou o seu espaço e é hoje mais respeitada pelos clubes do que nos anos 80 e inícios dos anos 90, quando foi criada. A Taça da F.P.F. teve uma edição, na qual curiosamente os dois principais clubes minhotos se defrontaram por duas vezes. A Taça da Liga ainda está no tal período de incubação, é o mais recente título oficial em Portugal. Resumidamente, o VSC tem uma Supertaça (1988), que foi o seu primeiro título oficial em futebol, ao cabo de 68 anos de existência, o SCB tem uma Taça da Liga (2013) e uma Taça da F.P.F (1977).

Provas europeias:
Virando agulhas para os palcos internacionais, o assunto fica ainda mais bicudo para o lado vimaranense. 109 jogos europeus para o SCB, 47 vitórias, 21 empates e 41 derrotas. 66 jogos europeus para o VSC, 18 vitórias, 14 empates e 34 derrotas. O SCB tem nas suas vitrines um título oficial da UEFA (a Intertoto de 2008), o VSC... não. O SCB venceu 16 jogos fora de portas, o VSC venceu... um!

-Liga dos Campeões: 2 presenças na fase de grupos para o SCB, 0 (zero) para o VSC (Sevilha, Udine e Basileia foram momentos divertidos);
-Liga Europa: 1 final para o SCB, atualmente irá disputar os quartos-de-final da prova. Quartos-de-final (por uma vez), foi o melhor que o VSC alguma vez conseguiu, na prova;
-Taça dos Vencedores das Taças: o VSC nunca passou a 1ª eliminatória da prova, o SCB chegou por duas vezes à 2ª;
-1º jogo europeu: AEK Atenas 0-1 SC Braga (28/09/1966); Vitória SC 1-0 Banik Ostrava (10/09/1969) - quase 3 anos depois;

Para finalizar, no confronto direto, para as 5 provas oficiais em que já se encontraram, há 52 vitórias para cada lado e 19 empates, 178 golos apontados pelo SCB, 172 pelo VSC.

Desculpe a longa exposição, mas não gosto de ter uma troca de argumentos baseada em ar e vento, o que digo sustento em factos e aqui estão os factos que o deixam divertido. Continuará a divertir-se a jogar para o campeonato e a ver o SCB 12 pontos à sua frente e a disputar mais 3 competições. Entretanto atualizo o que disse antes, o VSC venceu 8 dos 32 jogos oficiais que realizou esta temporada. É um registo no mínimo... divertido.

Bom domingo!

luis cirilo disse...

Caro Lúcio Almeida:
Apesar de todos esses números, e de mais alguns que não publicou mas a que um destes dias me vou dedicar, continuo divertido.
Porque nem com tudo isso o Sporting de Braga consegue ser o principal clube do seu concelho.
É, desde sempre, o segundo bem atrás do Benfica e com o Porto já por perto.
Duvida?
Veja as médias de assistência na Pedreira.
E dou de barato que ainda lá vai alguma gente ás custas das borlas e brindes porque caso contrário estavam ao nível do Moreirense que é o segundo clube do concelho de Guimarães.
Quero com isto dizer uma coisa muito simples:
Mesmo com esta década em que nos foram superiores em termos de resultados o Vitória é e será sempre maior que o Braga.
E quanto a isso não tenha ilusões porque não há volta a dar-lhe.
O vosso destino ficou traçado quando nasceram fundados por benfiquistas e sportinguistas que entre eles acordaram o nome e a cor dos equipamentos que começaram por ser verdes e depois passaram a vermelhos.
O Vitória não.
Foi fundado por vimaranenses com a preocupação de ser um clube da Terra e com equipamentos sem vermelho,verde ou azul

luis cirilo disse...

Caro Lúcio Almeida:
Já percebi que deve ter pouco que fazer.
E por isso resolve vir para aqui transformar fantasia em realidade embora trazendo dados que até considero interessantes.
Por mim estava tudo bem até que resolveu enveredar (deve ser o desespero) pelas mentiras e pelos ataques pessoais.
E aí pára o baile de vez.
Nesta página não coloca mais comentários nem que os faça como anónimo porque estarei atento ao "estilo".
Sugiro que vá escrever para blogues benfiquistas,afinal o primeiro clube da sua terra,onde certamente encontrará uma enorme afinidade de gostos e objectivos.
Por aqui registo apenas que é mais um braguista com complexos de inferioridade em relaçãoao Vitória. Um entre muitos.

Lúcio Almeida disse...

Caro Cirilo,

Sei que não vai publicar esta mensagem, tal como sabia que não iria publicar a anterior, porque é esse o seu estilo, de censura quando o conteúdo é demasiado desconfortável para adotar a sua clássica vertente política de fugir ao assunto e mudar a agulha da conversa para algo fantasiado que não está minimamente relacionado com o tema discutido. O senhor sabe bem que o que aqui escreve são floreados a mascarar a realidade. Uma realidade que acredito que possa ter vivido há muitas décadas atrás, mas que há muito que apenas existe na sua cabeça. Na sua e na de mais uns quantos que gostam de viver na sua bolha. O senhor está farto de saber que o SCB está anos-luz à frente daquilo que o VSC alguma vez projetou ser e está a fazê-lo degrau a degrau, sustentadamente, como qualquer projeto a longo-prazo deve ser feito. O seu maior medo é ver o SCB a ganhar, ver o seu sucesso. Tem pesadelos com isso, faz antevisões de descalabro financeiro e desportivo na expectativa de se tornarem realidade, mas depois acaba por voltar a ter mais uma época penosa, a ver o SCB a repetir páginas que o VSC nunca escreveu na sua história, enquanto em Guimarães se festeja, em média, uma vitória a cada 4 jogos oficiais. DIvertidíssimo sabê-lo nesse estado. Não que tenha nada contra si pessoalmente, nada disso, acho-o uma figura caricata da realidade minhota, se houvesse a tradição de cabeçudos/gigantones de S. João em Guimarães, como existe em Braga, penso que teria o seu assegurado, da mesma forma que a D. Amélia Morais também tem, por ser uma verdadeira mascote desportiva da cidade. O seu blog é das melhores coisas que a internet tem, a forma como incendeia e influencia a estabilidade do VSC e como destila toda a sua azia com o sucesso alheio é algo que espero que nunca nos retire, fiéis seguidores e confessos fãs de humor e boa disposição. Nunca mude de estilo, Luis Cirilo, é só o que lhe peço e não me prive de aqui vir "emprestar" 5 minutinhos divertidos, sempre que a minha vida me permite, a ler as suas acertadíssimas previsões e as suas análises mirabolantes de jogos que só existiram no seu imaginário.

O senhor sabe que o SCB está a crescer sustentadamente e que mais 10 anos neste ritmo e alcançará feitos nunca antes alcançados pelo VSC. Mais 10 anos "disto" e os miúdos de hoje irá compôr o estádio amanhã e assim sucessivamente. Da mesma forma que o VSC beneficiou muito do sucesso desportivo do século passado para ter a massa adepta que tem hoje (ainda que com muito biclubismo à mistura). O senhor sabe BEM que Braga tem condições para ter um clube muitíssimo superior ao VSC. A nível desportivo e organizacional está anos-luz à frente, a nível humano está a trabalhar para em breve fugir também nesse aspeto. O senhor sabe-o, nega-o porque não consegue aceita-lo, mas sabe-o.

Passe bem!

luis cirilo disse...

Caro Lúcio Almeida:
Já diz o povo na sua imensa sabedoria que "cada maluco sua mania" !
Escreva o que quiser que será publicado desde que não ultrapasse os limites que este blogue tem em termos de bom senso e educação.