domingo, setembro 22, 2019

97 Anos

O Vitória faz hoje noventa e sete anos de uma vida bem longa e intensamente vivida desde que em 1922 um grupo de jovens vimaranenses decidiu constituir um clube desportivo que se dedicasse à prática do futebol.
Não foi o primeiro desportivo a aparecer no país, bem longe disso, nem sequer no distrito onde outras colectividades se formaram antes do Vitória e iniciaram a prática desportiva alguns anos anos do clube vimaranense.
Mas pode dizer-se, sem falsas modéstias, que depois de o Vitória iniciar a prática desportiva nada ficou como dantes no distrito e no país futebolístico tal o ímpeto e a conviccão com que o Vitória apareceu.
No distrito tornou-se rapidamente hegemónico transformando-se num crónico vencedor do campeonato distrital , que nesses tempos era uma espécie de fase de apuramento para o nacional,e no país ficou desde logo conhecido pelo fervor dos seus adeptos que transformaram o Bem-Lhe-Vai (talvez o nome mais original que alguma vez um estádio teve em Portugal), a Amorosa , o Municipal e o D.Afonso Henriques em estádios dificílimos para qualquer adversário tal o apoio que o Vitória recebia e recebe dos seus adeptos.
Uma nota para dizer que Municipal e D.Afonso Henriques parecendo ser um só estádio são, na minha opinião, na verdade dois. Porque o actual recinto a única coisa que tem de comum com o antigo Municipal é o terreno em que está edificado porque tudo o resto nada tem a ver.
A História destes noventa e sete anos é conhecida.
É uma História que nos orgulha.
Pelos títulos, pelos troféus, pelas excelentes classificações, pelos grandes momentos de vitorianismo, pela forma como soubemos transformarmos-nos num clube único no panorama nacional.
O quarto em número de adeptos, o quarto em pontos conquistados na primeira liga, o primeiro (e único) fora de Lisboa e Porto em que os adeptos no estádio são sempre em nome muito superior ao daqueles que nos visitam.
Títulos nacionais em voleibol, pólo aquático, futebol de formação e modalidades de combate.
Taças de Portugal em futebol, basquetebol e voleibol e inúmeros títulos e troféus noutras modalidades em competições distritais e regionais foram construindo um palmarés de que nos orgulhamos  e recheando a nossa sala de troféus.
Noventa e sete anos de que todos os vitorianos se orgulham.
Mas a que falta, ainda, a cereja em cima do bolo.
Que é o título de campeão nacional de futebol que já esteve tão perto (apenas a três pontos) em 1968/1969 e que noutras épocas posteriores podia ter acontecido mas por isto ou por aquilo...não aconteceu.
Sendo que o isto ou aquilo foi, geralmente, um apito e duas bandeirolas.
Mas um dia acontecerá tal a força deste clube e a convicção com que tantas gerações de vitorianos nisso acreditaram e então, como digo há muitos anos, ninguém parará o Vitória no seu crescimento e afirmação nacional.
E como seria bonito se até ao centenário esse titulo fosse alcançado.
Depois Falamos

Sem comentários: