terça-feira, setembro 24, 2019

The Best

A FIFA entendeu galardoar Leonel Messi com o galardão "The Best" considerando que ele foi o melhor jogador do futebol mundial na época passada.
Foi a sexta vez que tal aconteceu.
É inquestionável que Messi é, a par de Ronaldo, o melhor jogador do futebol mundial da última década pelo que um prémio destes nunca se pode considerar mal atribuído mesmo quando é disputado com o genial jogador português.
Nunca me meti, nem meterei, na discussão de qual é melhor porque sendo tão diferentes e ambos tão geniais é uma discussão sem qualquer sentido e que jamais permitirá que se chegue a uma conclusão definitiva sobre o assunto.
Pode discutir-se, isso sim, qual em qualquer das épocas foi o melhor porque não há duas épocas iguais nem o rendimento deles, embora sempre altíssimo, é uniforme e por isso houve anos Messi e anos Ronaldo.
Pelo que até ontem cada um tinha cinco galardões "The Best".
Tal como cada um tem cinco "Bolas de Ouro".
E é precisamente na análise do que foi o rendimento de cada um na época agora terminada que me parece que a FIFA voltou a ser injusta com o jogador português.
Porque se ambos foram campeões, Ronaldo em Itália e Messi em Espanha, em países do primeiro plano futebolístico e se é factual que o argentino foi o melhor marcador da Liga espanhola e da Liga dos Campeões  também é factual que Ronaldo venceu com a selecção de Portugal a Liga das Nações e com influência decisiva no feito.
E por isso sem tirar mérito a Leo Messi acho que este galardão devia ter sido de Ronaldo.
Depois Falamos

Sem comentários: