segunda-feira, março 07, 2016

Ingratos

Como é sabido não gosto do Benfica.
Nada mesmo.
Nem da forma de ser do cidadão Jorge Jesus que, contudo, considero um excelente treinador.
E estou por isso à vontade para dizer o quanto me choca a ingratidão de alguns benfiquistas quanto ao treinador que mais títulos ganhou na história do clube.
Jorge Jesus venceu três campeonatos, uma taça de Portugal,cinco taças da Liga e duas supertaças, chegou a duas finais da Liga Europa (uma perdida contra um Chelsea manifestamente superior e outra face ao Sevilha na lotaria dos penaltis) o que em seis anos é um palmarés assinalável.
Jorge Jesus não está hoje no Benfica porque o Benfica não quis e não por vontade do próprio em sair e demandar outras paragens.
Foi o clube que fez tudo para ele sair (até o quiseram meter num avião para ir a França assinar por um dos seus principais clubes)e só quando perceberam o risco de ir para Alvalade é que tentaram uma renovação que ele na altura, e muito bem, não quis.
Jorge Jesus é malcriado, arrogante, diz e faz coisas que não devia dizer e fazer?
Sim.
Mas já as dizia e fazia quando estava no Benfica (quem não se lembra dos quatro dedos no ar em direcção a Manuel Machado ou da rábula com os polícias em Guimarães?) só que aí achavam piada, batiam palmas e diziam que ele era o melhor treinador do mundo.
Jorge Jesus é o mesmo dos últimos seis anos.
A única coisa em que mudou foi de clube porque não o quiseram onde estava.
Mas para esses benfiquistas ingratos, e com palas nos olhos, isso faz toda a diferença e justifica que diabolizem hoje quem idolatravam ontem.
No fundo é o problema de muitas pessoas em Portugal não saberem gostar dos seus clubes e não fazerem a mínima ideia do que é gostar de futebol.
Depois Falamos

6 comentários:

cards disse...

Caro Luis Cirilo, sou benfiquista e recenheço que Jorge Jesus fez um bom trabalho no Benfica.
É um bom treinador, tem razão ele no Sporting faz aa mesmas coisas que fazia no Benfica antes era criticado por sportinguistas e apoiado por benfiquistas agora é criticado por benfiquistas e apoiado por sportinguistas. No futebol as coisa são assim, aposto que o Sérgio Conceição é assobiado em Braga.
O que mais estou a gostar neste momento é o facto de todos,ou pelo menos a grande maioria, dos benfiquistas começar a perceber que temos neste momento um grande treinador, Rui Vitória, que foi muitogozado no início por portistas e sportinguistas e infelismente por benfiquistas mas que neste momento está a provar o grande treinador que é e certamente já calou os críticos. Se bem se recorda eu sempre apoiei o a contratação de Rui Vitória pelo Benfica.
É inferior, neste momento, a Jorge Jesus? Sim é, mas um tem mais quase duas décadas de treinador que o outro. Rui Vitória chegou ao Benfica com um currículo muito superior ao de Jorge Jesus, em termos de títulos, e aposto que quando tiver a idade de JJ certamente Rui Vitória será melhor treinador e não duvido que terá muitos mais títulos conquistados.

luis cirilo disse...

Caro cards:
Concordo com a sua visão do assunto.
É correcta.
E tal como você manifestou desde sempre a sua satisfação pela contratação de Rui Vitória, mesmo quando muitos benfiquistas o criticavam acidamente, eu também lhe fui respondendo que se o Benfica lhe desse condições e tempo os resultados acabariam por aparecer.
E devo dizer-lhe que não sendo seguramente benfiquista estou satisfeito pelo sucesso de Rui Vitória e da sua equipa técnica.
É o triunfo de gente capaz,competente, educada e que sabe muito de futebol.
E ainda bem que Luís Filipe Vieira soube resistir a pressões de alguns pares e segurou RV. Estou certo que o Benfica beneficiará muito com isso nos próximos anos.

Anónimo disse...

Os adeptos do benfica fazem lembrar o Sergio Conceição, quando estava no Braga dizia mal do Guimarães (era assim que ele se referia ao Vitória) depois passou a dizer que em Portugal só jogava no Porto ou Vitória.... É para onde estiver a dar o vento....

Carlos Ferreira

JRV disse...

Caro Cirilo,

Gostava de ver a posição na tabela classificativa em que o buraca estaria, não fosse a questão arbitral. Talvez estivesse destacado, sim, mas na disputa pelo quarto lugar... O resto são historinhas para embalar parolos.

Cumprimentos,

cards disse...

Caro Luis Cirilo, outro pormenor.
Concordo com o seu texto, como acima escrevi, mas também não acha que o Jorge Jesus é ingrato para com o Benfica? Não o digo por ter ido para o Sporting pois ele é um homem livre para escolher o clube que quer treinar.
Jorge Jesus deu muito ao Benfica, mas o Benfica deu muito a Jorge Jesus, provavelmente ainda mais, pois Luis Filipe Vieira que em 2013 contra tudo e contra todos renovou contrato com Jorge Jesus. Se Jorge Jesus tivesse saído em 2013 sairia pela porta pequena mas o presidente do Benfica possibilitou a Jorge Jesus sair do Benfica pela porta grande, isto aliado à competência do próprio Jorge Jesus como é óbvio.

luis cirilo disse...

Caro Carlos Ferreira:
Aí está uma comparação perfeitamente aplicável.
Infelizmente o futebol é o mundo da volatilidade.
Caro JRV:
O "colinho" é uma história com décadas.
E embora o SLB seja de longe o mais beneficiado os outros dois candidatos também tem, historicamente, beneficiado dele.
Caro cards:
Isso é igualmente verdade.
Acho que a decisão correcta de LFV em 2013 beneficiou clube e treinador.
Pena que na saída tenham acontecido todas aquelas situações desagradáveis com processos judiciais à mistura. O nosso futebol é mesmo pequenino.