segunda-feira, março 07, 2016

Mau...Francamente Mau!

Seria fácil, depois daquela má exibição de ontem, "arrasar" treinador e jogadores pela derrota sofrida perante um adversário que não ganha a quase ninguém, que há vários jogos não marcava um golo que fosse e que se arrasta pelo fundo da tabela.
Será fácil mas não seria justo.
É evidente que os jogadores e Sérgio Conceição tem responsabilidades, e muitas, na péssima exibição produzida pelo Vitória (uma das piores da época senão mesmo a pior) face a um adversário fraquinho e que entrou em campo muito pressionado pela aflitiva posição na tabela classificativa.
Mas o problema é muito mais vasto que os protagonistas de ontem.
Radicam em opções erradas para a substituição de Rui Vitória, numa constituição do plantel que deixou desde logo desequilíbrios evidentes, numa pré temporada muito aquém do necessário (e o Altach provou-o logo em Agosto) e numa reabertura de mercado em  Janeiro em que a equipa recebeu cinco jogadores que nem lhe resolveram nenhum dos problemas evidentes (ponta de lança e central eram as prioridades claras) nem em bom rigor problema nenhum!
Talvez tenham resolvido,isso sim, problema de excedentes ao Sporting e da necessidade de dar experiência a jogadores ao Benfica.
Ao Vitória, talvez com a excepção no médio prazo de Francis, é que não resolveram problema nenhum.
E talvez tenham criado outros com jogadores que desapareceram das convocatórias para darem lugar aos que efémeramente estão por cá.
Ontem o Vitória defendeu muito mal (excepto João Miguel que muito fez), não foi esclarecido a construir jogo e foi simplesmente inofensivo a atacar.
Aí fez de certeza a pior exibição da época.
Apenas um lance de relativo perigo em todo o jogo (cruzamento de Valente a que Dourado não chegou)é desoladoramente pouco para uma equipa com as aspirações do Vitória.
E por isso perdeu.
Justamente.
Claro que depois de sofrer dois golos de rajada (e com tanta inocência num e noutro...) e ficar em inferioridade numérica tudo se complicou porque a Académica soube gerir bem a vantagem numérica enquanto Sérgio Conceição optou por substituições difíceis de entender e que em nada beneficiaram a equipa.
A saída de Bouba para entrar Moreno tinha de ser para recompor a defesa mas a partir daí não se percebe a saída de Valente (com a equipa a perder por dois,com menos um jogador,era evidente a necessidade de jogar um futebol mais directo e isso exigia Valente próximo de Dourado e não retirar do campo um jogar com instinto goleador)e percebendo-se a de Licá não se entende a entrada de João Teixeira em vez de Hurtado que daria outra agressividade ofensiva .
Em suma uma noite má por razões próximas (a exibição) e outras mais distantes que atrás citamos e que condicionam de forma irreversível toda a época.
Agora há que levantar a cabeça.
E perceber que o apuramento europeu continua a ser possível (embora se hoje à noite o Rio Ave vencer o Estoril as coisas se compliquem) e dar passos nesse sentido já no domingo frente a um sempre incómodo Paços de Ferreira que tem a má tradição (para nós) de nos complicar a vida nos jogos no nosso estádio.
E duas  notas finais:
Uma para notar que já é deprimente quanto baste ver o Vitória discutir posições e apuramentos europeus com Rio Ave e Arouca.
Que são dois adversários que ainda teremos de visitar.
E por isso a margem de erro é inexistente.
A outra para dizer que Sérgio Conceição não tem nenhuma responsabilidade na constituição do plantel nem na deficiente pré temporada que justificam boa parte de uma temporada aquém do esperado.
Mas tem responsabilidade nas opções de "reforços"(?) em Janeiro que nada tem ajudado a equipa a melhorar e estando a liderar há seis meses (não seis dias...) era legítimo esperar mais em termos de qualidade exibicional e de regularidade nessa qualidade.
Nada está perdido repito.
Mas chega de dar baldas.
Depois Falamos.

5 comentários:

Carlos Silva disse...

Em primeiro lugar não me esqueço do que ele disse (S.C.) a época passada dos adeptos do Vitória e portanto nunca foi "meu treinador".
Em segundo estando em grande parte de acordo com o seu comentário, não deixo de assinalar que quando a equipa ganha, ou não perde é do grande incentivo que S. C. dá aos atletas durante os jogos, mas quando perde a culpa é dos jogadores, A, B, ou C.
E por último a Direcção que trate em tempo oportuno arranjar um treinador com postura, tipo P. Martins ou L. Vidigal.

luis cirilo disse...

Caro Carlos Silva: Já noutro post fiz referência a esse mau hábito de SC atirar as culpas das derrotas para cima dos
jogadores. Como se não disse nada com ele. Naturalmente que o perfil de treinador que gostaria de ver no clube pouco tem a ver com SC. E Pedro Martins será um dia uma hipótese a considerar sem dúvida.

Anónimo disse...

querem ver que não são os jogadores que jogam? Pelo contrario, quando ganhamos falou-se do otavio, do joao Miguel, do pedrao, do dourado. raramente do treinador. E quando perdemos a culpa também tem que ser dos jogadores, são eles que estão em campo.

Anónimo disse...

Há um aspecto interessante a verificar. A equipa joga muito melhor contra o 3 ditos 'grandes' e contra o Sporting CB. São os jogos que dão nas vistas... O Vitória continua a ser um clube que só serve de montra. Os atletas parece que só vêm para cá treinar. É um problema estrutural e a direcção é responsável pela situação. Como também é responsável pela carência de jogadores na defesa e no ataque - contratanto médios a rodos sem se perceber para quê. Repare-se que a equipa B tem exactamente o mesmo problema. À direcção só lhes interessa o negócio. É um problema que se arrasta há anos: há quanto tempo o Vitória não tem um ponta-de-lança de raiz com experiência no campeonato nacional? Porque vendem imediatamente os centrais logo que ficam com o sector da defesa estável?
Acho que o Vitória não vai conseguir a qualificação europeia. Quem preferia Lito Vidigal para treinador do Vitória tinha razão; precisávamos de um treinador com mais experiência! Depois deste jogo, para mim, acabou-se o sonho europeu. Esta equipa perde a concentração com muita facilidade. E, como se viu, em 2 minutos perdem o jogo...
Não sei se o fazem ou não mas os jogadores podiam tomar um café antes do jogo ou no intervalo para ficarem mais despertos. Às vezes parece que estão na lua.

Miguel Silva

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Essa é boa.
Então não é um grupo só?
Ganham todos e perdem todos. E se quer fazer essa critica faça-a precisamente ao treinador que quando perde trata logo de arranjar jogadores como bodes expiatórios.
Caro Miguel Silva:
O seu excelente comentário dava pano para mangas.
Mas não me parece que seja a melhor altura para dizer tudo que penso sobre isso.
Por agora direi apenas que essa visão, que depois resulta em comportamentos no terreno de jogo, que muitos jogadores tem do Vitória foi-lhes inculcada pela filosofia reinante no clube.
Que aceita jogadores emprestados ás mãos cheias e que não estabiliza um núcleo duro no plantel que dê sustentação à equipa durante alguns anos.
Por isso muitos jogadores olham o clube como um ponto de passagem onde tem de se mostrar o mais depressa possível.
Fala-se muito da vitória na Taça, até como forma de camuflar insucessos posteriores,mas se reparar dessa equipa de 2012/2013 restam Douglas e Assis. Os dois guarda redes.