quarta-feira, junho 22, 2022

Revoltados

Dizem que os vitorianos são uns revoltados, que para eles nunca está nada bem, que estão sempre a protestar, que acham que o "mundo" está contra eles, que o "seu" Vitória nunca é considerado e respeitado como entendem que deve ser.
E é verdade.
Somos uns revoltados contra a injustiça e não nos faltam razões para o ser porque em 100 anos de História já fomos muitas vezes prejudicados ( e não só no futebol porque nas modalidades também já temos algumas histórias "lindas" para contar), desconsiderados, mal tratados, roubados de forma aviltante.
E por isso reagimos quando entendemos que ao Vitória não é dado o tratamento, o respeito, a consideração que ele merece.
Desde os grandes escândalos, como a final de taça de 1976 com o Boavista, até às desconsiderações quando fazem de conta que não existimos ( como, por exemplo, quando se referem a jogadores que passaram por cá e por um dos chamados "grandes" antes de irem para clubes estrangeiros mas quando a eles se referem só o "grande" conta como se tem visto com Raphinha) passando pela vergonhosa tentativa, várias vezes repetidas, de quererem a toda a força fazer do clube e dos vitorianos um mau exemplo de comportamento desportivo e cívico quando isso não corresponde à verdade.
Mas até nas pequenas coisas encontramos motivos de revolta que apenas aumenta o desejo de afirmar o nosso clube.
Um exemplo de minutos atrás: Vejo normalmente na RTP 1 o programa "Joker" muito bem apresentado por Vasco Palmeirim e que é um dos bons programas de entretenimento das nossas televisões.
Pois no programa de hoje a certa altura aparece a seguinte pergunta: " O futebolista André Almeida actua como defesa ou avançado?". Sem mais qualquer informação adicional.
Ora que eu saiba há na primeira liga pelo menos dois futebolistas com esse nome.
O André Almeida que joga no Vitória, e anda nas bocas do mundo pela possível transferência para outro campeonato, e o André Almeida que joga (pouco) no Benfica de onde provavelmente sairá nos próximos dias.
Mas para os senhores da RTP que preparam as perguntas do programa só há um André Almeida.
O do Benfica é claro. O outro deve jogar nalgum clube do campeonato de Marte.
Eu sei que é algo de pouco importante mas tanta discriminação , tantas vezes repetida, não só cansa como revolta.
E muito!
Depois Falamos.

Sem comentários: