sábado, agosto 31, 2019

Sorteio Liga Europa

A Liga Europa é a segunda competição da UEFA, bem atrás da Liga dos Campeões na valia dos clubes e nas receitas que gera, mas nela acabam por ter assento equipas que normalmente estariam na prova maior mas por esta ou aquela razão foram relegadas para a competição secundária digamos assim .
É uma competição, diga-se de passagem, bem mais a jeito das equipas portuguesas do que a liga dos Campeões onde a correr muito bem uma equipa portuguesa não pode, salvo grande surpresa, chegar mais longe do que os quartos de final.
Na Liga Europa as aspirações podem ser bem outras mesmo com a presença dos tais clubes que normalmente estariam na outra prova.
Como são os casos de Manchester United, Arsenal, Roma ou o próprio Porto que é cliente habitual da Champions mas que na Liga Europa, que já venceu por duas vezes, podem ter fortes aspirações.
Previsões de apuramento?
São muito mais difíceis que na Liga dos Campeões mas ainda assim arriscamos:
No grupo A Sevilha e Qarabag.
Grupo B Dinamo de Kiev e Malmo
Grupo C Krasnodar e Getafe.
Grupo D PSV e Sporting
Grupo E Lázio e Céltic
Grupo F Arsenal e Vitória
Grupo G Porto e Feyenoord
Grupo H CSKA e Espanhol
Grupo I Wolfsburgo e Saint Etiénne
Grupo J Roma e Borússia Monchengladbach
Grupo K Braga e Wolverhampton
Grupo L Manchester United e Partizan.
No que toca às equipas portuguesas acrescentaria o seguinte.
O Porto, "despromovido" da Liga dos Campeões, é claramente favorito no seu grupo mas tem de ter cuidado porque quer os holandeses do Feyenoord quer os suíços do Young Boys são também equipas com aspirações. Já os escoceses do Rangers, agora regressados a estas andanças, me parecem a equipa mais fraca do grupo.
O Sporting terá no PSV o principal adversário e em condições normais serão apurados mas não podem facilitar com o Rosenborg sob pena de desagradável surpresa.
Já as duas equipas minhotas terão tarefas bem mais difíceis.
Acredito que Braga e Wolverhampton serão apurados no seu grupo mas Slovan de Bratislava e especialmente Besiktas podem ser ossos muito duros de roer e pôr em causa o apuramento da equipa portuguesa.
Ao Vitória saiu-lhe a "fava" nos sorteios europeus de equipas portuguesas mas ainda assim pode e deve acalantar esperanças de passar.
O Arsenal é inalcançável e fazer um ponto que seja nos dois confrontos será magnifico.
Mas o Standard de Liége é equipa ao alcance de um Vitória que jogue o seu normal e nos dois confrontos com o Eintracht poderá jogar-se a sorte vitoriana nesta edição da Liga Europa.
Sendo certo que com as recuperações de Wakaso e André André (Joseph só para o ano) e as contratações de Lucas Evangelista e Leo Bonatini o treinador Ivo Vieira fica com um leque de soluções que lhe permitem ter uma equipa competitiva e com várias soluções para cada posição.
O apuramento é difícil, bastante difícil diria, mas é possível.
Se a equipa acreditar e o treinador estiver à altura do desafio todos os sonhos são possíveis.
Depois Falamos.

P.S. Claro que se o horário dos jogos em Guimarães for alterado para horas normais da Liga Europa , e abandonadas as inacreditáveis  horas já divulgadas, as possibilidade do Vitória aumentam um bom bocado. Porque a força do Vitória também reside no apoio único dos seus adeptos.

Sem comentários: