quinta-feira, setembro 12, 2019

Democraciazinha

Já todos sabemos que quando há um "sistema" montado, seja em que área de actividade for, com benesses e regalias mais ou menos repartidas em função dos intervenientes aqueles que vem de "fora" perturbar o regular funcionamento da "coisa" são sempre vistos como intrusos e vale tudo para os afastar de qualquer forma.
Isso tem sido patente na política nacional com a reacao corporativa dos partidos do "sistema" ( PS, PSD, PCP, BE e CDS) ao aparecimento de novas forças políticas que vem com a máxima legitimidade democrática disputar eleitorado a quem já por cá anda há muito tempo.
E por isso todas as dificuldades que lhes são postas no acesso à comunicação social, aos debates , aos programas de comentário político que como noutras actividades estão restritos apenas a alguns em detrimento de todos os outros.
Não deixando de ser curioso, num aparte, que alguns que tanto se indignam com exclusões noutras áreas as defendam e delas se aproveitem na política.
Adiante...
Pois  a tudo que já se sabia, e que não é pouco, vem agora juntar-se outra forma de tentar condicionar a livre participação dos novos partidos no processo eleitoral através de tentativas canhestras e indignas de uma democracia de impedir os seus representantes de integrarem as mesas de voto.
E todos os expedientes, próprios da "xico espertice" nacional, estão a ser usados.
Desde marcarem-se muitas reuniões para scolha de mesas para a mesma hora com a esperança que os novos partidos não tenham gente suficiente para estarem presentes na maioria, passando pelo reivindicar de direitos de antiguidade quem não existem na lei, pelas tentativas de condicionarem cidadãos para não irem para as mesas e chegando à mentira pura e dura e ao desrespeito por compromissos assumidos entre gente que se supõe ser toda de bem mas afinal não é.
Uma vergonha.
Mas de uma coisa podem estar certos: No país em geral, e no distrito de Braga em particular, a Aliança vai ter representantes nas mesas e delegados na fiscalização do acto eleitoral em número que não teme comparações com partidos que andam nisto há muitos anos.
Por muito que isso custe a alguns...viemos para ficar.
Depois Falamos.

P.S. Acho particular "piada" ao caso de um municipio em que a secção concelhia do partido que o lidera não conseguiu incluir ninguém na respectiva lista de candidatos a deputados mas andam responsáveis locais, que misturam funções entre o partido e a câmara, muito preocupados a perguntar aos presidentes de junta de freguesia quem são as pessoas da Aliança que vão para as mesas de voto...

Sem comentários: