sexta-feira, junho 10, 2022

Seguro

 (Foto zerozero.pt)
Portugal conseguiu hoje um triunfo meritório e que nunca esteve em causa face a uma selecção da República Checa que nunca deu ideia de poder pôr seriamente em causa o triunfo português. 
O onze nacional fez um jogo pelo seguro, sem precipitações, estudando o adversário e enleando-o num futebol de boa técnica com a bola a girar de jogador para jogador de molde a criar espaços para visar a baliza checa. 
Depois em dois lances quase seguidos o talento de Bernardo Silva , Gonçalo Guedes e João Cancelo fez dois golos e o jogo ficou resolvido pese embora dois ou três lances, na segunda parte, em que a falta de pontaria dos checos impediu que Portugal apanhasse um susto. 
Mas Portugal jogou sempre pelo seguro e soube gerir o jogo até ao fim criando ainda assim mais uma ou outra oportunidade para marcar. 
Em suma uma boa exibição, mais três pontos e a liderança do grupo finalizada que está a primeira volta. Em termos individuais grande jogo de Cancelo bem acompanhado por Bernardo Silva e Gonçalo Guedes (os homens dos golos) mas os centrais Pepe e Danilo estiveram uma vez mais muito bem. 
E já levam (eles e Cancelo) três jogos completos desde a passada quinta feira. 
O que equivale a dizer que no banco as decisões de Fernando Santos continuam a andar na periferia da incompreensão. 
Hoje podia ter dado uns minutos a Dalot fazendo descansar Cancelo e a André Silva retirando Ronaldo que nos ultimos minutos parecia estar esgotado. 
E depois queixar-se, com razão, de ter de fazer quatro jogos em 11 dias e fazer as duas últimas substituições ao 88 minutos é muito incoerente. 
Mas ele é assim, já não muda. 
Domingo é a Suiça, já sem hipóteses de se apurar, e Portugal pode dar um passo importante para vencendo o jogo ficar em boa posição de vencer o grupo.
Depois Falamos.

Sem comentários: